Questões sobre Recursos e serviços de informação

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Na gestão de unidades de informação, é importante ter clara a diferença entre produtos e serviços. Nesse sentido, o profissional deve considerar que

  • A. os serviços parecem mais complexos, ou seja, o cliente sente-se mais dependente do produtor.
  • B. a produção, a entrega e o consumo dos produtos ocorrem freqüentemente ao mesmo tempo.
  • C. serviços são facilmente reparados.
  • D. é relativamente fácil para os clientes avaliar a qualidade de um serviço.
  • E. os produtos permanecem com o cliente.

Em serviços de informação, os indicadores são escolhidos

  • A. em função do ambiente, dos procedimentos e dos processos.
  • B. a partir de conceitos de consenso de determinado grupo.
  • C. pela definição dos aspectos que se deseja avaliar ou pelas perguntas avaliativas.
  • D. em correlação com diferentes parâmetros de avaliação.
  • E. de acordo com as tendências predominantes no ambiente organizacional.

A implantação de processos de avaliação em unidades de informação que não estejam preocupadas com a qualidade de seus serviços e produtos e com a satisfação dos clientes demanda um esforço considerável e somente conseguirá

  • A. ser bem-sucedida quando considerar devidamente as percepções dos bibliotecários.
  • B. sucesso se contar com o apoio dos escalões superiores.
  • C. ter seus resultados assimilados quando realizada por avaliadores externos.
  • D. sucesso se contar com o apoio dos clientes.
  • E. ser bem-sucedida pelo trabalho consciente do grupo envolvido e com uma liderança forte.

Neusa Dias de Macedo afirma que serviço de referência e informação "é o momento em que

  • A. a entrevista de referência está em seu auge, com o usuário exercendo seu papel de entrevistador".
  • B. conceitos diferenciados se entrecruzam no afã de buscar a resposta correta".
  • C. o acervo de documentos se transforma em acervo informacional".
  • D. o acervo, arena onde se digladiam as idéias, perde o manto do desconhecido e permite que as informações sejam nele encontradas".
  • E. o fluxo da informação começa a ser construído, motivado pela questão de referência".

O usuário chega à biblioteca, conversa com o bibliotecário e aguarda enquanto este vai ao acervo à procura de materiais para atender à questão formulada. Segundo Nice Figueiredo, o exemplo acima cumpriu quatro etapas do processo de referência, ou seja,

  • A. a análise da mensagem, a negociação da questão, a busca e a análise da resposta.
  • B. a negociação da questão, a estratégia de busca, a busca e a análise da resposta.
  • C. a estratégia de busca, a busca, a análise da resposta e a renegociação.
  • D. a análise da mensagem, a negociação da questão, a estratégia de busca e a busca.
  • E. a negociação da questão, a estratégia de busca, a análise da resposta e a renegociação.

Costuma-se afirmar que a informação é um recurso. Para a administração de unidades de informação,

  • A. o seu valor não é afetado pelo uso.
  • B. deve estar disponível apenas para grupos específicos, por ser um recurso escasso.
  • C. tem valor e pode ser administrada como outros recursos.
  • D. não está sujeita a leis de oferta e demanda, sendo um recurso infinito.
  • E. independe das características do consumidor.

O sucesso de um projeto em unidades de informação está diretamente relacionado com o conhecimento

  • A. da cultura organizacional e do prazo para sua execução.
  • B. dos recursos disponíveis e da área em que será realizado.
  • C. das implicações econômicas e da sistemática para implementação.
  • D. da realidade social e do contexto em que será aplicado.
  • E. dos benefícios a serem obtidos e do apoio da instituição mantenedora.

Sobre a depredação de materiais em bibliotecas, Oswaldo F. Almeida Junior afirma que

  • A. processos administrativos com punições severas para combater a depredação só ocasionam problemas ainda maiores.
  • B. esse problema é eterno e praticamente sem solução para as bibliotecas.
  • C. as campanhas educativas pouco adiantam, visto que são incapazes de implementar ações punitivas eficazes.
  • D. a transformação do livre acesso ao acervo em acesso fechado deve ser considerada entre as opções prioritárias no combate à depredação.
  • E. é preciso utilizar metodologias apropriadas para avaliar a eficácia das campanhas educativas em bibliotecas.

Trabalho de planejamento que visa à obtenção de acervos seletivos, dinâmicos e integrados à comunidade, o desenvolvimento de coleções

restringe-se a duas atividades: aquisição e seleção de material bibliográfico.

  • C. Certo
  • E. Errado

O marketing e seus princípios básicos têm sido adotados por muitos administradores de bibliotecas. Considerando uma visão moderna de marketing em bibliotecas, julgue os itens a seguir.

Há aumento de custo no desenvolvimento de programas de comunicação para diferentes segmentos e os resultados não se mostram mais significativos por essa estratégia de marketing em relação aos obtidos por uma campanha que utiliza folhetos, cartazes e vídeos publicitários relativos aos serviços da biblioteca.

  • C. Certo
  • E. Errado
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