Lista completa de Questões sobre Planejamento, gestão da informação e do conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2007
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
O processo de planejamento determina a direção a seguir para identificar e canalizar mudanças nas unidades de informação. Diagnóstico, formulação, implantação, controle e avaliação, são procedimentos interligados na execução do planejamento. Visando atingir as metas estabelecidas, é necessário, ainda, seguir as etapas responsáveis para efetivar o planejamento determinado. Essas etapas, são:
objeto e formulação do planejamento.
implementação, controle e avaliação.
avaliação, acompanhamento e conclusão.
execução e conclusão.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2007
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
Para melhorar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela biblioteca, o gestor terá como alternativa apresentar idéias inovadoras e projetos abrangentes para adequá-la às novas tendências da informação, tornando-a moderna, atualizada e comprometida com seu público. Esses procedimentos, importantes para promover a eficiência dos serviços, são pertinentes à função gerencial, denominada:
decisória.
organizacional.
informacional.
corporativa
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
No Brasil, o termo utilizado, no âmbito dos documentos legislativos e jurisprudenciais, para designar síntese, sumário ou resumo é
alínea.
ementa.
epígrafe.
exegese.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Analise as seguintes afirmativas concernentes aos sistemas de classificação enumerativos e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Apresentam uma tabela básica que tem por função relacionar todos os assuntos do passado, do presente e do futuro antecipado.
( ) Apresentam tabelas geralmente longas nas quais é difícil acomodar novos assuntos numa posição adequada em relação aos assuntos existentes.
( ) Sua base notacional caracteriza-se por dígitos semanticamente ricos, que representam os assuntos relacionados, acarretando classes numéricas longas.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.
(F) (F) (F)
(F) (V) (V)
(V) (F) (V)
(V) (V) (V)
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Analise as seguintes afirmativas concernentes ao tratamento da informação.
I. É responsável pela produção de representações documentais que tornam mais fácil o acesso do usuário aos documentos de uma coleção.
II. Envolve, tanto no contexto tradicional, quanto no contexto digital, atividades como a seleção de documentos e a disseminação da informação. 24
III. Tem como função descrever os documentos, tanto do ponto de vista físico, quanto do ponto de vista temático.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
apenas as afirmativas I e II estão corretas.
apenas as afirmativas I e III estão corretas.
apenas as afirmativas II e III estão corretas.
todas as afirmativas estão corretas.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
No planejamento de sistemas de informação, a avaliação tem a finalidade, entre outras, de verificar a adequação da unidade de informação às metas da organização e às necessidades dos usuários. Ela pode ocorrer com abordagens
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Planejamento é um processo e, como tal, permite que os rumos do plano possam ser revistos em qualquer de suas fases e, conseqüentemente, corrigidos. Essa atividade de percepção dos desvios e de correção é chamada:
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
No planejamento estratégico, podem-se estabelecer níveis e categorias de planos, segundo a temporalidade. Níveis e tipos são executados nas organizações, obedecendo a critérios hierárquicos, a relações internas e externas, a espaço físico, a recursos etc. Considerando o planejamento estratégico, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
A seqüência correta é:
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Em uma unidade de informação, o número de materiais que circularam em um determinado período pode ser utilizado para a realização de um auto-diagnóstico dos serviços e atividades. Nesse sentido, ele representa
indicador de satisfação dos usuários.
um padrão.
medida de desempenho.
medida de impacto.
critério de efetividade.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Entre os fatores que mais interferem na gestão de pessoas em unidades de informação, é correto mencionar problemas estruturais, como
o conjunto de valores e crenças compartilhados por aqueles que atuam numa organização.
a falta de um orçamento próprio para responder às necessidades administrativas.
a validação de normas e regras, criando uma visão comum a todos os envolvidos no serviço.
o estilo gerencial do responsável pela unidade de informação.
a falta de compartilhamento, por parte de funcionário e clientes, de uma única visão sobre a unidade de informação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...