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Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere aos estudos de usuários, julgue os itens seguintes.
Comportamento informacional refere-se a padrões de desempenho da informação no momento em que esta é submetida às estratégias de busca, uso e compartilhamento mensurados a partir da perspectiva da análise das necessidades informacionais nos usuários.
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Acerca das tecnologias de informação e comunicação e seu uso no gerenciamento da informação em ambiente digital, julgue os itens a seguir.
A biblioteca 2.0, aplicação de tecnologias interativas, colaborativas e multimídia a serviço de bibliotecas e coleções embasadas na Web, é considerada um mashup.
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Acerca dos estudos de usuários, julgue os itens a seguir.
Estudo de usuários pode ser entendido como uma sondagem de quem diz o que para alguém por meio de que meios e com que efeito. Nesse entendimento, os termos quem, o que, alguém, meios e efeito referem-se, respectivamente, aos serviços de informação, informação, usuários, canais e impacto do uso da informação.
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Acerca dos estudos de usuários, julgue os itens a seguir.
Usuários de informação podem ser classificados em três grupos principais: usuários que ainda não estão na vida ativa profissional ou são estudantes; usuários engajados na vida ativa, cujas necessidades de informação têm origem na sua vida profissional; e o cidadão, cujas necessidades de informação são gerais e relacionadas à sua vida social.
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Acerca dos estudos de usuários, julgue os itens a seguir.
Após o questionário, a observação indireta é o método mais utilizado para a realização de estudos de usuários e pode ser do tipo não estruturada, semiestruturada e estruturada.
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Acerca dos estudos de usuários, julgue os itens a seguir.
A técnica de grupo focal, que envolve a prospecção de natureza quantitativa a partir de perguntas remetidas a pessoas experientes acerca de determinado tema, pode ser utilizada para a realização de estudos de usuários.
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Acerca dos estudos de usuários, julgue os itens a seguir.
A abordagem teórica do sense making, recorrentemente utilizada em estudos de usuários quantitativos, procura entender os usuários com necessidades cognitivas, afetivas, psicológicas e fisiológicas.
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A respeito do estudo de comunidade, assinale a opção correta.
Em todos os tipos de bibliotecas, conhecer a comunidade é uma necessidade básica para os bibliotecários responsáveis pelo desenvolvimento de coleções.
O estudo de comunidade, também conhecido como estudo de usuários, abrange tanto os usuários reais quanto os usuários potenciais.
A comunidade de uma biblioteca universitária é constituída somente pelos professores e alunos da instituição.
Desenvolver reuniões com professores e alunos da universidade é o instrumento de coleta de dados recomendável para elaboração de estudo de comunidade.
A criação de novos serviços da biblioteca deve basear-se nos resultados obtidos junto ao maior grupo identificado no estudo de comunidade.
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A educação de usuários é atividade fundamental para o desenvolvimento de uma comunidade de usuários da informação, ensinando-os a serem mais produtivos, reflexivos e capazes de explorar mais eficientemente os recursos informacionais colocados à sua disposição. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A elaboração de programas de educação de usuários deve considerar as fases de planejamento, execução e avaliação. O objetivo principal da fase de execução é verificar em que medida o programa, quando implementado, muda o conhecimento, as aptidões ou as atitudes dos participantes.
Educação de usuários, formação de usuários, treinamento de usuários, orientação de usuários, instrução de usuários são expressões que carregam o mesmo significado e dizem respeito às mesmas atividades.
Os programas de educação de usuários podem ser formais ou informais. Os formais objetivam orientar os usuários quanto ao uso da unidade de informação, divulgar recursos disponíveis e contatar inicialmente os funcionários do serviço. Os informais, por sua vez, têm por objetivo promover a interação usuário/unidade de informação, o uso eficaz das fontes e dos materiais disponíveis e a orientação básica para a apresentação de trabalhos científicos.
Devido à crescente disponibilidade de fontes e recursos de informação digitais em rede, a educação de usuários no contexto do ensino à distância é menos relevante que nas atividades presenciais de ensino.
A educação de usuários pode ser entendida como o processo pelo qual o usuário interioriza comportamentos adequados ao uso eficiente de seus recursos informacionais e desenvolve habilidades de interação permanente com os sistemas de informação.
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A competência informacional tem sido um tema efervescente no âmbito da educação de usuários. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
A competência informacional visa formar indivíduos que conheçam o mundo da informação e sejam capazes de identificar e manusear fontes potenciais de informação de forma efetiva e eficaz, o que, por sua vez, não implica serem aprendizes independentes e autônomos.
Atividades que favorecem o desenvolvimento de competências informacionais são aplicadas em ambientes convencionais e presenciais, como bibliotecas públicas, escolares e universitárias. Quando tais atividades requerem o uso de tecnologias de informação e comunicação, o desenvolvimento de competência informacionais é alcançado por meio de estratégias que estimulam as competências em tecnologia de informação.
Entre os componentes que sustentam o conceito de conceito de competência informacional, estão o processo investigativo, o aprendizado centrado em professores e bibliotecários e o pensamento crítico.
Para ser competente em informação, o indivíduo deve ser capaz de reconhecer quando precisa de informação e possuir habilidade para localizar, avaliar e usar efetivamente informação.
Das concepções de competência informacional, a concepção cognitiva prioriza a abordagem do ponto de vista dos sistemas, com o aprendizado de mecanismos de busca e uso de informações em ambientes eletrônicos.
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