Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, relativos ao planejamento de serviços de disseminação seletiva da informação (DSI).
O diagnóstico consiste na análise do ambiente e do contexto mediante a observação, a pesquisa documental e a coleta de informação primária, feita por meio de entrevista com amostra de usuários.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, relativos ao planejamento de serviços de disseminação seletiva da informação (DSI).
A definição da política é feita por meio de instrumento formal que oficializa a criação de DSI, especificando o objetivo, o público-alvo, a periodicidade, os mecanismos de retroalimentação e as características do serviço, assim como as estratégias para sua implantação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, relativos ao planejamento de serviços de disseminação seletiva da informação (DSI).
Na etapa de estruturação, define-se o fluxo do processo, preparam-se os instrumentos de apoio, dimensiona-se a equipe, dividem-se as tarefas e responsabilidades e desenvolvem-se os sistemas.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Sabendo que a interação entre usuário e sistema deve permear todas as etapas do processo de DSI, julgue os itens a seguir.
Os procedimentos interacionalistas proporcionam serviços mais especializados e customizados, bem como requerem diversos esforços por parte do profissional de informação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Sabendo que a interação entre usuário e sistema deve permear todas as etapas do processo de DSI, julgue os itens a seguir.
Nos modelos eletrônicos de DSI, inexistem propostas focadas na interação.
Analise as duas afirmativas abaixo, relacionadas ao planejamento em serviços de informação.
I. Por não estar totalmente incorporado à rotina do bibliotecário, o planejamento, quando ocorre, é como atividade esporádica e não como atividade permanente. Como atividade esporádica, corre o risco de se limitar a fabricar planos como fins em si mesmos, perdendo de vista a ação. II. O planejamento em bibliotecas e unidades de informação localiza-se, frequentemente, nos níveis intermediário e operacional, sendo o planejamento estratégico uma prerrogativa dos níveis de direção da organização a que pertencem. Isso significa que o planejamento da unidade de informação deve ser coerente com os objetivos e estratégias definidos pela direção da organização e não, como às vezes observamos, navegar na direção oposta. Conclui-se das informações acima queapenas a afirmativa II está correta, pois atualmente o planejamento já está incorporado à rotina do bibliotecário.
as duas afirmativas estão incorretas.
apenas a afirmativa I está correta, pois o planejamento em bibliotecas e unidades de informação localiza-se frequentemente no nível estratégico, e não nos intermediário e operacional.
as duas afirmativas estão corretas.
a afirmativa II está apenas parcialmente correta, uma vez que é um exagero afirmar que o planejamento estratégico é uma prerrogativa dos níveis de direção da organização, enquanto a afirmativa I está incorreta, pois descaracteriza o conceito de planejamento, entendendo-o como uma atividade mecânica.
Permite ao gestor a definição do rumo a ser seguido por uma empresa visando otimizar a relação entre a instituição e o ambiente no qual está inserida.
A definição acima faz referênciaà gestão do conhecimento.
à gestão da qualidade.
à engenharia do trabalho.
ao planejamento estratégico.
à administração estratégica.
Em serviços de informação, autores como Barter Jr (1994) têm salientado que, a despeito de toda a revolução tecnológica e de instrumentos cada vez mais avançados para o controle e disponibilização de informações, o importante é o investimento
no pessoal qualificado para o atendimento dos clientes.
na aquisição de materiais de informação mais adequados às necessidades dos clientes.
em sistemas mais amigáveis para acesso aos materiais disponíveis.
em espaços físicos que possibilitem acessibilidade e conforto aos clientes dos serviços de informação.
na disponibilidade de acesso rápido aos documentos eletrônicos.
No que diz respeito aos relatórios como instrumentos de planejamento e avaliação em serviços de informação, é correto afirmar que
apenas os dados quantificáveis devem ser incluídos nos relatórios.
o uso de gráficos deve ser evitado na elaboração do relatório, preferindo-se a apresentação dos dados em formato de tabelas.
eles são elaborados a partir de dados registrados diariamente, e que são reunidos e analisados em períodos predeterminados.
a padronização de conceitos é pouco relevante na coleta dos dados que vão compor os relatórios.
eles são elaborados com a finalidade de servir como instrumento de marketing de serviços e produtos da biblioteca ou unidade de informação.
Um serviço de disseminação seletiva da informação envolve os seguintes processos: seleção, análise e indexação de documentos; levantamento do perfil de interesse dos usuários; e adoção de critérios que canalizem, periodicamente, as informações relevantes aos usuários. A afirmativa acima está
incorreta; os critérios da DSI são as próprias necessidades e interesses dos usuários do serviço.
correta; um serviço de DSI baseia-se no perfil geral dos usuários de uma unidade de informação.
incorreta; a indexação faz parte do serviço de armazenagem e recuperação da informação e não da DSI.
incorreta; a seleção de documentos não é feita pela DSI, mas sim pela área de desenvolvimento de coleções.
correta; a DSI é um canal de comunicação entre os documentos indexados e os usuários.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...