Questões sobre Recursos e serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O diálogo entre o bibliotecário e o usuário que busca aclarar a solicitação de informação e, desta forma, melhor adequar a resposta da unidade de informação às necessidades do usuário, é denominado

  • A.

    educação informal do usuário.

  • B.

    negociação da questão.

  • C.

    entrevista de referência.

  • D.

    literacia informacional.

  • E.

    determinação de alternativas de busca.

Acerca das características e dos processos de diferentes tipos de serviços de referência, julgue os itens a seguir.

As etapas do processo de referência são as seguintes: estratégia de busca, busca, resposta, solução, problema, necessidade de informação, questão inicial e questão negociada. As quatro últimas etapas citadas têm como principal ator o bibliotecário.

  • C. Certo
  • E. Errado

A finalidade do serviço de referência e informação é

  • A.

    permitir que as informações fluam eficientemente entre as fontes de informação e quem precisa de informações.

  • B.

    garantir que o usuário receba a maior informação possível no menor tempo e ao menor custo.

  • C.

    cumprir a função de relações públicas institucional, aproximando o bibliotecário de seu público.

  • D.

    propor um fluxo de informações que atenda às necessidades institucionais e satisfaça o desejo do público.

  • E.

    zelar pela melhoria de qualidade no acesso às informações e nas relações com os usuários.

Nas referências bibliográficas, aquelas informações que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos, são denominadas elementos

  • A.

    de segunda geração.

  • B.

    acessórios.

  • C.

    complementares.

  • D.

    referenciais.

  • E.

    adicionais.

Para que o Serviço de Referência On Line seja bem sucedido, é necessário que

  • A.

    exista equipamento de informática em quantidade adequada para o atendimento local.

  • B.

    os bibliotecários tenham uma atitude menos preconceituosa em relação ao atendimento on line.

  • C.

    o serviço de referência tradicional seja totalmente reformulado.

  • D.

    o planejamento do serviço ocorra com a participação dos usuários.

  • E.

    exista uma interface amigável de boa navegação, a fim de atrair o usuário.

As fontes de informação que se ocupam prioritariamente de dados sobre a vida profissional, qualificação, endereço e telefones de biografados são identificadas como

  • A. índices biográficos
  • B. diretórios de pessoas
  • C. dicionários biográficos
  • D. anuários institucionas
  • E. biobibliografias

Acerca da gestão de unidades de informação, julgue os seguintes itens.

O empréstimo entre bibliotecas deve-se em grande parte ao uso compartilhado e eficaz de catálogos coletivos, assim como à cooperação de políticas de aquisição e de armazenamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de unidades de informação, julgue os seguintes itens.

Com o uso da tecnologia da informação na gestão das unidades de informação, a diferença entre os processos de editoração primária e secundária torna-se maior, tendo em vista que os conteúdos disponíveis encontram-se mais independentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de unidades de informação, julgue os seguintes itens.

Informações sobre novas encomendas, relatório de livreiros e informações sobre livros recebidos fazem parte do sistema de controle de circulação de um sistema de gerenciamento de bibliotecas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à segurança da informação, julgue os itens seguintes.

A política de segurança da informação de uma organização pode ser utilizada para a melhoria de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), uma vez que este sistema segue o princípio do modelo PDCA (plan, do, check and act).

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...