Questões sobre Recursos e serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo que com base no perfil individual ou de grupo identificado explícita ou implicitamente, encaminha, exibe e disponibiliza, aos usuários, um pacote informacional, resultante da seleção – realizada por meio da ação humana, de um sistema automatizado ou da combinação de ambos – mediante a comparação dos perfis dos usuários com os recursos informacionais disponíveis é conhecido como:

  • A.

    planejamento estratégico setorial.

  • B.

    disseminação seletiva da informação.

  • C.

    formação e desenvolvimento de coleção.

  • D.

    ciclo documentário da informação.

  • E.

    caracterização daweb semântica.

Um dos grandes desafios encontrados na recuperação da informação é como atender às necessidades de informação do usuário de forma rápida e precisa. Os modelos clássicos de recuperação da informação são:

  • A.

    indicativo, analítico e o de atribuição de pesos.

  • B.

    similar, generalizado e algébrico.

  • C.

    booleano, vetorial e probabilístico.

  • D.

    expandido, invertido e o de operadores fuzzy.

  • E.

    estruturado, relativo e o de vetor do espaço.

A técnica utilizada para arquivamento das fichas bibliográficas, bem como para a ordenação dos livros nas estantes, elaboração de lista bibliográfica e pesquisas sobre obras de referência, é

  • A.

    alfabetação.

  • B.

    alfanumeração.

  • C.

    ordenação.

  • D.

    referenciação.

  • E.

    titulação.

Relacione as colunas de acordo com os serviços auxiliares em bibliotecas e seções a que pertencem.

A sequência está correta em

  • A.

    1, 2, 3, 4, 5

  • B.

    5, 4, 3, 1, 2

  • C.

    3, 2, 4, 5, 1

  • D.

    4, 5, 2, 1,3

  • E.

    2, 1, 5, 3, 4

Acerca de documentação, julgue os itens a seguir.

A linguagem documentária é considerada necessária somente na recuperação da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue os itens subsequentes.

O UNITERM, criado em 1953, foi um dos primeiros sistemas automatizados de recuperação da informação. No Brasil, os sistemas automatizados passaram a ser utilizados na década de 70 do século XX.

  • C. Certo
  • E. Errado

O diagnóstico bibliométrico ou análise bibliométrica, técnica que permite controle quantitativo dos produtos e serviços oferecidos pela biblioteca, serve, posteriormente, como subsídio para a tomada de decisões.

Os sistemas de informação são utilizados para compartilhar, intercambiar e acessar remotamente informações, documentos ou recursos computacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos serviços de referência, julgue os itens subsequentes.

processo de recuperação da informação possui limitações associadas à necessidade de informação, que pode apresentar determinados graus de imprecisão, na medida em que os sistemas de informação não são capazes de recuperar documentos úteis de acordo com as demandas transmitidas pelos usuários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos serviços de referência, julgue os itens subsequentes.

A determinação da baixa precisão no índice de recuperação da informação é obtida por meio da relação entre o número de documentos não recuperados pelo sistema e o número total de documentos encontrados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos serviços de referência, julgue os itens subsequentes.

Os sistemas de recuperação da informação — um conjunto de regras e de procedimentos executados a partir da ação humana e(ou) de máquinas — são compostos por diversas atividades, tais como indexação, formulação da busca, busca, feedback e definição de linguagens de indexação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...