Questões sobre Recursos e serviços de informação

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Dentre os vários atributos/implementações que o Protocolo Z39.50 permite introduzir, aqueles que possibilitam buscas em bases de dados científicas e técnicas são os

  • A. analógicos.
  • B. relacionais.
  • C. semânticos.
  • D. sintagmáticos.

Em seu manifesto para bibliotecas públicas, publicado em 1995, a UNESCO declara que

Os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua e condição social. Serviços e materiais específicos devem ser postos à disposição dos usuários que, por qualquer razão, não possam usar os serviços e os materiais correntes.

Segundo o manifesto, são exemplos destes usuários

  • A.

    os militares.

  • B.

    os estudantes universitários.

  • C.

    as minorias linguísticas.

  • D.

    os funcionários públicos.

  • E.

    os estudantes de primeiro e segundo graus.

O plano de marketing estabelece os objetivos de marketing da organização e sugere estratégias para se alcançar tais objetivos. No entanto, ele NÃO

  • A.

    é uma ferramenta de comunicação.

  • B.

    é um plano de ação.

  • C.

    inclui todos os objetivos e estratégias corporativos da organização.

  • D.

    mostra aonde a empresa está indo e como vai chegar lá.

  • E.

    traz detalhes dos concorrentes.

Julgue os itens que se seguem, relativos às atividades de planejamento e das redes e sistemas de informação no âmbito de bibliotecas, centros de documentação e serviços de informação.

Devido aos avanços das tecnologias de informação e comunicação e à sua utilidade para a criação e o funcionamento de redes de informação, normas e padrões tendem a ter sua importância diminuída, uma vez que sistemas de informação em rede são automaticamente interoperáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre os fatores objetivos que interferem na qualidade da avaliação de serviços em unidades de informação e bibliotecas, destaca-se

  • A.

    a indisponibilidade de tempo dos dirigentes para atividades de avaliação.

  • B.

    o descaso na elaboração de propostas de novos serviços.

  • C.

    a falta de registro sistemático de dados de desempenho.

  • D.

    a dificuldade para obter a colaboração dos usuários para atividades de avaliação.

  • E.

    o engessamento administrativo, que dificulta a padronização de processos de coleta de informações.

Julgue os itens que se seguem, relativos às atividades de planejamento e das redes e sistemas de informação no âmbito de bibliotecas, centros de documentação e serviços de informação.

Uma rede de informação pode ser compreendida como um conjunto de sistemas de informação que atuam de forma descentralizada e que se intercomunicam.

  • C. Certo
  • E. Errado

Observe as referências abaixo:

I. KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikmam. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.

II. ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

III. SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de impacto ambiental − EIA, Relatório de impacto ambiental − RIMA: manual de orientação. São Paulo, 1989. 48 p. (Série Manuais).

Está correto o que consta em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Acerca das características e dos processos de diferentes tipos de serviços de referência, julgue os itens a seguir.

A ampla adoção de tecnologias na oferta de produtos e serviços de informação aos usuários contribui para a redução ou, em alguns casos, a eliminação da intermediação na busca e no atendimento às necessidades de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em agosto de 2011, André Martins Lorenz Filho apresentou nas 1as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos o trabalho intitulado “O que é preciso para ser um herói?”. O evento, organizado pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ocorreu nessa mesma instituição, localizada na cidade de São Paulo. O trabalho, com 9 páginas, foi disponibilizado nos Anais do evento, publicado pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos em formato de CD-ROM.

A referência deste trabalho é:

  • A.

    LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: ANAIS DAS PRIMEIRAS JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 1, Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. p. 1-9.

  • B.

    LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 1, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. p. 1-9.

  • C.

    LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: 1AS. JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. 9p.

  • D.

    LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 1, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. p. 1-9.

  • E.

    LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: 1as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, Anais, 2011. São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. 9p.

Acerca das características e dos processos de diferentes tipos de serviços de referência, julgue os itens a seguir.

No ambiente digital, serviços de alerta são um tipo de serviços de disseminação seletiva da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado
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