Questões sobre Recursos e serviços de informação

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Acerca da preservação, conservação e restauração preventiva de documentos, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Todos os livros devem ser acomodados nas prateleiras na posição vertical, independente se forem volumosos, grandes e pesados.

  • B.

    É inadequado encapar com plástico volumes de muito uso.

  • C.

    É errado utilizar elásticos para amarrar volumes danificados. O correto é a utilização de cadarços ou barbantes largos.

  • D.

    Não é apropriado utilizar as prateleiras sem o auxílio de bibliocantos para amparar os volumes.

  • A.

    21 cm. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15). Bibliografia: p. 131-132. ISBN 85-228-0268-8.

  • B.

    21 cm. Bibliografia: p. 131-132. ISBN 85-228-0268-8.

  • C.

    137 p., 21 cm. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15). ISBN 85-228-0268-8.

  • D.

    Bibliografia: p. 131-132. ISBN 85-228-0268-8.

  • E.

    137 p., 21 cm. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15). Bibliografia: p. 131-132. ISBN 85-228-0268-8.

Na gestão de unidades de informação, é importante distinguir a diferença entre produtos e serviços. Nesse sentido, sabe-se que

  • A.

    os produtos parecem menos complexos que os serviços e o cliente sente-se qualificado para argumentar com o fornecedor.

  • B.

    muitas vezes, um cliente que recebeu um serviço insatisfatório jamais retorna, frustrando a tentativa de reverter os efeitos da primeira atuação.

  • C.

    é mais fácil a um prestador de serviço atender às expectativas de seu cliente.

  • D.

    os serviços raramente exigem o envolvimento do cliente.

  • E.

    a área de serviços deve orientar-se pelo capital ou pelo equipamento, enquanto a área industrial orienta- se pelas pessoas.

Um dos grandes desafios no marketing da informação é

  • A.

    adaptar os princípios do marketing à área de serviços.

  • B.

    quebrar as barreiras inconscientes que os profissionais da informação têm em relação ao uso do marketing em sua área de atuação.

  • C.

    convencer os responsáveis pela administração superior da importância das atividades de promoção da informação.

  • D.

    tornar percebível todo o potencial da própria informação, como recurso necessário seja no ambiente convencional, seja na Internet.

  • E.

    desenvolver na equipe profissional as aptidões necessárias para aplicação dos princípios de marketing no ambiente de informação, considerando os produtos tradicionais e os eletrônicos.

O papel do marketing nas unidades de informação é, principalmente,

  • A.

    zelar pela organização e eficiência das atividades de ação cultural, especialmente no que se refere à divulgação de exposições, mostras e conferências.

  • B.

    promover os serviços de informação para a comunidade, de forma a que todos tenham conhecimento de sua existência e dos serviços e produtos que disponibilizam.

  • C.

    evidenciar a importância de conhecer as necessidades informacionais de seus vários públicos, para que sejam desenvolvidos os produtos e serviços de informação adequados.

  • D.

    atuar como relações públicas da unidade de informação, garantindo a devida divulgação (e repercussão) de suas atividades nos órgãos de informação e comunicação.

  • E.

    garantir que o público-alvo tenha uma ideia precisa sobre aquilo que pode esperar dos serviços de informação.

  • A.

    [http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm]. 08/03/1999.

  • B.

    Consulta online em 8 de março de 1999.

  • C.

    [Material disponível na internet].

  • D.

  • E.

  • A.

    14 dez.

  • B.

    Seção 1.

  • C.

    p. 29514.

  • D.

    Estabelece multa em operações de importação, e dá outras providências.

  • E.

    de 11 de dezembro de 1997.

Considere as referências bibliográficas abaixo:

I. MEY, Eliane Serrão Alves. Catalogação e descrição bibliográfica: contribuições a uma teoria. Brasília, DF: ABDF, 1987.

II. MÃO-DE-OBRA e previdência. PESQUISA Nacional por Amostra de Domicílios, Rio de Janeiro, 1983. v. 7, Suplemento.

III. COSTA, V. R. À margem da lei. Em Pauta, Rio de Janeiro, n. 12, 1998. p. 131-138.

IV. ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

V. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939- . Trimestral. Absorveu Boletim Geográfico, do IBGE. Índice acumulado, 1939-1983. ISSN 0034-723X.

Estão corretas APENAS as referências

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e V.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    II e V.

Considerando os sistemas de recuperação da informação, analise as afirmativas a seguir:

I. Os sistemas de recuperação da informação podem ser avaliados de acordo com sua capacidade de suprir as necessidades dos usuários a partir de seus próprios recursos informacionais e suas possibilidades de se integrar a outros sistemas.

II. Os sistemas de recuperação automatizados, inicialmente, eram sistemas integrados, ou seja, desenvolvidos de modo a resolver problemas de busca de informações em acervos de várias bibliotecas.

III. Os sistemas de recuperação da informação têm sido tradicionalmente avaliados em termos de relevância e utilidade da informação e, mais recentemente, por meio de novos critérios, como qualidade, seletividade, veracidade, síntese e impacto da informação.

Marque a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

  • A.

    São corretas as afirmativas I e II.

  • B.

    São corretas as afirmativas I e III.

  • C.

    São corretas as afirmativas II e III.

  • D.

    As afirmativas I, II e III estão corretas.

As citações abaixo

I. Solimine (2010) ressalta que atualmente o conceito de retroalimentação é utilizado com um significado muito amplo, indicando qualquer tipo de interação recíproca entre variáveis.

II. "Com frequência há uma variedade maior de questões que apoiam a decisão de empregar uma metodologia PMM (Project Management Methodology) na gestão de projeto" (STANLEY, 2003, apud SOLIMINE, 2010, p. 153).

referem-se, respectivamente, à transcrição

  • A.

    direta de um texto em que se teve acesso ao original e transcrição não textual da(s) ideia(s) do autor consultado.

  • B.

    não textual da(s) ideia(s) do autor consultado e transcrição direta de um texto em que não se teve acesso ao original.

  • C.

    indireta de um texto em que não se teve acesso ao original e transcrição não textual da(s) ideia(s) do autor consultado.

  • D.

    textual da(s) ideia(s) do autor consultado e transcrição indireta de um texto em que se teve acesso ao original.

  • E.

    textual de parte de obra do autor consultado e transcrição direta de um texto em que não se teve acesso ao original.

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