Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dentre os vários atributos/implementações que o Protocolo Z39.50 permite introduzir, aqueles que possibilitam buscas em bases de dados científicas e técnicas são os
Em seu manifesto para bibliotecas públicas, publicado em 1995, a UNESCO declara que
Os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua e condição social. Serviços e materiais específicos devem ser postos à disposição dos usuários que, por qualquer razão, não possam usar os serviços e os materiais correntes.
Segundo o manifesto, são exemplos destes usuários
os militares.
os estudantes universitários.
as minorias linguísticas.
os funcionários públicos.
os estudantes de primeiro e segundo graus.
O plano de marketing estabelece os objetivos de marketing da organização e sugere estratégias para se alcançar tais objetivos. No entanto, ele NÃO
é uma ferramenta de comunicação.
é um plano de ação.
inclui todos os objetivos e estratégias corporativos da organização.
mostra aonde a empresa está indo e como vai chegar lá.
traz detalhes dos concorrentes.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens que se seguem, relativos às atividades de planejamento e das redes e sistemas de informação no âmbito de bibliotecas, centros de documentação e serviços de informação.
Devido aos avanços das tecnologias de informação e comunicação e à sua utilidade para a criação e o funcionamento de redes de informação, normas e padrões tendem a ter sua importância diminuída, uma vez que sistemas de informação em rede são automaticamente interoperáveis.
Entre os fatores objetivos que interferem na qualidade da avaliação de serviços em unidades de informação e bibliotecas, destaca-se
a indisponibilidade de tempo dos dirigentes para atividades de avaliação.
o descaso na elaboração de propostas de novos serviços.
a falta de registro sistemático de dados de desempenho.
a dificuldade para obter a colaboração dos usuários para atividades de avaliação.
o engessamento administrativo, que dificulta a padronização de processos de coleta de informações.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens que se seguem, relativos às atividades de planejamento e das redes e sistemas de informação no âmbito de bibliotecas, centros de documentação e serviços de informação.
Uma rede de informação pode ser compreendida como um conjunto de sistemas de informação que atuam de forma descentralizada e que se intercomunicam.
Observe as referências abaixo:
I. KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikmam. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.
II. ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
III. SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de impacto ambiental − EIA, Relatório de impacto ambiental − RIMA: manual de orientação. São Paulo, 1989. 48 p. (Série Manuais).
Está correto o que consta em
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca das características e dos processos de diferentes tipos de serviços de referência, julgue os itens a seguir.
A ampla adoção de tecnologias na oferta de produtos e serviços de informação aos usuários contribui para a redução ou, em alguns casos, a eliminação da intermediação na busca e no atendimento às necessidades de informação.
Em agosto de 2011, André Martins Lorenz Filho apresentou nas 1as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos o trabalho intitulado O que é preciso para ser um herói?. O evento, organizado pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ocorreu nessa mesma instituição, localizada na cidade de São Paulo. O trabalho, com 9 páginas, foi disponibilizado nos Anais do evento, publicado pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos em formato de CD-ROM.
A referência deste trabalho é:
LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: ANAIS DAS PRIMEIRAS JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 1, Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. p. 1-9.
LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 1, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. p. 1-9.
LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: 1AS. JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. 9p.
LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 1, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. p. 1-9.
LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: 1as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, Anais, 2011. São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. 9p.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca das características e dos processos de diferentes tipos de serviços de referência, julgue os itens a seguir.
No ambiente digital, serviços de alerta são um tipo de serviços de disseminação seletiva da informação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...