Questões sobre Recursos e serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de serviços de notificação corrente, julgue os itens que se seguem.

Os serviços de notificação corrente utilizam buscas em bases de dados bibliográficas, bases de dados de texto integral e bases de dados de sumários de periódicos. Como as estratégias de busca são formuladas com operadores booleanos, as bases de dados multimídia não são contempladas nesses serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

As tecnologias da informação e da comunicação possibilitaram às bibliotecas universitárias o aperfeiçoamento dos serviços de informação tradicionais e a criação de novos serviços. Acerca desses serviços, julgue os itens subseqüentes.

No serviço de pesquisa bibliográfica, cabe ao bibliotecário ajudar o usuário a definir corretamente seu problema informacional, em função do uso pretendido para a informação demandada. Após a correta identificação do problema, o bibliotecário deve indicar fontes de informação a serem utilizadas para a pesquisa direta ou para realizar a pesquisa delegada.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de serviços de notificação corrente, julgue os itens que se seguem.

A tecnologia RSS (Rich Site Summary) aplica-se à produção de serviços de notificação corrente de periódicos impressos e eletrônicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta relativa a serviço de notificação corrente.

  • A.

    É composto apenas de serviços externos, como os serviços de páginas de sumário da British Library.

  • B.

    Contém índices articulados de assunto, baseado em estudos de usuário.

  • C.

    Mantém os usuários da informação a par dos progressos que ocorrem em seu campo.

  • D.

    Tem por objetivo primordial o fornecimento de documentos (por correio, por fax e digitalizados).

Para tornar uma atitude adequada em relação aos produtos e serviços de informação em uma biblioteca universitária orientada para o marketing, a biblioteca deve realizar as atividades

  • A.

    esforçando-se para produzir o que deve oferecer.

  • B.

    em função da eficiência operacional.

  • C.

    perante as solicitações dos usuários.

  • D.

    direcionadas para redução dos custos de produção.

O marketing em bibliotecas universitárias proporciona benefícios para a própria biblioteca, para os clientes e para a mantenedora. Nesse contexto, a pesquisa de mercado é

  • A.

    vista como um produto no sentido do próprio marketing, pois é útil para ampliar o nível de conhecimento dos consumidores.

  • B.

    um processo de levantamento de dados sobre os consumidores da informação, atuais e potenciais, visando formular melhores planos para o futuro.

  • C.

    entendida como um dos diferentes meios disponíveis para assegurar a acessibilidade dos produtos aos clientes.

  • D.

    um dos aspectos da estratégia de ação de marketing, que consiste em dividir o mercado em partes heterogêneas, como parte do mix do marketing.

Caracteriza-se pela comunicação direcionada, de forma individualizada, procurando manter os usuários informados sobre as últimas publicações de acordo com um perfil de interesses, e envolvendo a coleta e análise de informações segundo a sua relevância e a divulgação de dados.

Trata-se do serviço de

  • A.

    indexação e recuperação de informações.

  • B.

    atendimento ao usuário.

  • C.

    estratégia de busca de informação.

  • D.

    disseminação seletiva da informação.

  • E.

    gestão de relacionamento com o usuário.

A figura acima apresenta os principais conceitos

  • A.

    do planejamento.

  • B.

    da administração.

  • C.

    do marketing.

  • D.

    da promoção.

  • E.

    da qualidade.

Com a vantagem de prover um ponto central de acesso aos recursos de informação de uma empresa, assume o papel, sem precedentes, de integrador universal, constituindo um novo instrumento de gestão de informação e conhecimento nas organizações. Trata-se

  • A.

    da inteligência de negócios.

  • B.

    da gestão do conhecimento.

  • C.

    do mecanismo de busca automatizada.

  • D.

    da universidade corporativa.

  • E.

    do portal corporativo.

A necessidade da opinião de um especialista para aquisição de uma obra, verificando o quanto a informação registrada é correta e rigorosa, objetiva manter a coerência do acervo formado e desenvolvido ao longo do tempo, evidenciando o critério de seleção de

  • A.

    imparcialidade

  • B.

    autoridade

  • C.

    atualidade

  • D.

    cobertura

  • E.

    precisão

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...