Questões sobre Recursos e serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A difusão automática, selecionada, permanente e personalizada de informações correntes, relativas a assuntos específicos, denomina-se

  • A.

    serviço de alerta.

  • B.

    disseminação seletiva da informação.

  • C.

    serviço de alerta de notícias.

  • D.

    comutação bibliográfica.

É correto afirmar que, quando um material de informação deixa de oferecer contribuição efetiva à comunidade que a coleção busca servir, é chegada a hora

  • A.

    do remanejamento.

  • B.

    da avaliação.

  • C.

    do intercâmbio.

  • D.

    do descarte.

  • E.

    da restauração.

Na determinação da qualidade em serviços de informação, é importante distinguir a diferença entre produtos e serviços. Neste sentido, sabe-se que os serviços

  • A.

    são consumidos no momento de seu fornecimento.

  • B.

    podem ser objeto de reparação ou conserto.

  • C.

    podem ser armazenados de modo a satisfazer as necessidades do cliente.

  • D.

    são tangíveis.

  • E.

    são caracterizados pelo distanciamento entre produtos e clientes.

Entre as cinco linhas de atuação para o Serviço de Referência, propostas por Neusa Dias de Macedo, está a

  • A.

    classificação das questões de referência.

  • B.

    comunicação visual.

  • C.

    apropriação da informação.

  • D.

    interferência.

  • E.

    análise da mensagem.

Segundo Denis Grogan, o processo de referência é constituído por oito passos, tendo como ponto inicial o momento em que o usuário reconhece a existência de um problema e se estende até o ponto em que se chega mutuamente ao entendimento de que o problema foi solucionado, pontos esses que correspondem, respectivamente, aos seguintes passos:

  • A.

    uma necessidade de informação do usuário e a conclusão do processo.

  • B.

    o usuário apresenta uma questão ao bibliotecário e o resultado da busca.

  • C.

    uma questão atrai a atenção do usuário e a avaliação da resposta.

  • D.

    a negociação define o tema da busca e a apresentação da resposta.

  • E.

    o bibliotecário identifica a questão e a análise dos itens recuperados na busca.

Analise as afirmativas abaixo.

I. A cultura organizacional serve de marco de referência aos membros de uma organização e dá as diretrizes de como as pessoas devem nela se comportar.

II. As organizações comprometidas com o sucesso estão abertas a uma aprendizagem constante.

III. O clima organizacional representa um elemento para tentar compreender se a organização e suas práticas administrativas favorecem ou não o interesse e o rendimento das pessoas.

IV. As organizações são sistemas fechados compostos de recursos que perseguem objetivos.

Está correto que se afirma APENAS em

  • A.

    II e III.

  • B. II, III e IV.
  • C.

    I e II.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    III e IV.

Julgue os próximos itens a seguir, que versam sobre os serviços de referência.

O processo de referência é linear e abrange a totalidade de procedimentos adotados pelo bibliotecário ao responder as questões que lhe são apresentadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens a seguir, que versam sobre os serviços de referência.

Na representação de um ciclo da informação, os serviços de referência estão funcionalmente situados na fase de disseminação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens a seguir, que versam sobre os serviços de referência.

Por sua natureza, serviços de referência não podem constituir objeto de cooperação entre bibliotecas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A alternativa que indica a forma correta de referência bibliográfica de artigo e/ou matéria de revistaemmeio eletrônico, segundo aNBR6023/2002 é:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...