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Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Para suprir as necessidades de informação dos usuários, as atividades do setor de referência ou informação abrangem desde o tradicional serviço de referência até a moderna busca de dados online. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
As bibliotecas que dispensam localização física para disseminar informações, constituindo-se, simplesmente, em um conjunto de mecanismos eletrônicos que facilitam a localização da demanda informacional e que interligam recursos e usuários, denominam-se bibliotecas híbridas.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos serviços de referência, julgue os itens a seguir.
No serviço de difusão seletiva da informação, o boletim bibliográfico reúne cópias das páginas do sumário das publicações periódicas, o que possibilita ao usuário, ao consultá-lo, informar-se sobre o conteúdo de um grande número de revistas.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos serviços de referência, julgue os itens a seguir.
No âmbito dos serviços de disseminação seletiva de informação, a relevância consiste em avaliar se os documentos recuperados interessam ou não ao usuário.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos serviços de referência, julgue os itens a seguir.
A consulta no local, a comutação, a circulação, o fornecimento de cópias e a preparação de traduções são atividades do serviço de referência relativas à provisão de informações.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, relativos ao serviço de referência.
A cooperação e o compartilhamento de recursos entre bibliotecas são orientações fundamentais, principalmente para suas atividades-meio, mas não são necessárias para a prestação de serviços-fim, como é o caso dos serviços de referência. Isso ocorre, sobretudo, devido ao uso cada vez mais intenso e facilitado de tecnologias de informação e comunicação na mediação da relação entre bibliotecários e usuários, o que torna as bibliotecas independentes uma das outras na prestação desse tipo de serviço.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, relativos ao serviço de referência.
Serviços de notificação corrente, também conhecidos como serviços de alerta, e sistemas de disseminação seletiva da informação dizem respeito à mesma atividade. A única diferença entre eles é que os primeiros ocorrem em tempo real, ou seja, corrente, enquanto os últimos ocorrem de modo assíncrono.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, relativos ao serviço de referência.
O serviço de referência compreende aqueles serviços prestados diretamente aos usuários, presencialmente ou mediados por tecnologias.
Na implantação de um sistema de informação administrativa, a etapa na qual os dados coletados são combinados ou sintetizados, possibilitando análises e informações mais precisas, chama-se
alocação de recursos.
utilização administrativa da informação.
produção e tratamento da informação.
coleta de dados.
disseminação da informação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos serviços de referência tradicional e virtual, julgue os itens seguintes.
As consultas de localização de fatos demandam assistência limitada do bibliotecário e caracterizam-se por serem simples e fáceis de serem respondidas pelo bibliotecário de referência.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A abordagem denominada estado anômalo do conhecimento, conhecida pela sigla ASK (anomalous state of knowledge) tem sido empregada em estudos de usuários e serviços de referência. Essa abordagem
não se aplica a situações em que a tarefa de busca de informação é uma tarefa simples, como, por exemplo, procurar resposta para uma informação factual.
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