Questões sobre Estudo de Usuários

Lista completa de Questões sobre Estudo de Usuários para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As atividades de atendimento direto ou indireto ao usuário de biblioteca são denominadas

  • A.

    localização relativa.

  • B.

    desiderata.

  • C.

    base de dados referencial.

  • D.

    serviço de referência.

  • E.

    sistema de informação.

A afirmação de que os usuários “devem ter ao seu dispor serviços organizados e eficientes” remete à lei de Ranganathan que preconiza

  • A. os livros são para usar.
  • B. a cada leitor, seu livro.
  • C. a cada livro, seu leitor.
  • D. poupe o tempo do leitor.

Existem duas abordagens aplicadas aos estudos de usuários, os

  • A.

    cognitivos e os sensoriais.

  • B.

    relacionados aos materiais e os que abordam as experiências de leitura.

  • C.

    preocupados com o uso do acervo e os centrados na experiência dos usuários.

  • D.

    dirigidos ao sistema e os direcionados ao próprio usuário da informação.

  • E.

    centrados na leitura e os voltados ao aprendizado.

Em um estudo de usuários, os pesquisadores/bibliotecários solicitaram que os participantes descrevessem a última busca bibliográfica que haviam realizado, detalhando as dificuldades encontradas e os resultados obtidos. Neste caso, estavam utilizando a

  • A.

    Técnica do Incidente Crítico.

  • B.

    Análise de Tarefas e Resolução de Problemas.

  • C.

    Observação Direta.

  • D.

    Metodologia do Diário.

  • E.

    Descrição Direcionada.

Os estudos de usuários são de dois tipos: a abordagem tradicional, que são os estudos dirigidos ao sistema de informação, e a abordagem alternativa, que são os estudos voltados ao usuário da informação.

É correto afirmar que os estudos baseados na abordagem

  • A.

    tradicional empregam maior orientação qualitativa, servindo para definir como o sistema pode ser melhor projetado para atender as necessidades de informação dos usuários.

  • B.

    tradicional focalizam o uso de fontes, bases de dados, obras de referência etc., servindo para definir os tipos de materiais a serem incorporados pelas unidades de informação.

  • C.

    alternativa analisam as linhas temáticas de interesse de grupos de usuários, servindo para determinar a estrutura organizacional da informação dentro de um sistema.

  • D.

    alternativa examinam como o usuário é afetado por uma ou mais barreiras ao uso de um sistema de informação, servindo para medir os vários atributos ou características desse sistema.

  • E.

    tradicional consideram o indivíduo como sendo orientado situacionalmente, servindo para buscar compreender o processo de busca e uso da informação.

  • A.

    perception-constructing.

  • B.

    de valor agregado.

  • C.

    construtivista.

  • D.

    da percepção do usuário.

  • E.

    sense-making.

Segundo Henry Mintzberg, o gestor deve exercer diversos papéis e atividades. Entre outras coisas, ele deve estar constantemente preocupado em absorver informações internas e externas (do mercado) e ter a capacidade de transformá-las em desenvolvimento para a unidade de informação. Nesse caso, ele está desempenhando o papel de

  • A.

    coletor.

  • B.

    símbolo.

  • C.

    disseminador.

  • D.

    empreendedor.

  • E.

    negociador.

Tendo em vista que o serviço de referência de uma biblioteca é a porta de entrada para o acesso aos seus recursos informacionais, além de se consubstanciar como o cartão de visita da unidade, julgue os itens que se seguem.

O levantamento do perfil de interesse do usuário é uma providência fundamental na operacionalização do sistema de disseminação seletiva da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, concernentes ao estudo de usuários.

A finalidade do estudo de usuários é avaliar se uma biblioteca ou centro de informação está satisfazendo as necessidades de informação dos seus clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, concernentes ao estudo de usuários.

A observação, a entrevista e a aplicação de questionários são técnicas comumente usadas para a coleta de dados em um estudo de usuários.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...