Questões sobre Planejamento, gestão da informação e do conhecimento

Lista completa de Questões sobre Planejamento, gestão da informação e do conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As questões de números 39 a 41 baseiam-se no texto abaixo.

Na elaboração do resumo acima, o bibliotecário considerou certas recomendações em relação ao conteúdo e ao estilo, mas não observou outras. Entre as recomendações que não foram seguidas, podemos citar

  • a.

    a omissão de expressões introdutórias e o uso da voz ativa.

  • b.

    o emprego da terceira pessoa do singular e a concisão.

  • c.

    o uso de frases curtas e a supressão de redundâncias.

  • d.

    o emprego de frases na ordem direta e a precisão.

  • e.

    a preferência por frases afirmativas e a clareza.

Na gestão de unidades de informação, ao designar os membros da equipe para posições que impliquem contato direto com o cliente, os funcionários devem estar motivados e habilitados a

  • A. incutir no cliente o respeito às regras de comportamento estabelecidas pela instituição.
  • B. atender o cliente de acordo com as necessidades da unidade de informação.
  • C. fornecer um serviço que atenda às expectativas do cliente.
  • D. cumprir as normas estabelecidas.
  • E. determinar as prioridades de atendimento, independentemente de demandas.

"Uma combinação de estratégias, sistemas de gerenciamento, métodos e ferramentas da qualidade para tornar a organização apta a competir em qualidade e através da qualidade. O principal ingrediente dessa combinação é a contínua melhoria do desempenho, é a conquista e a manutenção da vantagem competitiva".

A definição acima, de autoria de Gregório Bouer, refere-se ao conceito de

  • A. Benchmarking.
  • B. Gestão Estratégica da Qualidade.
  • C. Controle Estatístico de Processos.
  • D. Gestão da Qualidade Total.
  • E. Conformidade.

Entre os fatores que mais interferem na gestão de pessoas em unidades de informação, é correto mencionar

  • A. as características da equipe funcional.
  • B. a cultura organizacional.
  • C. O treinamento em serviço.
  • D. as características dos clientes.
  • E. os programas de incentivo.

Na elaboração de projetos, o quadro que indica os recursos necessários para sua execução especificados por item, elemento ou categoria de despesa e por origem dos recursos é conhecido como

  • A. fluxograma.
  • B. plano de metas.
  • C. cronograma de investimentos.
  • D. orçamento.
  • E. previsão de financiamento.

O Comitê Técnico de Informação e Documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas fixa as condições exigíveis para uma série de práticas relativas a bibliotecas e centros de documentação e informação, entre as quais estão as normas para

  • A. bases de dados.
  • B. classificação de livros.
  • C. aquisição de materiais.
  • D. serviço de referência.
  • E. projetos de pesquisa.

Para a redação de resumos, a NBR 6028 da ABNT recomenda que se deve

  • A. indicar a abordagem ou categoria do documento, como estudo, pesquisa etc.
  • B. dar preferência ao uso da primeira pessoa do plural e do verbo na voz ativa.
  • C. empregar parágrafos separados para cada item ou assunto abordado.
  • D. destacar o objetivo e o assunto do original mesmo que evidentes em seu título.
  • E. enumerar os tópicos tratados na mesma ordem em que aparecem no original.

A ementa jurisprudencial está relacionada ao conceito de

  • A. índice, uma vez que enumera soluções dadas pelos tribunais a questões do direito.
  • B. resumo, pois oferece uma idéia geral do que o pronunciamento judicial contém.
  • C. tesauro, porque traz os termos autorizados para representar conceitos jurídicos.
  • D. repertório, devido ao fato de transcrever o inteiro teor do acórdão judicial.
  • E. coletânea, visto que é um conjunto de excertos de julgamentos e de decisões legais.

A função gerencial de planejamento, que mantém o funcionamento satisfatório de uma unidade de informação, implica:

  • A. decidir quem realizará o trabalho.
  • B. estabelecer metas e determinar como atingi-las.
  • C.

    assegurar que o trabalho seja executado conforme os planos.

  • D. analisar planos, programas e projetos.
  • E. promover a realização dos planos e ações.

O crescente reconhecimento do papel que ocupam a aquisição, a criação, a assimilação e a disseminação do conhecimento, em todas as áreas da sociedade, fundamentam o conceito de:

  • A. preservação de memória.
  • B. políticas governamentais.
  • C. cultura organizacional.
  • D. sociedade do conhecimento.
  • E. gestão para negócios.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...