Lista completa de Questões sobre Estudo de Usuários para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
As atividades de atendimento direto ou indireto ao usuário de biblioteca são denominadas
localização relativa.
desiderata.
base de dados referencial.
serviço de referência.
sistema de informação.
A afirmação de que os usuários devem ter ao seu dispor serviços organizados e eficientes remete à lei de Ranganathan que preconiza
Existem duas abordagens aplicadas aos estudos de usuários, os
cognitivos e os sensoriais.
relacionados aos materiais e os que abordam as experiências de leitura.
preocupados com o uso do acervo e os centrados na experiência dos usuários.
dirigidos ao sistema e os direcionados ao próprio usuário da informação.
centrados na leitura e os voltados ao aprendizado.
Em um estudo de usuários, os pesquisadores/bibliotecários solicitaram que os participantes descrevessem a última busca bibliográfica que haviam realizado, detalhando as dificuldades encontradas e os resultados obtidos. Neste caso, estavam utilizando a
Técnica do Incidente Crítico.
Análise de Tarefas e Resolução de Problemas.
Observação Direta.
Metodologia do Diário.
Descrição Direcionada.
Os estudos de usuários são de dois tipos: a abordagem tradicional, que são os estudos dirigidos ao sistema de informação, e a abordagem alternativa, que são os estudos voltados ao usuário da informação.
É correto afirmar que os estudos baseados na abordagemtradicional empregam maior orientação qualitativa, servindo para definir como o sistema pode ser melhor projetado para atender as necessidades de informação dos usuários.
tradicional focalizam o uso de fontes, bases de dados, obras de referência etc., servindo para definir os tipos de materiais a serem incorporados pelas unidades de informação.
alternativa analisam as linhas temáticas de interesse de grupos de usuários, servindo para determinar a estrutura organizacional da informação dentro de um sistema.
alternativa examinam como o usuário é afetado por uma ou mais barreiras ao uso de um sistema de informação, servindo para medir os vários atributos ou características desse sistema.
tradicional consideram o indivíduo como sendo orientado situacionalmente, servindo para buscar compreender o processo de busca e uso da informação.
perception-constructing.
de valor agregado.
construtivista.
da percepção do usuário.
sense-making.
Segundo Henry Mintzberg, o gestor deve exercer diversos papéis e atividades. Entre outras coisas, ele deve estar constantemente preocupado em absorver informações internas e externas (do mercado) e ter a capacidade de transformá-las em desenvolvimento para a unidade de informação. Nesse caso, ele está desempenhando o papel de
coletor.
símbolo.
disseminador.
empreendedor.
negociador.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo em vista que o serviço de referência de uma biblioteca é a porta de entrada para o acesso aos seus recursos informacionais, além de se consubstanciar como o cartão de visita da unidade, julgue os itens que se seguem.
O levantamento do perfil de interesse do usuário é uma providência fundamental na operacionalização do sistema de disseminação seletiva da informação.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, concernentes ao estudo de usuários.
A finalidade do estudo de usuários é avaliar se uma biblioteca ou centro de informação está satisfazendo as necessidades de informação dos seus clientes.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, concernentes ao estudo de usuários.
A observação, a entrevista e a aplicação de questionários são técnicas comumente usadas para a coleta de dados em um estudo de usuários.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...