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Acerca da preservação, conservação e restauração preventiva de documentos, é INCORRETO afirmar:
Todos os livros devem ser acomodados nas prateleiras na posição vertical, independente se forem volumosos, grandes e pesados.
É inadequado encapar com plástico volumes de muito uso.
É errado utilizar elásticos para amarrar volumes danificados. O correto é a utilização de cadarços ou barbantes largos.
Não é apropriado utilizar as prateleiras sem o auxílio de bibliocantos para amparar os volumes.
21 cm. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15). Bibliografia: p. 131-132. ISBN 85-228-0268-8.
21 cm. Bibliografia: p. 131-132. ISBN 85-228-0268-8.
137 p., 21 cm. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15). ISBN 85-228-0268-8.
Bibliografia: p. 131-132. ISBN 85-228-0268-8.
137 p., 21 cm. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15). Bibliografia: p. 131-132. ISBN 85-228-0268-8.
Na gestão de unidades de informação, é importante distinguir a diferença entre produtos e serviços. Nesse sentido, sabe-se que
os produtos parecem menos complexos que os serviços e o cliente sente-se qualificado para argumentar com o fornecedor.
muitas vezes, um cliente que recebeu um serviço insatisfatório jamais retorna, frustrando a tentativa de reverter os efeitos da primeira atuação.
é mais fácil a um prestador de serviço atender às expectativas de seu cliente.
os serviços raramente exigem o envolvimento do cliente.
a área de serviços deve orientar-se pelo capital ou pelo equipamento, enquanto a área industrial orienta- se pelas pessoas.
Um dos grandes desafios no marketing da informação é
adaptar os princípios do marketing à área de serviços.
quebrar as barreiras inconscientes que os profissionais da informação têm em relação ao uso do marketing em sua área de atuação.
convencer os responsáveis pela administração superior da importância das atividades de promoção da informação.
tornar percebível todo o potencial da própria informação, como recurso necessário seja no ambiente convencional, seja na Internet.
desenvolver na equipe profissional as aptidões necessárias para aplicação dos princípios de marketing no ambiente de informação, considerando os produtos tradicionais e os eletrônicos.
O papel do marketing nas unidades de informação é, principalmente,
zelar pela organização e eficiência das atividades de ação cultural, especialmente no que se refere à divulgação de exposições, mostras e conferências.
promover os serviços de informação para a comunidade, de forma a que todos tenham conhecimento de sua existência e dos serviços e produtos que disponibilizam.
evidenciar a importância de conhecer as necessidades informacionais de seus vários públicos, para que sejam desenvolvidos os produtos e serviços de informação adequados.
atuar como relações públicas da unidade de informação, garantindo a devida divulgação (e repercussão) de suas atividades nos órgãos de informação e comunicação.
garantir que o público-alvo tenha uma ideia precisa sobre aquilo que pode esperar dos serviços de informação.
[http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm]. 08/03/1999.
Consulta online em 8 de março de 1999.
[Material disponível na internet].
14 dez.
Seção 1.
p. 29514.
Estabelece multa em operações de importação, e dá outras providências.
de 11 de dezembro de 1997.
Considere as referências bibliográficas abaixo:
I. MEY, Eliane Serrão Alves. Catalogação e descrição bibliográfica: contribuições a uma teoria. Brasília, DF: ABDF, 1987.
II. MÃO-DE-OBRA e previdência. PESQUISA Nacional por Amostra de Domicílios, Rio de Janeiro, 1983. v. 7, Suplemento.
III. COSTA, V. R. À margem da lei. Em Pauta, Rio de Janeiro, n. 12, 1998. p. 131-138.
IV. ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
V. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939- . Trimestral. Absorveu Boletim Geográfico, do IBGE. Índice acumulado, 1939-1983. ISSN 0034-723X.
Estão corretas APENAS as referências
I e II.
I e III.
I e V.
II e IV.
II e V.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Considerando os sistemas de recuperação da informação, analise as afirmativas a seguir:
I. Os sistemas de recuperação da informação podem ser avaliados de acordo com sua capacidade de suprir as necessidades dos usuários a partir de seus próprios recursos informacionais e suas possibilidades de se integrar a outros sistemas.
II. Os sistemas de recuperação automatizados, inicialmente, eram sistemas integrados, ou seja, desenvolvidos de modo a resolver problemas de busca de informações em acervos de várias bibliotecas.
III. Os sistemas de recuperação da informação têm sido tradicionalmente avaliados em termos de relevância e utilidade da informação e, mais recentemente, por meio de novos critérios, como qualidade, seletividade, veracidade, síntese e impacto da informação.
Marque a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
São corretas as afirmativas I e II.
São corretas as afirmativas I e III.
São corretas as afirmativas II e III.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
As citações abaixo
I. Solimine (2010) ressalta que atualmente o conceito de retroalimentação é utilizado com um significado muito amplo, indicando qualquer tipo de interação recíproca entre variáveis.
II. "Com frequência há uma variedade maior de questões que apoiam a decisão de empregar uma metodologia PMM (Project Management Methodology) na gestão de projeto" (STANLEY, 2003, apud SOLIMINE, 2010, p. 153).
referem-se, respectivamente, à transcrição
direta de um texto em que se teve acesso ao original e transcrição não textual da(s) ideia(s) do autor consultado.
não textual da(s) ideia(s) do autor consultado e transcrição direta de um texto em que não se teve acesso ao original.
indireta de um texto em que não se teve acesso ao original e transcrição não textual da(s) ideia(s) do autor consultado.
textual da(s) ideia(s) do autor consultado e transcrição indireta de um texto em que se teve acesso ao original.
textual de parte de obra do autor consultado e transcrição direta de um texto em que não se teve acesso ao original.
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