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O diálogo entre o bibliotecário e o usuário que busca aclarar a solicitação de informação e, desta forma, melhor adequar a resposta da unidade de informação às necessidades do usuário, é denominado
educação informal do usuário.
negociação da questão.
entrevista de referência.
literacia informacional.
determinação de alternativas de busca.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca das características e dos processos de diferentes tipos de serviços de referência, julgue os itens a seguir.
As etapas do processo de referência são as seguintes: estratégia de busca, busca, resposta, solução, problema, necessidade de informação, questão inicial e questão negociada. As quatro últimas etapas citadas têm como principal ator o bibliotecário.
A finalidade do serviço de referência e informação é
permitir que as informações fluam eficientemente entre as fontes de informação e quem precisa de informações.
garantir que o usuário receba a maior informação possível no menor tempo e ao menor custo.
cumprir a função de relações públicas institucional, aproximando o bibliotecário de seu público.
propor um fluxo de informações que atenda às necessidades institucionais e satisfaça o desejo do público.
zelar pela melhoria de qualidade no acesso às informações e nas relações com os usuários.
Nas referências bibliográficas, aquelas informações que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos, são denominadas elementos
de segunda geração.
acessórios.
complementares.
referenciais.
adicionais.
Para que o Serviço de Referência On Line seja bem sucedido, é necessário que
exista equipamento de informática em quantidade adequada para o atendimento local.
os bibliotecários tenham uma atitude menos preconceituosa em relação ao atendimento on line.
o serviço de referência tradicional seja totalmente reformulado.
o planejamento do serviço ocorra com a participação dos usuários.
exista uma interface amigável de boa navegação, a fim de atrair o usuário.
As fontes de informação que se ocupam prioritariamente de dados sobre a vida profissional, qualificação, endereço e telefones de biografados são identificadas como
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Acerca da gestão de unidades de informação, julgue os seguintes itens.
O empréstimo entre bibliotecas deve-se em grande parte ao uso compartilhado e eficaz de catálogos coletivos, assim como à cooperação de políticas de aquisição e de armazenamento.
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Acerca da gestão de unidades de informação, julgue os seguintes itens.
Com o uso da tecnologia da informação na gestão das unidades de informação, a diferença entre os processos de editoração primária e secundária torna-se maior, tendo em vista que os conteúdos disponíveis encontram-se mais independentes.
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Acerca da gestão de unidades de informação, julgue os seguintes itens.
Informações sobre novas encomendas, relatório de livreiros e informações sobre livros recebidos fazem parte do sistema de controle de circulação de um sistema de gerenciamento de bibliotecas.
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Com relação à segurança da informação, julgue os itens seguintes.
A política de segurança da informação de uma organização pode ser utilizada para a melhoria de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), uma vez que este sistema segue o princípio do modelo PDCA (plan, do, check and act).
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