Questões sobre Recursos e serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que apresenta a principal característica de um serviço de disseminação da informação.

  • A.

    Direcionamento a usuários individuais ou grupo de usuários.

  • B.

    Especificação dos parâmetros de pesquisa.

  • C.

    Representação de informações/documentos.

  • D.

    Utilização de tecnologias de ponta.

Quanto ao serviço de referência, é correto afirmar que

  • A.

    livros e enciclopédias continuam a constar como os itens mais consultados como fontes de informação.

  • B.

    a não existência do contato pessoa/pessoa não é uma barreira para o serviço.

  • C.

    bases de dados, revistas eletrônicas, blogs, sites, resumos online e uma infinidade de fontes eletrônicas ainda são pouco utilizados como fontes de pesquisa.

  • D.

    ele foi pouco afetado pelo crescimento da Internet e das novas formas de interação oferecidas por esse mecanismo.

  • E.

    é possível conceber um modelo único que descreva todas as transações ocorridas tanto no balcão de referência da biblioteca tradicional como nas transações realizadas por via eletrônica.

No que diz respeito à disseminação da informação, o Senado Federal desenvolve um trabalho especializado voltado, exclusivamente, aos seus usuários prioritários: senadores, diretores, consultores legislativos e as comissões do Senado Federal. Oferece os seguintes tipos de serviços, EXCETO:

  • A.

    levantamento semanal temático de notícias publicadas em jornais e revistas

  • B.

    pesquisas especiais e exaustivas sobre um tema específico.

  • C.

    treinamento no uso racional de recursos da biblioteca e das fontes de informação.

  • D.

    relação periódica de informações sobre a temática de interesse dos usuários.

A definição

“Difusão automática, selecionada, permanente e personalizada de informações correntes, relativas a assuntos específicos”

de autoria de Murilo Bastos Cunha e Cordélia Robalinho de Oliveira Cavalcanti, diz respeito

  • A.

    à avaliação de documentos primários.

  • B.

    à identificação de descritores.

  • C.

    ao serviço de atendimento ao usuário.

  • D.

    ao empréstimo inter-bibliotecas.

  • E.

    à disseminação seletiva da informação.

De acordo com os princípios de referência, catalogação e classificação, julgue os itens que se seguem.

Na referência de obra online, devem constar informações sobre o endereço eletrônico, que serão redigidas entre os sinais gráficos denominados aspas e precedidas da expressão Disponível em e da data de acesso ao documento, a qual, por sua vez, será precedida da expressão Acesso em e, opcionalmente, acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 88 a 93, relativos a estudos de usuários.

Para se implantar um serviço de alerta voltado para a disseminação da informação por meio de uma unidade de informação, é necessário definir a relação custo-benefício, antes da implantação de serviços ou da criação de produtos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos serviços de referência de uma biblioteca, assinale a opção correta.

  • A.

    Tudo que é feito em todos os outros setores de uma biblioteca, como catalogação, indexação, processos técnicos e aquisição, volta-se para o setor de referência, pois é neste setor que se encontra a razão final de toda existência de uma biblioteca: o usuário.

  • B.

    Os sítios de relacionamento social são ferramentas que permitem uma interação com usuário, dificilmente conseguida com o uso de outros meios de comunicação.

  • C.

    Como o usuário tem o costume de definir a biblioteca física pela presença do bibliotecário, o chat reference também pode prover uma situação similar no mundo da web.

  • D.

    A pessoa que realiza a tradução da informação buscada para um documento de mesmo conteúdo, realiza a atividade de aleatoriamente sem a necessidade em atender a necessidade informacional.

  • E.

    O serviço de referência funciona como seletor entre o conhecimento disponibilizado e o usuário que fará uso desse conhecimento.

Para Nice Menezes de Figueiredo, o processo de Referência é uma estrutura composta por seis etapas ou passos: análise da mensagem, negociação da questão de referência, estratégia de busca, busca, análise da resposta e renegociação. A negociação da questão de referência pode ser retomada na sexta etapa, caso o resultado alcançado não satisfaça às necessidades do usuário, por meio de procedimento denominado

  • A. estudo de uso.
  • B. diagnóstico da questão inicial.
  • C. processo de busca.
  • D. entrevista de referência.
  • E. avaliação cognitiva.

Acerca de recursos e serviços de informação digitais, julgue os próximos itens.

É possível calcular o índice h por meio da base de dados Scopus.

  • C. Certo
  • E. Errado

A conclusão do processo de Referência leva à necessária verificação do êxito no atendimento às necessidades informacionais do usuário. Essa verificação pode ocorrer sob dois pontos de vista: do bibliotecário, que coteja a resposta com a questão apresentada pelo usuário e do usuário, que coteja essa resposta com sua necessidade de informação. Tais pontos de vista levam, respectivamente, a julgamentos de

  • A. propriedade e precisão.
  • B. especificidade e qualidade.
  • C. organização e acesso.
  • D. revocação e exaustividade.
  • E. relevância e pertinência.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...