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Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Luccas e Seripieri (1995), enfatizando as causas da degradação do papel ocasiona-das pelos insetos afirmam:
Como atacam preferencialmente publicações antigas e encadernadas em couro, estas deverão ser examinadas minuciosamente, procuran-do-se localizar orifícios produzidos pela larva ou a presença do pó ca-racterístico nas estantes ou no próprio livro... Os volumes atacados ou suspeitos devem ser separados para tratamento e guardados em salas separadas para posterior serviço de expurgo. Esta rotina deverá ser efetuada na biblioteca pelo menos uma vez por ano entre os meses de julho a outubro, quando as larvas alcançam de 3 a 5 milímetros e antes da fase adulta.
Nesse trecho os autores apresentam medidas profiláticas para evitar o ataque de:
cupins (termitas)
traças (tisanuros)
baratas (blattaria)
brocas (anobrideos)
Entre os agentes exteriores físicos que danificam os documentos estão
Segundo Nice Figueiredo, ao acompanhar as etapas do processo de referência, no caso de um usuário não se satisfazer com as respostas apresentadas, o bibliotecário deve seguir para o sexto passo que é a
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Shiyali Ramamrita Ranganathan define o serviço de referência como "o processo de estabelecer contato pessoal entre o usuário e seus documentos de uma maneira pessoal." Nessa afirmativa, a expressão "seus documentos" significa:
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
O principal instrumento de negociação do bibliotecário de referência é, segundo Denis Grogan, a entrevista de referência. Para ser um ouvinte, o bibliotecário deve
Na determinação da qualidade em serviços de informação, é importante distinguir a diferença entre produtos e serviços. Nesse sentido, sabe-se que os serviços
são intangíveis.
podem ser objeto de reparação ou conserto.
podem ser armazenados de modo a satisfazer as necessidades do cliente.
raramente exigem o envolvimento do cliente.
implicam em facilidade de avaliação pelo cliente.
Em uma conferência realizada nos EUA, em 1876, Samuel Sweet Green apresenta a primeira proposta para o estabelecimento de um "serviço de referência" formalizado nas bibliotecas. É correto afirmar, assim, que o Serviço de Referência surge em concomitância com
a criação da ALA e o surgimento dos estudos de usuários.
o surgimento da Ciência da Informação e dos estudos de usuários.
as cinco leis de Ranganathan e as primeiras propostas de Marketing aplicado a bibliotecas.
a Classificação Decimal de Dewey e a criação da ALA.
as primeiras propostas de Marketing aplicado a bibliotecas e o surgimento da Ciência da Informação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta segundo os princípios do manifesto da UNESCO sobre bibliotecas públicas e do manifesto da IFLA sobre a Internet.
Por envolver custos de comunicação e de instalação de equipamentos específicos, o acesso à Internet pode ser cobrado dos usuários de bibliotecas e serviços de informação.
Os serviços da biblioteca devem ser adaptados às necessidades das comunidades das zonas urbanas e rurais.
Todos os governos devem ser incentivados a promoverem o apoio à livre circulação da informação acessível pela Internet, por meio de bibliotecas e serviços de informação, e a censurarem ou inibirem o acesso à Internet, segundo as categorias de usuários desses serviços.
A biblioteca pública deve ser de responsabilidade do governo federal, o qual deve garantir, no orçamento da União, os recursos para o funcionamento dela.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta acerca do serviço de referência em bibliotecas.
O serviço de referência é definido como o serviço prestado no balcão de atendimento da biblioteca, por meio da utilização proficiente de obras de referência ou seus equivalentes em meio eletrônico.
Na prestação do serviço de referência, não há perguntas inaceitáveis, pois não cabe ao bibliotecário julgar se deve ou não atender determinados tipos de demandas dos usuários.
As fontes utilizadas para apoio ao serviço de referência incluem fontes impressas e orais.
As buscas mais eficazes são aquelas em que a estratégia de busca é definida de forma rígida para evitar a recuperação de material irrelevante.
Visando aclarar e melhor definir a questão apresentada pelo usuário, o bibliotecário de referência, segundo Nice Figueiredo, deve se utilizar da
entrevista de referência, incluída na negociação da questão.
estratégia de busca, parte da análise da mensagem.
negociação da questão, logo após a análise da resposta.
análise da mensagem, como parte da busca.
análise da resposta, inserida na entrevista de referência.
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