Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A difusão automática, selecionada, permanente e personalizada de informações correntes, relativas a assuntos específicos, denomina-se
serviço de alerta.
disseminação seletiva da informação.
serviço de alerta de notícias.
comutação bibliográfica.
É correto afirmar que, quando um material de informação deixa de oferecer contribuição efetiva à comunidade que a coleção busca servir, é chegada a hora
do remanejamento.
da avaliação.
do intercâmbio.
do descarte.
da restauração.
Na determinação da qualidade em serviços de informação, é importante distinguir a diferença entre produtos e serviços. Neste sentido, sabe-se que os serviços
são consumidos no momento de seu fornecimento.
podem ser objeto de reparação ou conserto.
podem ser armazenados de modo a satisfazer as necessidades do cliente.
são tangíveis.
são caracterizados pelo distanciamento entre produtos e clientes.
Entre as cinco linhas de atuação para o Serviço de Referência, propostas por Neusa Dias de Macedo, está a
classificação das questões de referência.
comunicação visual.
apropriação da informação.
interferência.
análise da mensagem.
Segundo Denis Grogan, o processo de referência é constituído por oito passos, tendo como ponto inicial o momento em que o usuário reconhece a existência de um problema e se estende até o ponto em que se chega mutuamente ao entendimento de que o problema foi solucionado, pontos esses que correspondem, respectivamente, aos seguintes passos:
uma necessidade de informação do usuário e a conclusão do processo.
o usuário apresenta uma questão ao bibliotecário e o resultado da busca.
uma questão atrai a atenção do usuário e a avaliação da resposta.
a negociação define o tema da busca e a apresentação da resposta.
o bibliotecário identifica a questão e a análise dos itens recuperados na busca.
Analise as afirmativas abaixo.
I. A cultura organizacional serve de marco de referência aos membros de uma organização e dá as diretrizes de como as pessoas devem nela se comportar.
II. As organizações comprometidas com o sucesso estão abertas a uma aprendizagem constante.
III. O clima organizacional representa um elemento para tentar compreender se a organização e suas práticas administrativas favorecem ou não o interesse e o rendimento das pessoas.
IV. As organizações são sistemas fechados compostos de recursos que perseguem objetivos.
Está correto que se afirma APENAS em
II e III.
I e II.
I, II e III.
III e IV.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os próximos itens a seguir, que versam sobre os serviços de referência.
O processo de referência é linear e abrange a totalidade de procedimentos adotados pelo bibliotecário ao responder as questões que lhe são apresentadas.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os próximos itens a seguir, que versam sobre os serviços de referência.
Na representação de um ciclo da informação, os serviços de referência estão funcionalmente situados na fase de disseminação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os próximos itens a seguir, que versam sobre os serviços de referência.
Por sua natureza, serviços de referência não podem constituir objeto de cooperação entre bibliotecas.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A alternativa que indica a forma correta de referência bibliográfica de artigo e/ou matéria de revistaemmeio eletrônico, segundo aNBR6023/2002 é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...