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Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de serviços de notificação corrente, julgue os itens que se seguem.
Os serviços de notificação corrente utilizam buscas em bases de dados bibliográficas, bases de dados de texto integral e bases de dados de sumários de periódicos. Como as estratégias de busca são formuladas com operadores booleanos, as bases de dados multimídia não são contempladas nesses serviços.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As tecnologias da informação e da comunicação possibilitaram às bibliotecas universitárias o aperfeiçoamento dos serviços de informação tradicionais e a criação de novos serviços. Acerca desses serviços, julgue os itens subseqüentes.
No serviço de pesquisa bibliográfica, cabe ao bibliotecário ajudar o usuário a definir corretamente seu problema informacional, em função do uso pretendido para a informação demandada. Após a correta identificação do problema, o bibliotecário deve indicar fontes de informação a serem utilizadas para a pesquisa direta ou para realizar a pesquisa delegada.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de serviços de notificação corrente, julgue os itens que se seguem.
A tecnologia RSS (Rich Site Summary) aplica-se à produção de serviços de notificação corrente de periódicos impressos e eletrônicos.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta relativa a serviço de notificação corrente.
É composto apenas de serviços externos, como os serviços de páginas de sumário da British Library.
Contém índices articulados de assunto, baseado em estudos de usuário.
Mantém os usuários da informação a par dos progressos que ocorrem em seu campo.
Tem por objetivo primordial o fornecimento de documentos (por correio, por fax e digitalizados).
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para tornar uma atitude adequada em relação aos produtos e serviços de informação em uma biblioteca universitária orientada para o marketing, a biblioteca deve realizar as atividades
esforçando-se para produzir o que deve oferecer.
em função da eficiência operacional.
perante as solicitações dos usuários.
direcionadas para redução dos custos de produção.
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O marketing em bibliotecas universitárias proporciona benefícios para a própria biblioteca, para os clientes e para a mantenedora. Nesse contexto, a pesquisa de mercado é
vista como um produto no sentido do próprio marketing, pois é útil para ampliar o nível de conhecimento dos consumidores.
um processo de levantamento de dados sobre os consumidores da informação, atuais e potenciais, visando formular melhores planos para o futuro.
entendida como um dos diferentes meios disponíveis para assegurar a acessibilidade dos produtos aos clientes.
um dos aspectos da estratégia de ação de marketing, que consiste em dividir o mercado em partes heterogêneas, como parte do mix do marketing.
Caracteriza-se pela comunicação direcionada, de forma individualizada, procurando manter os usuários informados sobre as últimas publicações de acordo com um perfil de interesses, e envolvendo a coleta e análise de informações segundo a sua relevância e a divulgação de dados.
Trata-se do serviço de
indexação e recuperação de informações.
atendimento ao usuário.
estratégia de busca de informação.
disseminação seletiva da informação.
gestão de relacionamento com o usuário.
A figura acima apresenta os principais conceitos
do planejamento.
da administração.
do marketing.
da promoção.
da qualidade.
Com a vantagem de prover um ponto central de acesso aos recursos de informação de uma empresa, assume o papel, sem precedentes, de integrador universal, constituindo um novo instrumento de gestão de informação e conhecimento nas organizações. Trata-se
da inteligência de negócios.
da gestão do conhecimento.
do mecanismo de busca automatizada.
da universidade corporativa.
do portal corporativo.
A necessidade da opinião de um especialista para aquisição de uma obra, verificando o quanto a informação registrada é correta e rigorosa, objetiva manter a coerência do acervo formado e desenvolvido ao longo do tempo, evidenciando o critério de seleção de
imparcialidade
autoridade
atualidade
cobertura
precisão
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