Questões sobre Planejamento, gestão da informação e do conhecimento

Lista completa de Questões sobre Planejamento, gestão da informação e do conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No planejamento estratégico de unidades de informação, a análise do ambiente interno e do ambiente externo possibilita o conhecimento e o monitoramento das potencialidades e tendências do mercado e das condições de desempenho da unidade de informação. Acerca de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças relacionados à análise ambiental dessas unidades, julgue os itens seguintes.

Os pontos fortes são constituídos por forças externas que favorecem e interagem positivamente com a unidade de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No planejamento estratégico de unidades de informação, a análise do ambiente interno e do ambiente externo possibilita o conhecimento e o monitoramento das potencialidades e tendências do mercado e das condições de desempenho da unidade de informação. Acerca de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças relacionados à análise ambiental dessas unidades, julgue os itens seguintes.

A falta de infra-estrutura tecnológica adequada aos sistemas e serviços da unidade de informação constitui-se em ameaça que deve ser considerada no processo de planejamento estratégico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão de serviços informacionais compreende a avaliação desses recursos por meio de diferentes critérios. Acerca dos critérios de custo-eficácia e custo-benefício, julgue os itens seguintes.

Na avaliação de custo-eficácia de um serviço de informação quanto à satisfação das necessidades dos usuários, aplica-se o fenômeno de rendimentos decrescentes, segundo o qual, quanto maior for a taxa de satisfação almejada, mais desproporcional se torna o dispêndio de recursos necessários para atingi-la.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão de serviços informacionais compreende a avaliação desses recursos por meio de diferentes critérios. Acerca dos critérios de custo-eficácia e custo-benefício, julgue os itens seguintes.

Indicadores de avaliação de buscas bibliográficas, tais como revocação, precisão e novidade, são medidas de avaliação que refletem os benefícios dos serviços de busca bibliográfica para os usuários.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento em unidades de informação envolve diversos aspectos do planejamento bibliotecário: a interação da biblioteca com outras instituições, o macroplanejamento e o papel do gestor, entre outros. Com relação a esses temas, julgue os itens subseqüentes.

A atuação do gestor em unidades de informação tem uma dimensão estratégica, que é a de inserir as unidades no contexto social e econômico com o qual se relacionam, buscando garantir a eficácia dessas unidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na gestão do conhecimento, a intuição está compreendida

  • A.

    no conhecimento explícito.

  • B.

    no conhecimento tácito.

  • C.

    no conhecimento de background.

  • D.

    na cultura organizacional.

  • E.

    na missão organizacional.

Atualmente, muitas organizações e unidades de informação estão mudando os seus conceitos e alterando suas práticas gerenciais, investindo mais nas pessoas, posto que entendem que estas são

  • A.

    a causa da maioria dos problemas organizacionais.

  • B.

    o elemento que menos impacta nos custos operacionais.

  • C.

    o diferencial competitivo que garante o sucesso organizacional.

  • D.

    o principal empecilho para o sucesso organizacional.

  • E.

    o fator de desequilíbrio na estrutura de qualquer sistema organizacional.

Com a finalidade de avaliar e melhorar o desempenho dos sistemas de recuperação da informação, os primeiros testes executados nos Estados Unidos e na Inglaterra, na década de 1950, se intitularam, respectivamente:

  • A.

    Uniterm e Cranfield-Uniterm.

  • B.

    Uniterm e SRI.

  • C.

    Cranfield e SRI.

  • D.

    SRI e ASTIA.

  • E.

    ASTIA e TREC.

As questões de números 39 a 41 baseiam-se no texto abaixo.

O texto acima é exemplo de resumo

  • a.

    objetivo.

  • b.

    indicativo.

  • c.

    crítico.

  • d.

    descritivo.

  • e.

    informativo.

As questões de números 39 a 41 baseiam-se no texto abaixo.

O tipo de resumo, cujo exemplo vemos acima, tem por características

  • a.

    transcrever o objetivo da obra, elencando os temas tratados e avaliando a sua relevância para transmitir a sua essência ao leitor.

  • b.

    informar objetivos, metodologia, resultados e conclusões do documento, dispensando a consulta ao original.

  • c.

    destacar as principais idéias do autor da obra, permitindo a quem o ler resolver sobre a conveniência ou não de consultar o texto completo.

  • d.

    constituir uma sistematização de trechos significativos oriundos do documento original.

  • e.

    elencar os pontos principais do trabalho, sem incluir dados qualitativos e quantitativos, por isso, não dispensa a leitura do original.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...