Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito de serviço de referência, julgue os itens seguintes.
A melhoria da resposta ao usuário, em um processo de referência, independe do quanto o usuário é claro e objetivo ao formular a sua demanda por informação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito de serviço de referência, julgue os itens seguintes.
Programas de orientação e instrução de usuários para a utilização eficaz dos serviços de uma unidade informacional fazem parte do processo de referência.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.
O serviço de referência tradicional e o digital pressupõem necessariamente a prestação de assistência presencial ou remota do bibliotecário aos leitores em busca de informação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.
As bibliotecas participantes do QuestionPoint, serviço de referência colaborativo criado pela Library of Congress e a OCLC (Online Computer Library Center), permanecem interligadas em rede e estão disponíveis a qualquer usuário, em qualquer parte do mundo, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Além disso, oferecem ao usuário a possibilidade de acessar o sistema por navegação por meio de telefone celular.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.
As expressões referência virtual, referência digital, serviços de informação na Internet, referência permanente e referência em tempo real são utilizadas para descrever serviços de referência que utilizam tecnologia digital de uma ou outra maneira.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.
Questões de referência de caráter administrativo e de orientação espacial, consultas sobre autor ou título e consultas de localização de fatos, diferentemente de consultas de assunto ou buscas temáticas, são consideradas de natureza autolimitante.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.
Uma das principais dificuldades para a implantação de serviços de referência digital é a escassez de software livres ou gratuitos para tal finalidade, e as bibliotecas nem sempre dispõem de recursos financeiros para adquirir licenças de software.Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne a serviço de referência, julgue os itens subsequentes.
O processo de referência, sinônimo de serviço de referência, é linear e abrange as etapas seguidas pelo bibliotecário ao dar assistência ao usuário que necessita de informação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne a serviço de referência, julgue os itens subsequentes.
As bibliotecas digitais podem realizar o serviço de referência digital de duas maneiras: o modo independente, em que cada biblioteca digital desenvolve seu próprio serviço, políticas, procedimentos e padrões de consultas e qualidade, e o modo cooperativo, em que duas ou mais bibliotecas combinam e compartilham as ferramentas de referência digital e as perguntas e respostas aos usuários.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne a serviço de referência, julgue os itens subsequentes.
O LiveHelp, oferecido pelo National Cancer Institute, é um serviço de referência digital assíncrono, do tipo AsK-An-Expert.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...