Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne a serviço de referência, julgue os itens subsequentes.
Organização do processo de referência, eficiência, extensão do serviço, processo de comunicação, qualidade das respostas, uso do serviço e métodos de avaliação são categorias gerais que reúnem os principais critérios de avaliação da qualidade de serviços de referência digital.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação a linguagens documentárias, julgue o item a seguir.
Observando as linguagens documentárias (LD) e o comportamento das línguas linguagem natural (LN) evidencia-se um aspecto semelhante entre elas: as LD trabalham com descritores e termos-chave que são entidades bastante semelhantes aos lexemas da LN, na medida em que, nos sistemas dos quais fazem parte, correspondem a unidades portadoras de forma e significado.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção que relaciona corretamente conceito ou técnica de gestão de qualidade total com a situação que descreve sua aplicação em serviços de informação.
Padronização de rotinas: para alcançar a satisfação total dos clientes, as unidades de informação que adotam a padronização de rotinas buscam, primeiramente, saber como eles avaliam os produtos ou serviços que lhes são oferecidos.
Política de normalização de processos: cada indivíduo na biblioteca compreende e adota a filosofia da melhoria constante, e todos os processos ou atividades são submetidos a controle estatístico.
Certificação de serviços de informação: as unidades de informação adotam-na facilmente, porque a certificação permite constatar aspectos comuns entre a gestão de qualidade e a necessidade de maior e melhor atuação diante das mudanças ocorridas no cenário nacional e internacional.
Atribuição de critérios de qualidade de produtos e serviços da biblioteca segundo a visão do cliente: as unidades de informação que adotam a padronização de rotinas, por meio da elaboração de manuais, de procedimentos operacionais e de fluxogramas de processos repetitivos, têm ampliado a oferta de produtos e serviços, disponibilizando a informação, o mais rápido possível, a seus usuários.
Método Deming: as unidades de informação que adotam esse método definem claramente os objetivos a serem atingidos, as normas a serem utilizadas e as características do serviço final desejado.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da gestão da rotina diária das unidades de informação, assinale a opção correta.
Todo processo de rotina é constituído por um conjunto de causas que produzem um efeito. As causas que compõem um processo não são apenas as que são conhecidas e controladas, mas também as que não se conhecem e não se controlam.
Toda unidade de informação possui inúmeros fluxos de produção, que se repetem diariamente, sendo chamados de processos repetitivos os que compõem esses fluxos.
Implantar uma rotina significa implementar o gerenciamento dos processos e delegá-lo ao seu operador.
A consistência, a repetibilidade e a rapidez na execução de uma tarefa ou atividade são diretamente proporcionais às ferramentas de trabalho disponíveis, sejam estas automatizadas ou não.
Todas as bibliotecas têm o objetivo diário de promover novos conhecimentos a sua comunidade acadêmica, sendo este o único meio seguro para garantir que continuem a existir.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
I (água E abastecimento) OU (fornecimento)
II água E (abastecimento OU fornecimento)
Considerando a submissão simultânea das expressões de busca acima ao mesmo sistema de recuperação de informações, assinale a opção correta.
A expressão de busca II apresentará como resultado o conjunto formado pela união dos conjuntos de documentos que tratam de água, abastecimento ou fornecimento.
A expressão de busca I apresentará como resultado o conjunto de documentos que tratam de água e também de abastecimento, além de todos os documentos que tratam de fornecimento.
A expressão de busca I apresentará como resultado o conjunto formado pela interseção entre o conjunto de documentos que tratam de água e o conjunto de documentos que tratam de abastecimento ou de fornecimento.
As expressões de busca I e II são equivalentes e apresentarão necessariamente como resultado o mesmo conjunto de documentos.
As expressões de busca I e II são distintas, sendo que a expressão I apresentará necessariamente como resultado um conjunto maior de documentos que a expressão II.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O planejamento, a implementação e a oferta de serviços de informação, tanto em ambiente digital quanto em ambiente tradicional, devem ter como foco central o usuário, incluindo seu comportamento, suas necessidades, suas demandas, suas expectativas e suas atitudes em relação à informação.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta.
Comportamento informacional é todo comportamento humano relacionado às fontes e aos canais de informação, incluindo a busca ativa e passiva de informação e o seu uso.
Entre as variáveis que influenciam no processo de busca da informação, estão as pessoais, étnicas, emocionais, educacionais, demográficas, sociais, religiosas, econômicas e aquelas relativas às fontes de informação.
Por conta dos avanços nas tecnologias e nos sistemas de informação a partir da década de 80 do século XX, os estudos sobre comportamento e necessidades informacionais deixaram de enfatizar a perspectiva do usuário e passaram a valorizar os sistemas de informação propriamente ditos. Ao mesmo tempo, os métodos quantitativos passaram a ser mais utilizados nesse tipo de estudo em substituição aos qualitativos.
No âmbito da biblioteconomia e da ciência da informação, estudos de uso e estudos de usuários são expressões sinônimas que dizem respeito à identificação, ao entendimento e à tradução das necessidades e dos comportamentos informacionais dos usuários.
A abordagem da informação com valor agregado de Taylor, a abordagem do processo construtivista de Kuhlthau, o modelo de comportamento informacional de Wilson e a Lei de Bradford são modelos teóricos que fundamentam os estudos de usuários qualitativos.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O planejamento, a implementação e a oferta de serviços de informação, tanto em ambiente digital quanto em ambiente tradicional, devem ter como foco central o usuário, incluindo seu comportamento, suas necessidades, suas demandas, suas expectativas e suas atitudes em relação à informação.
Ainda acerca desse tema, assinale a opção correta.
Estudos de usuários são indicados para bibliotecas convencionais, enquanto estudos de comportamento informacional são realizados no contexto de serviços de informação em ambiente digital, como bibliotecas digitais e repositórios institucionais.
Questionário, entrevista, observação e análise do conteúdo são métodos de análise de dados quantitativos amplamente utilizados em estudos de usuários.
Entre as variáveis que influenciam as necessidades de informação dos usuários, aquelas relacionadas a fatores demográficos dizem respeito à situação da necessidade específica, premência interna e externa, grau de urgência e complexidade, ou seja, as de fácil ou de difícil solução.
Com a intenção de identificar e entender as necessidades e o comportamento informacional, a abordagem do Sense-Making, de Brenda Dervin, enfatiza o aspecto processual de construção da informação pelo indivíduo e considera que, na busca de criação de significado, as pessoas se movem ao longo de um continuum de tempo-espaço em constante mutação.
As proposições da abordagem do estado anômalo do conhecimento sugerem que as necessidades de informação têm sua gênese nas necessidades fisiológicas, cognitivas e afetivas dos indivíduos, não se tratando, portanto, de necessidade primária, mas sim secundária.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A escassez de recursos é frequentemente apontada como uma das principais razões para a avaliação contínua de bibliotecas e outros tipos de unidades de informação, de modo que estas possam garantir sua sobrevivência. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
No contexto da avaliação de serviços de informação, a relação custo-benefício refere-se à otimização na alocação de recursos, ou seja, quanto melhor a alocação de recursos, melhor será a qualidade do serviço que se consegue com determinado volume de gastos.
Mais do que um instrumento prático de administração, a avaliação deve ser vista primeiramente como um exercício intelectual a ser realizado por gerentes de bibliotecas.
A aplicação do termo obsolescência ao material de bibliotecas refere-se à desatualização das informações inscritas nos documentos. Tal fenômeno é claramente observável em livros da área de ciência da computação, engenharia de redes e mecatrônica.
A avaliação de um serviço de informação pode ser subjetiva ou objetiva. Muito embora os estudos de avaliação subjetivos sejam importantes, a avaliação terá sua utilidade máxima se for realizada por meio de estudos objetivos, ou seja, analítica, diagnóstica e com resultados quantificáveis.
As coleções de referência frequentemente são objetos de avaliação das bibliotecas, sobretudo por conta da facilidade de coleta de dados de uso com o emprego, por exemplo, do método de marcas nas lombadas das fontes de referência deixadas sobre as mesas pelos leitores.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O compartilhamento da informação e a criação e implementação de parcerias torna-se cada vez mais a base para o fortalecimento de ações que possibilitam efetivamente acesso à informação nos diferentes segmentos da sociedade. Para tanto, a constituição de redes de informação tornou-se um imperativo no contexto das bibliotecas e unidades de informação. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
A rede Bibliodata é uma rede cooperativa de bibliotecas brasileiras cujos acervos estão representados no catálogo coletivo Bibliodata, além disso apresenta indexação e resumos de modo cooperativo.
O modelo de organização e funcionamento da BDTD não permite caracterizá-la como uma rede, pois além de software, é necessária a adoção de padrões que permitam a interoperabilidade entre os sistemas.
O OAI-PMH (On-line Access Information Protocol Malware Handheld) é um software utilizado na comunidade científica para criar interfaces amigáveis em provedores de serviços.
No ambiente informacional das instituições, o conceito de rede e o de sistema possuem o mesmo sentido.
A adoção de padrões e normas, na descrição de recursos informacionais, é fundamental para os serviços e as unidades de informação que queiram estar inseridos no contexto da cooperação nacional e internacional.
Qual a fonte de informação geográfica secundária que oferece cobertura ampla das pesquisas mais recentes, publicadas nas áreas de geografia econômica, geografia social e estudos de planejamento e que constitui fonte de atualização e referência em geografia humana?
Geographical Abstracts-Human Geography.
Geographical Names Information System.
Orbis Geographicus.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...