Questões sobre Recursos e serviços de informação

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"Consiste numa intervenção na rotina da organização, usando conceitos e métodos das ciências sociais para avaliar o estado da organização num determinado momento. Seus objetivos específicos são: identificar pontos fortes e fracos na estrutura e no funcionamento da organização; compreender a natureza e as causas dos problemas ou desafios apresentados; descobrir formas de solucionar esses problemas; e melhorar a eficiência e a eficácia organizacionais".

A definição acima, apresentada por Maria Christina Barbosa de Almeida em seu livro "Planejamento de Bibliotecas e Serviços de Informação", refere-se

  • a.

    ao diagnóstico organizacional.

  • b.

    à avaliação de serviços.

  • c.

    à análise de contexto.

  • d.

    ao planejamento estratégico.

  • e.

    aos indicadores de desempenho.

O relatório anual constitui um instrumento de planejamento e avaliação de serviços de biblioteca. Nesse sentido, ele possibilita

  • a.

    a revisão de metas e propósitos estabelecidos.

  • b.

    uma forma de diálogo com os clientes, demonstrando a efetividade dos recursos aplicados no serviço.

  • c.

    um processo de aprofundamento do plano de trabalho em desenvolvimento.

  • d.

    um momento de reflexão em que se analisa a situação existente e se avaliam os resultados alcançados e os problemas encontrados.

  • e.

    a definição de projetos prioritários.

No caso de dúvida sobre a necessidade de determinado material ao acervo da biblioteca, o profissional pode, ao invés de descartá-lo, colocá-lo em local reservado, de forma a poder, no correr do tempo, melhor avaliar essa necessidade. Conhecida como remanejamento, essa providência deve, no entanto, possibilitar

  • a.

    período de remanejamento que não exceda um semestre.

  • b.

    perfeito estado físico dos itens remanejados.

  • c.

    ocupação de pouco espaço físico.

  • d.

    identificação como material em análise.

  • e.

    acessibilidade do material.

Durante a negociação de uma questão de referência, um processo complexo de comunicação se estabelece entre o usuário e o bibliotecário. Acerca desse processo, julgue os itens que se seguem.

O uso de alguns filtros, como a motivação e as características pessoais do usuário, auxiliam o bibliotecário a compreender e a categorizar as necessidades de informação do usuário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir acerca da adoção de uma abordagem tradicional ou cognitiva no serviço de referência.

Na abordagem tradicional, o foco é a orientação do usuário na busca de informação, enquanto o objetivo é o processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir acerca da adoção de uma abordagem tradicional ou cognitiva no serviço de referência.

Na abordagem cognitiva, o papel central do serviço de referência é a provisão de informações e o objetivo da busca de informação é o produto, isto é, o conjunto de informações entregue como resposta ao usuário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir acerca da adoção de uma abordagem tradicional ou cognitiva no serviço de referência.

Nas duas abordagens, o bibliotecário tem uma postura próativa e cria condições que estimulam o gerenciamento da busca pelo usuário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes relativos à norma ABNT 10518/2005 – Guias de unidades de informação.

As informações relativas ao acervo, tais como abrangência, tipo de acesso e dados quantitativos, são consideradas informações complementares.

  • C. Certo
  • E. Errado

A compatibilidade é um dos problemas a serem solucionados para que os sistemas de informação possam intercambiar dados. A respeito de compatibilidade entre sistemas de informação, julgue os itens a seguir.

Compatibilidade é sinônimo de similaridade ou de equivalência absoluta entre sistemas de informação bibliográfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Unidades de informação podem obter benefícios pela utilização das chamadas ferramentas da qualidade. Dentre essas, destaca-se o gráfico que, por meio das coordenadas cartesianas, mostra o comportamento de uma variável específica, durante um período de tempo definido, e que pode também ser utilizado para acompanhar o atendimento a questões de referência ou empréstimo interbibliotecas.

Essa ferramenta é conhecida como

  • A. carta de tendências.
  • B. diagrama de dispersão.
  • C. gráfico espinha-de-peixe.
  • D. diagrama de Pareto.
  • E. análise do campo de forças.
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