Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A soma de recursos humanos, técnicos e metodológicos para operação e manutenção da coleta, registro, processamento, armazenamento, recuperação e mostra da informação mediante o uso de diversas tecnologias é denominada
sítio.
consórcio de bibliotecas.
serviços de informação.
parâmetros de comunicação.
sistema de informações.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Em marketing , o produto deumserviço de informação é o conjunto de bens e serviços que são oferecidos para o conforto material e cultural do cliente. Assinale os canais para a promoção desses produtos.
Organização do acervo, levantamento de técnicas estatísticas e reuniões internas.
Elaboração de projetos, estudo de organogramas e uso do catálogo topográfico.
Definição de padrões de pesquisa , armazenamento de documentos e mudança no espaço físico.
Restauração de obras raras, economia dos recursos aplicados e ordenação de fichas.
Disseminação seletiva da informação, empréstimos entre bibliotecas e acesso às bases de dados.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A difusão automática, selecionada, permanente e personalizada de informações correntes, relativas a assunto específicos, denomina-se:
planejamento estratégico empresarial.
disseminação seletiva da informação.
processamento técnico de multimeios.
processo avaliativo da comunidade usuária.
política de desenvolvimento de coleção.
Dentre os benefícios da aplicação da gestão da qualidade com base na ISO 9000 em serviços de informação, aquele que preconiza a padronização das atividades, através da documentação elaborada e treinamento dos envolvidos é o de abordagem
Considerando os objetivos, características e condições de uso, avalie as seguintes afirmações sobre a RDA (Resource Description and Access).
I. Foi projetada para proporcionar uma estrutura coerente, flexível e extensível tanto para a descrição técnica quanto de conteúdo de todos os tipos de recursos.
II. Foi desenvolvida originalmente como um código de catalogação de recursos informacionais impressos em papel, com regras complementares que a tornam extensível a todos os tipos de mídias.
III. Tem estrutura que permite a descrição de todos os tipos de recursos, tanto de bibliotecas quanto de outras comunidades ligadas ao patrimônio cultural, como arquivos, museus ou repositórios digitais.
IV. Pode ser utilizada para a descrição tanto de recursos tradicionais quanto não tradicionais, analógicos e digitais, dentro e fora da biblioteca.
Assinale
O modelo FRBR (Functional Requirements for Bibliographic Records) identifica três grupos de entidades que são objetos de interesse para usuários de dados bibliográficos. As entidades do grupo 1 correspondem aos interesses pelos produtos da criação intelectual e artística, e suas definições se entrelaçam, evidenciando as relações primárias que existem entre elas. Relacione essas entidades com suas respectivas definições.
I. Obra.
II. Expressão.
III. Manifestação.
IV. Item.
P. a concretização em termos físicos da expressão de uma obra.
Q. a precisão do escopo e significado de uma obra.
R. a realização intelectual ou artística de uma obra na forma de notação alfanumérica, musical ou coreográfica, som, imagem, objeto, movimento, etc., ou qualquer combinação destas formas.
S. um exemplar individual de uma manifestação.
T. uma criação intelectual ou artística definida.
A sequência está correta em
Função organizada de resposta personalizada a um pedido explícito de informação documental ou de documentação é a definição
da comutação bibliográfica.
da atividade de seleção.
do processo de negociação de questões.
do intercâmbio bibliotecário.
do serviço de referência.
A declaração dos objetivos gerais da biblioteca, relacionados com a instituição e a comunidade servida, não é fundamental para a definição de uma política de seleção.
PORQUE
O reconhecimento e a aceitação de sua função social, através da definição de seus objetivos, é que determinarão os métodos e as práticas de seleção da biblioteca.
A análise dessas afirmações leva à conclusão de que
Considere as referências abaixo:
I. TORELLY. M. Almanaque para 1949: primeiro semestre ou Almanaque dA Manhã. Ed. fac-sim. São Paulo: Studioma: Arquivo do Estado, 1991. (Coleção Almanaques do Barão de Itararé). Contém iconografia e depoimentos sobre o autor.
II. INSTITUTO MOREIRA SALLES. São Paulo de Vincenzo Pastore: fotografias: de 26 de abril a 3 de agosto de 1997, Casa de Cultura de Poços de Caldas, Poços de Caldas, MG. [S.l.], 1997. 1 folder. Apoio Ministério da Cultura: Lei Federal de Incentivo à Cultura.
III. SÃO PAULO, SP. Museu da Imigração − S. Paulo: catálogo. São Paulo, 1997. 16 p. IV. BRASIL: roteiros turísticos. São Paulo: Folha da Manhã, 1995. [Inclui Mapa rodoviário.] 319p., il. (Roteiros turísticos Fiat).
Está correto o que consta APENAS em
I e III.
I e II.
II e III.
II e IV.
III e IV.
A facilidade com que um usuário interage com o catálogo de uma biblioteca física ou digital, um índice, uma base de dados bibliográficos e outros tipos de recursos informacionais é denominada
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...