Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Ao lado de bibliografias especializadas, índices e abstracts , as revisões de literatura servem como fontes de informação na identificação de trabalhos de interesse do pesquisador. Quanto ao tratamento e abordagem dados aos trabalhos analisados, as revisões de literatura podem ser classificadas em:
analíticas e de base.
temporais e temáticas.
históricas e de atualização.
bibliográficas e críticas.
descritivas e enumerativas.
Analise as duas afirmativas abaixo, relacionadas ao planejamento em serviços de informação.
I. Por não estar totalmente incorporado à rotina do bibliotecário, o planejamento, quando ocorre, é como atividade esporádica e não como atividade permanente. Como atividade esporádica, corre o risco de se limitar a fabricar planos como fins em si mesmos, perdendo de vista a ação. II. O planejamento em bibliotecas e unidades de informação localiza-se, frequentemente, nos níveis intermediário e operacional, sendo o planejamento estratégico uma prerrogativa dos níveis de direção da organização a que pertencem. Isso significa que o planejamento da unidade de informação deve ser coerente com os objetivos e estratégias definidos pela direção da organização e não, como às vezes observamos, navegar na direção oposta. Conclui-se das informações acima queapenas a afirmativa II está correta, pois atualmente o planejamento já está incorporado à rotina do bibliotecário.
as duas afirmativas estão incorretas.
apenas a afirmativa I está correta, pois o planejamento em bibliotecas e unidades de informação localiza-se frequentemente no nível estratégico, e não nos intermediário e operacional.
as duas afirmativas estão corretas.
a afirmativa II está apenas parcialmente correta, uma vez que é um exagero afirmar que o planejamento estratégico é uma prerrogativa dos níveis de direção da organização, enquanto a afirmativa I está incorreta, pois descaracteriza o conceito de planejamento, entendendo-o como uma atividade mecânica.
Permite ao gestor a definição do rumo a ser seguido por uma empresa visando otimizar a relação entre a instituição e o ambiente no qual está inserida.
A definição acima faz referênciaà gestão do conhecimento.
à gestão da qualidade.
à engenharia do trabalho.
ao planejamento estratégico.
à administração estratégica.
Em serviços de informação, autores como Barter Jr (1994) têm salientado que, a despeito de toda a revolução tecnológica e de instrumentos cada vez mais avançados para o controle e disponibilização de informações, o importante é o investimento
no pessoal qualificado para o atendimento dos clientes.
na aquisição de materiais de informação mais adequados às necessidades dos clientes.
em sistemas mais amigáveis para acesso aos materiais disponíveis.
em espaços físicos que possibilitem acessibilidade e conforto aos clientes dos serviços de informação.
na disponibilidade de acesso rápido aos documentos eletrônicos.
No que diz respeito aos relatórios como instrumentos de planejamento e avaliação em serviços de informação, é correto afirmar que
apenas os dados quantificáveis devem ser incluídos nos relatórios.
o uso de gráficos deve ser evitado na elaboração do relatório, preferindo-se a apresentação dos dados em formato de tabelas.
eles são elaborados a partir de dados registrados diariamente, e que são reunidos e analisados em períodos predeterminados.
a padronização de conceitos é pouco relevante na coleta dos dados que vão compor os relatórios.
eles são elaborados com a finalidade de servir como instrumento de marketing de serviços e produtos da biblioteca ou unidade de informação.
Um serviço de disseminação seletiva da informação envolve os seguintes processos: seleção, análise e indexação de documentos; levantamento do perfil de interesse dos usuários; e adoção de critérios que canalizem, periodicamente, as informações relevantes aos usuários. A afirmativa acima está
incorreta; os critérios da DSI são as próprias necessidades e interesses dos usuários do serviço.
correta; um serviço de DSI baseia-se no perfil geral dos usuários de uma unidade de informação.
incorreta; a indexação faz parte do serviço de armazenagem e recuperação da informação e não da DSI.
incorreta; a seleção de documentos não é feita pela DSI, mas sim pela área de desenvolvimento de coleções.
correta; a DSI é um canal de comunicação entre os documentos indexados e os usuários.
No processo de referência, segundo Grogan, a estratégia de busca depende de duas decisões técnicas: a) como o acervo será consultado e b) quais documentos serão consultados e em que ordem. A primeira dessas decisões diz respeito
ao conhecimento íntimo das várias fontes de informação disponíveis para pesquisa, à experiência em sua utilização e à intuição do bibliotecário.
a uma análise da questão para identificar seus conceitos e relações e traduzi-los para um enunciado de busca adequado à linguagem documentária.
à maneira como as informações são geralmente organizadas na biblioteca e, mais particularmente, nas fontes de informação existentes em seu acervo.
à seleção da categoria de fonte, das fontes específicas dentro dessa categoria e, por fim, dos pontos de acesso específicos a cada fonte.
ao tipo de recursos tecnológicos usados para a organização e a recuperação de informações e as ferramentas de busca disponíveis na biblioteca.
Sobre marketing em unidades de informação, é CORRETO afirmar:
Fazer a divulgação da biblioteca e demais unidades de informação com cartazes para promover eventos, ou elaborar folhetos e marcadores de livro com informações sobre os serviços prestados é um eficiente e suficiente plano de marketing.
Marketing trata-se de uma função social e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie somente a organização.
Marketing envolve análise, planejamento, implementação e controle de programas cuidadosamente formulados. Implica em perceber as expectativas, necessidades e desejos do mercado que pretende atender.
A biblioteca tem que observar, constantemente, todas as mudanças que ocorrem no macro e no micro ambiente para evitá-las.
Leia, atentamente, os seguintes itens, acerca do serviço de referência:
I. O serviço de referência é simplesmente a utilização proficiente do conteúdo de obras de referência (ou seus equivalentes eletrônicos).
II. O sucesso de um serviço de referência dependerá, em grande medida, da competência técnica e da qualidade humana do bibliotecário responsável por esse serviço.
III. O processo de referência é o nome que se dá à sucessão de etapas através das quais o bibliotecário de referência procura obter com rapidez e pertinência as respostas para as perguntas colocadas pelos utilizadores.
IV. O serviço de referência é padronizado, isto é, os serviços oferecidos são os mesmos para todo e para qualquer tipo de biblioteca.
Marque a alternativa CORRETA:
Apenas os itens I, II e III estão corretos.
Apenas os itens II e III estão corretos.
Apenas os itens II e IV estão corretos.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Instruções: Considere a informação a seguir, para responder às questões de números 41 e 42.
Segundo a norma brasileira para preparação de guias de bibliotecas, centros de informação e de documentação, a estrutura de um guia de unidade informacional é constituída de elementos essenciais e, quando necessária, acrescida de elementos complementares.
Considera-se elemento complementar
o tipo de unidade informacional.
o histórico da unidade informacional.
a abrangência do acervo: assuntos e tipos de documentos.
o acesso ao acervo: livre ou restrito.
o público a que se destina a unidade informacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...