Questões sobre Recursos e serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A aplicação de técnicas de marketing em serviços e produtos de informação poderá ser uma alternativa para otimizar os recursos disponíveis nas unidades de informação, alcançando os objetivos e resultados esperados por meio de uma estratégia de ação efetiva. Essa estratégia deve atender às demandas, considerando os próprios valores do contexto em que ela se insere, sem perder de vista a

  • A.

    totalidade do ser humano.

  • B.

    relação custo-benefício.

  • C.

    relação custo-eficácia.

  • D.

    imagem da unidade de informação.

  • E.

    segmentação do mercado.

Entre os serviços de referência das bibliotecas, estão as atividades de mostrar aos usuários como utilizar melhor seu potencial informativo, incluindo também visitas orientadas, palestras etc. Esse serviço é comumente chamado de

  • A.

    serviços formais de alerta.

  • B.

    orientação formal.

  • C.

    orientação informal.

  • D.

    instrução bibliográfica.

  • E.

    orientação para pesquisa.

No setor de referência de uma biblioteca especializada, os seguintes itens: listagem de novos materiais, sumários correntes, circulação de periódicos, boletins informativos e disseminação seletiva da informação, são atividades relacionadas

  • A.

    à orientação dos usuários.

  • B.

    à provisão de documentos.

  • C.

    aos serviços formais de alerta.

  • D.

    aos serviços de provisão de informações.

  • E.

    à provisão de auxílio bibliográfico.

Na avaliação dos resultados de uma busca bibliográfica, nos serviços de referência de uma biblioteca, o coeficiente ou índice de precisão, refere-se à

  • A.

    porcentagem de itens ou documentos recuperados, que são relevantes para o tema da busca.

  • B.

    proporção entre todos os documentos sobre um assunto que podem ser recuperados e o total de documentos conhecidos pelo usuário, antes da busca.

  • C.

    relação dos assuntos contidos em um documento e a quantidade desses assuntos que são recuperados.

  • D.

    capacitação para fazer uso de conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para recuperar informações.

  • E.

    realização de busca cuidadosa e sistemática da literatura, visando a seleção da resposta adequada e correta.

Objetiva modificar os sistemas de trabalho para adequar a atividade neles existentes às características, habilidades e limitações das pessoas com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro.

A definição acima faz referência à

  • A.

    fisiologia do trabalho.

  • B.

    ergonomia.

  • C.

    engenharia do trabalho.

  • D.

    engenharia de produção.

  • E.

    haptonomia.

Não é, nem significa simplesmente vender, tampouco se limita apenas à divulgação ou à propaganda. Suas ações não começam com os produtos e os serviços, começam com o cliente.

A definição de Sueli Angélica do Amaral refere-se

  • A.

    ao marketing.

  • B.

    ao planejamento estratégico.

  • C.

    ao empreendedorismo.

  • D.

    à gestão de relacionamento com o cliente.

  • E.

    à comunicação organizacional.

Nas organizações que busquem alcançar produtividade, qualidade e competitividade, a gestão da qualidade em serviços de informação deve

contemplar processos voltados exclusivamente para a qualidade intrínseca do produto ou serviço de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas organizações que busquem alcançar produtividade, qualidade e competitividade, a gestão da qualidade em serviços de informação deve

orientar-se pela busca da excelência na prestação de serviços e se concentrar nas questões econômicas, a fim de melhorar a qualidade com redução de custos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da padronização de publicações seriadas elaboradas segundo as normas técnicas de documentação, julgue os itens subsequentes.

Na referência bibliográfica de artigos, o nome da editora do periódico deve ser indicado como figura no documento, abreviando-se os prenomes e suprimindo-se as palavras que designem a sua natureza jurídica ou comercial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da padronização de publicações seriadas elaboradas segundo as normas técnicas de documentação, julgue os itens subsequentes.

Na referência bibliográfica de artigos, a indicação da periodicidade é feita tanto em meses quanto em estações ou divisões do ano, no idioma original da publicação e de forma abreviada.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...