Lista completa de Questões sobre Estudo de Usuários para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto a estudos de comunidade e técnicas empregadas nesses estudos, julgue os itens de 63 a 67.
A segmentação de mercado é uma das técnicas de pesquisa de mercado aplicadas em estudos de comunidade. Categorização da comunidade por critério geográfico ou por variáveis demográficas são padrões empregados na segmentação de mercado. No entanto, uma das limitações desse tipo de segmentação é o uso de fatores descritivos e não causais.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto a estudos de comunidade e técnicas empregadas nesses estudos, julgue os itens de 63 a 67.
A realização de experimentos como técnica de estudo de comunidade pressupõe a definição de variáveis que devem ser controladas em ambientes reais nos quais os usuários atuam.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne aos estudos de usuários e ao comportamento informacional, julgue os próximos itens.
Estudos de usuários são investigações realizadas para se conhecer de que os indivíduos precisam, em termos de informação, ou, então, para saber se as necessidades de informação por parte dos usuários de um centro de informação estão sendo satisfeitas de maneira adequada.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne aos estudos de usuários e ao comportamento informacional, julgue os próximos itens.
Na abordagem tradicional dos estudos de usuários, centrada nas tecnologias ou nos conteúdos, o usuário é concebido como elemento central dos sistemas de informação, o que requer o entendimento minucioso e preciso sobre ele e sobre suas necessidades de buscas e usos da informação. Na abordagem alternativa, por sua vez, os usuários são concebidos como informantes e não como objetos do estudo.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne aos estudos de usuários e ao comportamento informacional, julgue os próximos itens.
Comportamento informacional significa a totalidade do comportamento humano em relação a fontes e canais de informação, incluindo a busca passiva e ativa da informação e o seu uso.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne aos estudos de usuários e ao comportamento informacional, julgue os próximos itens.
Demanda, desejo e necessidade de informação são conceitos que têm o mesmo significado.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne aos estudos de usuários e ao comportamento informacional, julgue os próximos itens.
O estudo das necessidades de informação sob a abordagem do estado anômalo do conhecimento focaliza os processos pelos quais os indivíduos buscam informação sobre assuntos em que seu conhecimento é incompleto.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base no tema tratado no texto, assinale a opção correta.
O pesquisador deve ser neutro.
Nas pesquisas, mais importantes do que a metodologia são as análises propiciadas pelos dados levantados. Os dados em si não alicerçam ações ou tomada de decisões.
O questionário é a melhor opção para coleta de dados nas pesquisas, pois não apresenta problemas de entendimento.
O modelo representacional enfatiza o aspecto quantitativo da análise de conteúdo, segundo Bardin.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes acerca do método de entrevista utilizado nos estudos de usuários.
As instruções para a elaboração de um roteiro de entrevista indicam que ele, necessariamente, deve ser testado antes da aplicação e, quando a entrevista for do tipo aberta, deve permitir a escolha de uma resposta em relação a outras.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes acerca do método de entrevista utilizado nos estudos de usuários.
Na entrevista estruturada, deve-se seguir um roteiro previamente estabelecido, enquanto, na não estruturada, há liberdade de explorar o tema em um contexto mais informal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...