Questões sobre Recursos e serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que concerne a serviço de referência, julgue os itens subsequentes.

Organização do processo de referência, eficiência, extensão do serviço, processo de comunicação, qualidade das respostas, uso do serviço e métodos de avaliação são categorias gerais que reúnem os principais critérios de avaliação da qualidade de serviços de referência digital.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a linguagens documentárias, julgue o item a seguir.

Observando as linguagens documentárias (LD) e o comportamento das línguas — linguagem natural (LN) — evidencia-se um aspecto semelhante entre elas: as LD trabalham com descritores e termos-chave que são entidades bastante semelhantes aos lexemas da LN, na medida em que, nos sistemas dos quais fazem parte, correspondem a unidades portadoras de forma e significado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que relaciona corretamente conceito ou técnica de gestão de qualidade total com a situação que descreve sua aplicação em serviços de informação.

  • A.

    Padronização de rotinas: para alcançar a satisfação total dos clientes, as unidades de informação que adotam a padronização de rotinas buscam, primeiramente, saber como eles avaliam os produtos ou serviços que lhes são oferecidos.

  • B.

    Política de normalização de processos: cada indivíduo na biblioteca compreende e adota a filosofia da melhoria constante, e todos os processos ou atividades são submetidos a controle estatístico.

  • C.

    Certificação de serviços de informação: as unidades de informação adotam-na facilmente, porque a certificação permite constatar aspectos comuns entre a gestão de qualidade e a necessidade de maior e melhor atuação diante das mudanças ocorridas no cenário nacional e internacional.

  • D.

    Atribuição de critérios de qualidade de produtos e serviços da biblioteca segundo a visão do cliente: as unidades de informação que adotam a padronização de rotinas, por meio da elaboração de manuais, de procedimentos operacionais e de fluxogramas de processos repetitivos, têm ampliado a oferta de produtos e serviços, disponibilizando a informação, o mais rápido possível, a seus usuários.

  • E.

    Método Deming: as unidades de informação que adotam esse método definem claramente os objetivos a serem atingidos, as normas a serem utilizadas e as características do serviço final desejado.

A respeito da gestão da rotina diária das unidades de informação, assinale a opção correta.

  • A.

    Todo processo de rotina é constituído por um conjunto de causas que produzem um efeito. As causas que compõem um processo não são apenas as que são conhecidas e controladas, mas também as que não se conhecem e não se controlam.

  • B.

    Toda unidade de informação possui inúmeros fluxos de produção, que se repetem diariamente, sendo chamados de processos repetitivos os que compõem esses fluxos.

  • C.

    Implantar uma rotina significa implementar o gerenciamento dos processos e delegá-lo ao seu operador.

  • D.

    A consistência, a repetibilidade e a rapidez na execução de uma tarefa ou atividade são diretamente proporcionais às ferramentas de trabalho disponíveis, sejam estas automatizadas ou não.

  • E.

    Todas as bibliotecas têm o objetivo diário de promover novos conhecimentos a sua comunidade acadêmica, sendo este o único meio seguro para garantir que continuem a existir.

I (água E abastecimento) OU (fornecimento)

II água E (abastecimento OU fornecimento)

Considerando a submissão simultânea das expressões de busca acima ao mesmo sistema de recuperação de informações, assinale a opção correta.

  • A.

    A expressão de busca II apresentará como resultado o conjunto formado pela união dos conjuntos de documentos que tratam de água, abastecimento ou fornecimento.

  • B.

    A expressão de busca I apresentará como resultado o conjunto de documentos que tratam de água e também de abastecimento, além de todos os documentos que tratam de fornecimento.

  • C.

    A expressão de busca I apresentará como resultado o conjunto formado pela interseção entre o conjunto de documentos que tratam de água e o conjunto de documentos que tratam de abastecimento ou de fornecimento.

  • D.

    As expressões de busca I e II são equivalentes e apresentarão necessariamente como resultado o mesmo conjunto de documentos.

  • E.

    As expressões de busca I e II são distintas, sendo que a expressão I apresentará necessariamente como resultado um conjunto maior de documentos que a expressão II.

O planejamento, a implementação e a oferta de serviços de informação, tanto em ambiente digital quanto em ambiente tradicional, devem ter como foco central o usuário, incluindo seu comportamento, suas necessidades, suas demandas, suas expectativas e suas atitudes em relação à informação.

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta.

  • A.

    Comportamento informacional é todo comportamento humano relacionado às fontes e aos canais de informação, incluindo a busca ativa e passiva de informação e o seu uso.

  • B.

    Entre as variáveis que influenciam no processo de busca da informação, estão as pessoais, étnicas, emocionais, educacionais, demográficas, sociais, religiosas, econômicas e aquelas relativas às fontes de informação.

  • C.

    Por conta dos avanços nas tecnologias e nos sistemas de informação a partir da década de 80 do século XX, os estudos sobre comportamento e necessidades informacionais deixaram de enfatizar a perspectiva do usuário e passaram a valorizar os sistemas de informação propriamente ditos. Ao mesmo tempo, os métodos quantitativos passaram a ser mais utilizados nesse tipo de estudo em substituição aos qualitativos.

  • D.

    No âmbito da biblioteconomia e da ciência da informação, estudos de uso e estudos de usuários são expressões sinônimas que dizem respeito à identificação, ao entendimento e à tradução das necessidades e dos comportamentos informacionais dos usuários.

  • E.

    A abordagem da informação com valor agregado de Taylor, a abordagem do processo construtivista de Kuhlthau, o modelo de comportamento informacional de Wilson e a Lei de Bradford são modelos teóricos que fundamentam os estudos de usuários qualitativos.

O planejamento, a implementação e a oferta de serviços de informação, tanto em ambiente digital quanto em ambiente tradicional, devem ter como foco central o usuário, incluindo seu comportamento, suas necessidades, suas demandas, suas expectativas e suas atitudes em relação à informação.

Ainda acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    Estudos de usuários são indicados para bibliotecas convencionais, enquanto estudos de comportamento informacional são realizados no contexto de serviços de informação em ambiente digital, como bibliotecas digitais e repositórios institucionais.

  • B.

    Questionário, entrevista, observação e análise do conteúdo são métodos de análise de dados quantitativos amplamente utilizados em estudos de usuários.

  • C.

    Entre as variáveis que influenciam as necessidades de informação dos usuários, aquelas relacionadas a fatores demográficos dizem respeito à situação da necessidade específica, premência interna e externa, grau de urgência e complexidade, ou seja, as de fácil ou de difícil solução.

  • D.

    Com a intenção de identificar e entender as necessidades e o comportamento informacional, a abordagem do Sense-Making, de Brenda Dervin, enfatiza o aspecto processual de construção da informação pelo indivíduo e considera que, na busca de criação de significado, as pessoas se movem ao longo de um continuum de tempo-espaço em constante mutação.

  • E.

    As proposições da abordagem do estado anômalo do conhecimento sugerem que as necessidades de informação têm sua gênese nas necessidades fisiológicas, cognitivas e afetivas dos indivíduos, não se tratando, portanto, de necessidade primária, mas sim secundária.

A escassez de recursos é frequentemente apontada como uma das principais razões para a avaliação contínua de bibliotecas e outros tipos de unidades de informação, de modo que estas possam garantir sua sobrevivência. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    No contexto da avaliação de serviços de informação, a relação custo-benefício refere-se à otimização na alocação de recursos, ou seja, quanto melhor a alocação de recursos, melhor será a qualidade do serviço que se consegue com determinado volume de gastos.

  • B.

    Mais do que um instrumento prático de administração, a avaliação deve ser vista primeiramente como um exercício intelectual a ser realizado por gerentes de bibliotecas.

  • C.

    A aplicação do termo obsolescência ao material de bibliotecas refere-se à desatualização das informações inscritas nos documentos. Tal fenômeno é claramente observável em livros da área de ciência da computação, engenharia de redes e mecatrônica.

  • D.

    A avaliação de um serviço de informação pode ser subjetiva ou objetiva. Muito embora os estudos de avaliação subjetivos sejam importantes, a avaliação terá sua utilidade máxima se for realizada por meio de estudos objetivos, ou seja, analítica, diagnóstica e com resultados quantificáveis.

  • E.

    As coleções de referência frequentemente são objetos de avaliação das bibliotecas, sobretudo por conta da facilidade de coleta de dados de uso com o emprego, por exemplo, do método de marcas nas lombadas das fontes de referência deixadas sobre as mesas pelos leitores.

O compartilhamento da informação e a criação e implementação de parcerias torna-se cada vez mais a base para o fortalecimento de ações que possibilitam efetivamente acesso à informação nos diferentes segmentos da sociedade. Para tanto, a constituição de redes de informação tornou-se um imperativo no contexto das bibliotecas e unidades de informação. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    A rede Bibliodata é uma rede cooperativa de bibliotecas brasileiras cujos acervos estão representados no catálogo coletivo Bibliodata, além disso apresenta indexação e resumos de modo cooperativo.

  • B.

    O modelo de organização e funcionamento da BDTD não permite caracterizá-la como uma rede, pois além de software, é necessária a adoção de padrões que permitam a interoperabilidade entre os sistemas.

  • C.

    O OAI-PMH (On-line Access Information – Protocol Malware Handheld) é um software utilizado na comunidade científica para criar interfaces amigáveis em provedores de serviços.

  • D.

    No ambiente informacional das instituições, o conceito de rede e o de sistema possuem o mesmo sentido.

  • E.

    A adoção de padrões e normas, na descrição de recursos informacionais, é fundamental para os serviços e as unidades de informação que queiram estar inseridos no contexto da cooperação nacional e internacional.

Qual a fonte de informação geográfica secundária que oferece cobertura ampla das pesquisas mais recentes, publicadas nas áreas de geografia econômica, geografia social e estudos de planejamento e que constitui fonte de atualização e referência em geografia humana?

  • A.

    Geographical Abstracts-Human Geography.

  • B.

    Geographical Names Information System.

  • C. US Bureau of Census.
  • D. Information Sources in Cartograhy.
  • E.

    Orbis Geographicus.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...