Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que apresenta a principal característica de um serviço de disseminação da informação.
Direcionamento a usuários individuais ou grupo de usuários.
Especificação dos parâmetros de pesquisa.
Representação de informações/documentos.
Utilização de tecnologias de ponta.
Quanto ao serviço de referência, é correto afirmar que
livros e enciclopédias continuam a constar como os itens mais consultados como fontes de informação.
a não existência do contato pessoa/pessoa não é uma barreira para o serviço.
bases de dados, revistas eletrônicas, blogs, sites, resumos online e uma infinidade de fontes eletrônicas ainda são pouco utilizados como fontes de pesquisa.
ele foi pouco afetado pelo crescimento da Internet e das novas formas de interação oferecidas por esse mecanismo.
é possível conceber um modelo único que descreva todas as transações ocorridas tanto no balcão de referência da biblioteca tradicional como nas transações realizadas por via eletrônica.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
No que diz respeito à disseminação da informação, o Senado Federal desenvolve um trabalho especializado voltado, exclusivamente, aos seus usuários prioritários: senadores, diretores, consultores legislativos e as comissões do Senado Federal. Oferece os seguintes tipos de serviços, EXCETO:
levantamento semanal temático de notícias publicadas em jornais e revistas
pesquisas especiais e exaustivas sobre um tema específico.
treinamento no uso racional de recursos da biblioteca e das fontes de informação.
relação periódica de informações sobre a temática de interesse dos usuários.
A definição
Difusão automática, selecionada, permanente e personalizada de informações correntes, relativas a assuntos específicos
de autoria de Murilo Bastos Cunha e Cordélia Robalinho de Oliveira Cavalcanti, diz respeito
à avaliação de documentos primários.
à identificação de descritores.
ao serviço de atendimento ao usuário.
ao empréstimo inter-bibliotecas.
à disseminação seletiva da informação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
De acordo com os princípios de referência, catalogação e classificação, julgue os itens que se seguem.
Na referência de obra online, devem constar informações sobre o endereço eletrônico, que serão redigidas entre os sinais gráficos denominados aspas e precedidas da expressão Disponível em e da data de acesso ao documento, a qual, por sua vez, será precedida da expressão Acesso em e, opcionalmente, acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens de 88 a 93, relativos a estudos de usuários.
Para se implantar um serviço de alerta voltado para a disseminação da informação por meio de uma unidade de informação, é necessário definir a relação custo-benefício, antes da implantação de serviços ou da criação de produtos.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca dos serviços de referência de uma biblioteca, assinale a opção correta.
Tudo que é feito em todos os outros setores de uma biblioteca, como catalogação, indexação, processos técnicos e aquisição, volta-se para o setor de referência, pois é neste setor que se encontra a razão final de toda existência de uma biblioteca: o usuário.
Os sítios de relacionamento social são ferramentas que permitem uma interação com usuário, dificilmente conseguida com o uso de outros meios de comunicação.
Como o usuário tem o costume de definir a biblioteca física pela presença do bibliotecário, o chat reference também pode prover uma situação similar no mundo da web.
A pessoa que realiza a tradução da informação buscada para um documento de mesmo conteúdo, realiza a atividade de aleatoriamente sem a necessidade em atender a necessidade informacional.
O serviço de referência funciona como seletor entre o conhecimento disponibilizado e o usuário que fará uso desse conhecimento.
Para Nice Menezes de Figueiredo, o processo de Referência é uma estrutura composta por seis etapas ou passos: análise da mensagem, negociação da questão de referência, estratégia de busca, busca, análise da resposta e renegociação. A negociação da questão de referência pode ser retomada na sexta etapa, caso o resultado alcançado não satisfaça às necessidades do usuário, por meio de procedimento denominado
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de recursos e serviços de informação digitais, julgue os próximos itens.
É possível calcular o índice h por meio da base de dados Scopus.
A conclusão do processo de Referência leva à necessária verificação do êxito no atendimento às necessidades informacionais do usuário. Essa verificação pode ocorrer sob dois pontos de vista: do bibliotecário, que coteja a resposta com a questão apresentada pelo usuário e do usuário, que coteja essa resposta com sua necessidade de informação. Tais pontos de vista levam, respectivamente, a julgamentos de
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...