Questões sobre Recursos e serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O elemento mais importante na organização de um programa de manutenção de acervos que, quando bem concebido, permite a uma instituição desenvolver projetos de modo coerente e sistemático, utilizar recursos limitados de maneira eficiente e alcançar resultados positivos, é o:

  • A.

    planejamento.

  • B.

    orçamento.

  • C.

    ambiente

  • D.

    usuário

  • E.

    acervo.

O sistema de localização fixa é recomendado para bibliotecas onde a conservação do livro é condição para a salvaguarda de seu conteúdo porque, nesse sistema, os livros são organizados segundo sua:

  • A.

    materialidade

  • B.

    extensão.

  • C.

    antiguidade.

  • D.

    raridade.

  • E.

    qualidade.

A Web Ontology Language possui três sublinguagens, aquela que fornece suporte para aqueles usuários que necessitam primeiramente de uma hierarquia de classificações e de restrições simples é a OWL

  • A.

    OIL.

  • B.

    DL.

  • C.

    Schema.

  • D.

    Full.

  • E.

    Lite.

Para que uma taxonomia possa funcionar como um mecanismo que permita a integração das informações, é necessário que entre os diversos sistemas de uma instituição exista

  • A.

    naturalidade.

  • B.

    flexibilidade

  • C.

    adaptabilidade

  • D.

    conformidade.

  • E.

    interoperabilidade.

Acerca da implantação de um plano de marketing para bibliotecas, julgue os itens a seguir.

A auditoria de marketing envolve a análise dos ambientes externo e interno da unidade de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A função de marketing relaciona-se ao estabelecimento de trocas voluntárias de valores entre a organização e seus mercados. Julgue os itens a seguir acerca dessa relação de troca.

A administração de marketing deve garantir que as trocas em marketing desenvolvam-se de forma contínua e sistemática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da implantação de um plano de marketing para bibliotecas, julgue os itens a seguir.

Quando realizadas isoladamente, as atividades de promoção restringem o potencial das técnicas mercadológicas, daí advindo a necessidade do plano de marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

A função de marketing relaciona-se ao estabelecimento de trocas voluntárias de valores entre a organização e seus mercados. Julgue os itens a seguir acerca dessa relação de troca.

O marketing visa obter o melhor ajuste das relações de troca, ou seja, entre a demanda do mercado e a oferta da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os relatórios são instrumentos de planejamento e avaliação dos serviços de uma biblioteca. Julgue os itens que se seguem, acerca da elaboração desses relatórios.

O relatório é também um instrumento de marketing da biblioteca e apresenta a vantagem de fornecer informação em profundidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

As tecnologias da informação e da comunicação possibilitaram às bibliotecas universitárias o aperfeiçoamento dos serviços de informação tradicionais e a criação de novos serviços. Acerca desses serviços, julgue os itens subseqüentes.

Nos serviços de pergunta e resposta, as informações são coletadas e formuladas segundo as especificações do usuário, o que implica, em geral, a avaliação e a síntese das informações coletadas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...