Questões sobre Recursos e serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. funcionalidade.
  • B. usabilidade.
  • C. tempestividade.
  • D. acessibilidade.
  • E. sense making.

O serviço de referência compreende todas as atividades voltadas, direta ou indiretamente à prestação de serviços ao usuário. Sendo assim, a função do serviço de referência é

  • A.

    elaborar referências bibliográficas.

  • B.

    auxiliar os usuários e utilizarem o correio eletrônico.

  • C.

    fornecer assistência aos usuários quanto à formatação de trabalhos técnicos e científicos.

  • D.

    a assistência, direta e pessoal dentro da biblioteca, às pessoas que buscam informações para qualquer finalidade, tornando a informação tão acessível quanto seja possível.

  • E.

    realizar ações de cunho gerencial, administrando não só seu setor, mas todos os setores da biblioteca.

A respeito da preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos, julgue os itens subsequentes.

Entre as operações de conservação de documentos arquivísticos em papel, a desinfestação é uma das mais utilizadas, sendo a fumigação o método de desinfestação mais eficiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O serviço de referência digital procura transpor o serviço de referência tradicional para o ambiente digital. No que diz respeito a esse tipo de serviço, julgue os próximos itens.

No tocante à educação do usuário, o serviço de referência virtual aproxima-se do conceito de Web 2.0, uma vez que utiliza, prioritariamente, blogs e wikis para promover a produção de conteúdo colaborativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O serviço de referência digital procura transpor o serviço de referência tradicional para o ambiente digital. No que diz respeito a esse tipo de serviço, julgue os próximos itens.

Pela sua capacidade de sincronia, os serviços de referência digital classificam-se em assíncronos e síncronos. O correio eletrônico, o chat e a videoconferência são exemplos de serviços síncronos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para obter maior conhecimento sobre os clientes de uma unidade de informação, quando estes estão em interação direta com o serviço de informação, em virtude das limitações das técnicas de observação direta, como alternativa disponível cita(m)-se

  • A. pesquisa de opinião.
  • B. conhecimento intuitivo.
  • C. sondagens.
  • D. grupos de foco.
  • E. entrevistas.

O serviço de referência digital procura transpor o serviço de referência tradicional para o ambiente digital. No que diz respeito a esse tipo de serviço, julgue os próximos itens.

O modelo cooperativo de serviço de referência digital está em ascensão atualmente. Nesse modelo, duas ou mais bibliotecas combinam e compartilham as ferramentas de referência digital, além das perguntas dos usuários e respostas fornecidas pela biblioteca.

  • C. Certo
  • E. Errado

O serviço de referência digital procura transpor o serviço de referência tradicional para o ambiente digital. No que diz respeito a esse tipo de serviço, julgue os próximos itens.

Com a expansão do uso dos canais informais de comunicação, como os disponíveis nas redes sociais, o serviço de referência digital assume, também, uma natureza mais informal. Sendo assim, a implantação desse tipo de serviço prescinde de processos complexos como aqueles relacionados ao planejamento e à definição de políticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Serviço que consiste em direcionar novos itens de informação, de qualquer que seja a fonte, para aqueles pontos onde a probabilidade de seu uso, em conexão com o interesse corrente do usuário seja alta, denominamos de:

  • A.

    Serviço de Referência

  • B.

    DSI

  • C.

    CUTTER

  • D.

    PHA

  • E.

    DGM

Assinale a opção correta acerca do serviço de referência.

  • A.

    As bibliografias e índices são utilizados no serviço de referência para ampliar a consulta e identificar fontes de informação que não se encontram necessariamente no acervo da biblioteca da instituição.

  • B.

    Os usuários utilizam a linguagem documentária para expressar sua necessidade de informação ao atendente do serviço de referência.

  • C.

    O setor de referência compreende um conjunto de serviços que a biblioteca oferece a seus usuários e que compreende a orientação e auxílio ao usuário, a divulgação das atividades da biblioteca e o controle do uso e empréstimo de material existente no acervo.

  • D.

    Por ser um serviço que demanda o deslocamento do usuário para o local onde se encontra a biblioteca, o serviço de referência apresenta menor procura em relação aos serviços de busca de informação que usam os recursos da Web.

  • E. O processo de referência compreende duas etapas: o processo de busca e a resposta ao usuário.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...