Lista completa de Questões sobre Planejamento, gestão da informação e do conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No planejamento estratégico de unidades de informação, a análise do ambiente interno e do ambiente externo possibilita o conhecimento e o monitoramento das potencialidades e tendências do mercado e das condições de desempenho da unidade de informação. Acerca de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças relacionados à análise ambiental dessas unidades, julgue os itens seguintes.
Os pontos fortes são constituídos por forças externas que favorecem e interagem positivamente com a unidade de informação.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No planejamento estratégico de unidades de informação, a análise do ambiente interno e do ambiente externo possibilita o conhecimento e o monitoramento das potencialidades e tendências do mercado e das condições de desempenho da unidade de informação. Acerca de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças relacionados à análise ambiental dessas unidades, julgue os itens seguintes.
A falta de infra-estrutura tecnológica adequada aos sistemas e serviços da unidade de informação constitui-se em ameaça que deve ser considerada no processo de planejamento estratégico.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A gestão de serviços informacionais compreende a avaliação desses recursos por meio de diferentes critérios. Acerca dos critérios de custo-eficácia e custo-benefício, julgue os itens seguintes.
Na avaliação de custo-eficácia de um serviço de informação quanto à satisfação das necessidades dos usuários, aplica-se o fenômeno de rendimentos decrescentes, segundo o qual, quanto maior for a taxa de satisfação almejada, mais desproporcional se torna o dispêndio de recursos necessários para atingi-la.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A gestão de serviços informacionais compreende a avaliação desses recursos por meio de diferentes critérios. Acerca dos critérios de custo-eficácia e custo-benefício, julgue os itens seguintes.
Indicadores de avaliação de buscas bibliográficas, tais como revocação, precisão e novidade, são medidas de avaliação que refletem os benefícios dos serviços de busca bibliográfica para os usuários.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O planejamento em unidades de informação envolve diversos aspectos do planejamento bibliotecário: a interação da biblioteca com outras instituições, o macroplanejamento e o papel do gestor, entre outros. Com relação a esses temas, julgue os itens subseqüentes.
A atuação do gestor em unidades de informação tem uma dimensão estratégica, que é a de inserir as unidades no contexto social e econômico com o qual se relacionam, buscando garantir a eficácia dessas unidades.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Na gestão do conhecimento, a intuição está compreendida
no conhecimento explícito.
no conhecimento tácito.
no conhecimento de background.
na cultura organizacional.
na missão organizacional.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Atualmente, muitas organizações e unidades de informação estão mudando os seus conceitos e alterando suas práticas gerenciais, investindo mais nas pessoas, posto que entendem que estas são
a causa da maioria dos problemas organizacionais.
o elemento que menos impacta nos custos operacionais.
o diferencial competitivo que garante o sucesso organizacional.
o principal empecilho para o sucesso organizacional.
o fator de desequilíbrio na estrutura de qualquer sistema organizacional.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Com a finalidade de avaliar e melhorar o desempenho dos sistemas de recuperação da informação, os primeiros testes executados nos Estados Unidos e na Inglaterra, na década de 1950, se intitularam, respectivamente:
Uniterm e Cranfield-Uniterm.
Uniterm e SRI.
Cranfield e SRI.
SRI e ASTIA.
ASTIA e TREC.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
As questões de números 39 a 41 baseiam-se no texto abaixo.
O texto acima é exemplo de resumo
objetivo.
indicativo.
crítico.
descritivo.
informativo.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
As questões de números 39 a 41 baseiam-se no texto abaixo.
O tipo de resumo, cujo exemplo vemos acima, tem por características
transcrever o objetivo da obra, elencando os temas tratados e avaliando a sua relevância para transmitir a sua essência ao leitor.
informar objetivos, metodologia, resultados e conclusões do documento, dispensando a consulta ao original.
destacar as principais idéias do autor da obra, permitindo a quem o ler resolver sobre a conveniência ou não de consultar o texto completo.
constituir uma sistematização de trechos significativos oriundos do documento original.
elencar os pontos principais do trabalho, sem incluir dados qualitativos e quantitativos, por isso, não dispensa a leitura do original.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...