Questões sobre Recursos e serviços de informação

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Luccas e Seripieri (1995), enfatizando as causas da degradação do papel ocasiona-das pelos insetos afirmam:

Como atacam preferencialmente publicações antigas e encadernadas em couro, estas deverão ser examinadas minuciosamente, procuran-do-se localizar orifícios produzidos pela larva ou a presença do pó ca-racterístico nas estantes ou no próprio livro... Os volumes atacados ou suspeitos devem ser separados para tratamento e guardados em salas separadas para posterior serviço de expurgo. Esta rotina deverá ser efetuada na biblioteca pelo menos uma vez por ano entre os meses de julho a outubro, quando as larvas alcançam de 3 a 5 milímetros e antes da fase adulta.

Nesse trecho os autores apresentam medidas profiláticas para evitar o ataque de:

  • A.

    cupins (termitas)

  • B.

    traças (tisanuros)

  • C.

    baratas (blattaria)

  • D.

    brocas (anobrideos)

Entre os agentes exteriores físicos que danificam os documentos estão

  • A. a acidez do papel.
  • B. a luminosidade.
  • C. a poluição atmosférica.
  • D. os insetos.
  • E. os fungos.

Segundo Nice Figueiredo, ao acompanhar as etapas do processo de referência, no caso de um usuário não se satisfazer com as respostas apresentadas, o bibliotecário deve seguir para o sexto passo que é a

  • A. negociação da questão.
  • B. estratégia de busca.
  • C. análise da questão.
  • D. renegociação
  • E. busca.

Shiyali Ramamrita Ranganathan define o serviço de referência como "o processo de estabelecer contato pessoal entre o usuário e seus documentos de uma maneira pessoal." Nessa afirmativa, a expressão "seus documentos" significa:

  • A. todos os documentos da biblioteca.
  • B. todos os documentos que o usuário possa encontrar.
  • C. os documentos de identificação do usuário.
  • D. cada um dos documentos necessitados pelo leitor no momento da consulta.
  • E. os documentos para uso da biblioteca.

O principal instrumento de negociação do bibliotecário de referência é, segundo Denis Grogan, a entrevista de referência. Para ser um ouvinte, o bibliotecário deve

  • A. perguntar bastante ao usuário.
  • B. dar tempo ao usuário para ele expor seu problema de informação.
  • C. falar o menos possível.
  • D. deve confundir o usuário com muitas questões.
  • E. demonstrar sua criatividade em realizar buscas de informação.

Na determinação da qualidade em serviços de informação, é importante distinguir a diferença entre produtos e serviços. Nesse sentido, sabe-se que os serviços

  • A.

    são intangíveis.

  • B.

    podem ser objeto de reparação ou conserto.

  • C.

    podem ser armazenados de modo a satisfazer as necessidades do cliente.

  • D.

    raramente exigem o envolvimento do cliente.

  • E.

    implicam em facilidade de avaliação pelo cliente.

Em uma conferência realizada nos EUA, em 1876, Samuel Sweet Green apresenta a primeira proposta para o estabelecimento de um "serviço de referência" formalizado nas bibliotecas. É correto afirmar, assim, que o Serviço de Referência surge em concomitância com

  • A.

    a criação da ALA e o surgimento dos estudos de usuários.

  • B.

    o surgimento da Ciência da Informação e dos estudos de usuários.

  • C.

    as cinco leis de Ranganathan e as primeiras propostas de Marketing aplicado a bibliotecas.

  • D.

    a Classificação Decimal de Dewey e a criação da ALA.

  • E.

    as primeiras propostas de Marketing aplicado a bibliotecas e o surgimento da Ciência da Informação.

Assinale a opção correta segundo os princípios do manifesto da UNESCO sobre bibliotecas públicas e do manifesto da IFLA sobre a Internet.

  • A.

    Por envolver custos de comunicação e de instalação de equipamentos específicos, o acesso à Internet pode ser cobrado dos usuários de bibliotecas e serviços de informação.

  • B.

    Os serviços da biblioteca devem ser adaptados às necessidades das comunidades das zonas urbanas e rurais.

  • C.

    Todos os governos devem ser incentivados a promoverem o apoio à livre circulação da informação acessível pela Internet, por meio de bibliotecas e serviços de informação, e a censurarem ou inibirem o acesso à Internet, segundo as categorias de usuários desses serviços.

  • D.

    A biblioteca pública deve ser de responsabilidade do governo federal, o qual deve garantir, no orçamento da União, os recursos para o funcionamento dela.

Assinale a opção correta acerca do serviço de referência em bibliotecas.

  • A.

    O serviço de referência é definido como o serviço prestado no balcão de atendimento da biblioteca, por meio da utilização proficiente de obras de referência ou seus equivalentes em meio eletrônico.

  • B.

    Na prestação do serviço de referência, não há perguntas inaceitáveis, pois não cabe ao bibliotecário julgar se deve ou não atender determinados tipos de demandas dos usuários.

  • C.

    As fontes utilizadas para apoio ao serviço de referência incluem fontes impressas e orais.

  • D.

    As buscas mais eficazes são aquelas em que a estratégia de busca é definida de forma rígida para evitar a recuperação de material irrelevante.

Visando aclarar e melhor definir a questão apresentada pelo usuário, o bibliotecário de referência, segundo Nice Figueiredo, deve se utilizar da

  • A.

    entrevista de referência, incluída na negociação da questão.

  • B.

    estratégia de busca, parte da análise da mensagem.

  • C.

    negociação da questão, logo após a análise da resposta.

  • D.

    análise da mensagem, como parte da busca.

  • E.

    análise da resposta, inserida na entrevista de referência.

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