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"Consiste numa intervenção na rotina da organização, usando conceitos e métodos das ciências sociais para avaliar o estado da organização num determinado momento. Seus objetivos específicos são: identificar pontos fortes e fracos na estrutura e no funcionamento da organização; compreender a natureza e as causas dos problemas ou desafios apresentados; descobrir formas de solucionar esses problemas; e melhorar a eficiência e a eficácia organizacionais".
A definição acima, apresentada por Maria Christina Barbosa de Almeida em seu livro "Planejamento de Bibliotecas e Serviços de Informação", refere-se
ao diagnóstico organizacional.
à avaliação de serviços.
à análise de contexto.
ao planejamento estratégico.
aos indicadores de desempenho.
O relatório anual constitui um instrumento de planejamento e avaliação de serviços de biblioteca. Nesse sentido, ele possibilita
a revisão de metas e propósitos estabelecidos.
uma forma de diálogo com os clientes, demonstrando a efetividade dos recursos aplicados no serviço.
um processo de aprofundamento do plano de trabalho em desenvolvimento.
um momento de reflexão em que se analisa a situação existente e se avaliam os resultados alcançados e os problemas encontrados.
a definição de projetos prioritários.
No caso de dúvida sobre a necessidade de determinado material ao acervo da biblioteca, o profissional pode, ao invés de descartá-lo, colocá-lo em local reservado, de forma a poder, no correr do tempo, melhor avaliar essa necessidade. Conhecida como remanejamento, essa providência deve, no entanto, possibilitar
período de remanejamento que não exceda um semestre.
perfeito estado físico dos itens remanejados.
ocupação de pouco espaço físico.
identificação como material em análise.
acessibilidade do material.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Durante a negociação de uma questão de referência, um processo complexo de comunicação se estabelece entre o usuário e o bibliotecário. Acerca desse processo, julgue os itens que se seguem.
O uso de alguns filtros, como a motivação e as características pessoais do usuário, auxiliam o bibliotecário a compreender e a categorizar as necessidades de informação do usuário.
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Julgue os itens a seguir acerca da adoção de uma abordagem tradicional ou cognitiva no serviço de referência.
Na abordagem tradicional, o foco é a orientação do usuário na busca de informação, enquanto o objetivo é o processo.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir acerca da adoção de uma abordagem tradicional ou cognitiva no serviço de referência.
Na abordagem cognitiva, o papel central do serviço de referência é a provisão de informações e o objetivo da busca de informação é o produto, isto é, o conjunto de informações entregue como resposta ao usuário.
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Julgue os itens a seguir acerca da adoção de uma abordagem tradicional ou cognitiva no serviço de referência.
Nas duas abordagens, o bibliotecário tem uma postura próativa e cria condições que estimulam o gerenciamento da busca pelo usuário.
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Julgue os itens subseqüentes relativos à norma ABNT 10518/2005 Guias de unidades de informação.
As informações relativas ao acervo, tais como abrangência, tipo de acesso e dados quantitativos, são consideradas informações complementares.
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A compatibilidade é um dos problemas a serem solucionados para que os sistemas de informação possam intercambiar dados. A respeito de compatibilidade entre sistemas de informação, julgue os itens a seguir.
Compatibilidade é sinônimo de similaridade ou de equivalência absoluta entre sistemas de informação bibliográfica.
Unidades de informação podem obter benefícios pela utilização das chamadas ferramentas da qualidade. Dentre essas, destaca-se o gráfico que, por meio das coordenadas cartesianas, mostra o comportamento de uma variável específica, durante um período de tempo definido, e que pode também ser utilizado para acompanhar o atendimento a questões de referência ou empréstimo interbibliotecas.
Essa ferramenta é conhecida como
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