Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação a recursos e serviços de informação, especialmente no processo de referência de bibliotecas públicas e escolares, julgue os itens a seguir.
Todos os serviços de uma biblioteca pública, dentro do possível, devem estar à disposição e serem acessíveis aos leitores excepcionais e aos que se acham confinados em casa, quer adultos ou crianças.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes, relativos às funções do bibliotecário de referência e sua interação com o usuário e a respeito de educação dos usuários e geração, comunicação e uso da informação comunitária.
Em bibliotecas públicas, um dos métodos mais utilizados para diagnosticar as necessidades de informação dos seus usuários é o questionário, que leva uma série de vantagens sobre outros métodos, pelo maior grau de liberdade e pelo tempo que se oferece às pessoas que o respondem.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes, a respeito de resumos e indexação.
O problema da recuperação de itens pertinentes de uma base de dados está na relação entre o coeficiente de precisão e o coeficiente de revocação. O primeiro é habitualmente empregado para expressar a extensão com que todos os itens úteis são encontrados.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes, relativos às funções do bibliotecário de referência e sua interação com o usuário e a respeito de educação dos usuários e geração, comunicação e uso da informação comunitária.
A real utilidade de uma biblioteca é mensurada pela eficácia do serviço de referência. Cabe ao bibliotecário, portanto, otimizar essa prestação de serviço pela adoção de técnicas variadas, aplicadas nos momentos apropriados durante a interação usuário/bibliotecário.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir.
O serviço denominado referência é o conjunto de atividades destinadas a orientar o usuário no acesso aos documentos e aos instrumentos de pesquisa.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando os textos acima, julgue os itens a seguir, relacionados com princípios e funções administrativas em bibliotecas, estrutura organizacional, marketing e planejamento, redes e sistemas nos centros de documentação e serviços de informação.
Nas unidades de informação em que se aplicam as técnicas de marketing, a ênfase é dada ao mercado, constituído de atividades individuais e institucionais, de acordo com a área de atuação da unidade de informação, sendo imprescindível a esta conhecê-las e saber como alcançá-las.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, com relação a gestão de sistemas, recursos e serviços de informação e a respeito da administração de recursos humanos, financeiros e de materiais.
Uma metodologia de sistemas de informação é um enfoque metódico do planejamento, análise e projeto desses sistemas. Inclui recomendações acerca de fases, subfases e tarefas, quando usar uma delas e em qual seqüência, qual o tipo de pessoal que executará cada tarefa, que documentos, produtos e relatórios resultarão de cada fase e o gerenciamento de mudanças futuras.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando os textos acima, julgue os itens a seguir, relacionados com princípios e funções administrativas em bibliotecas, estrutura organizacional, marketing e planejamento, redes e sistemas nos centros de documentação e serviços de informação.
O marketing de massa utilizado por uma unidade de informação acontece quando ela resolve dividir o seu mercado em segmentos significativos e dedica o principal esforço de marketing a um segmento.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao controle e à avaliação de serviços de informação e informatização em unidades de informação, julgue os itens a seguir.
A avaliação deve determinar o que mudar em um serviço de informação e como mudar, auxiliando o bibliotecário a fazer alterações internas em rotinas, atividades e serviços e alterações externas relacionadas ao ambiente.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O serviço de referência de uma unidade de informação possui diversos serviços dirigidos aos usuários, como notificação corrente, disseminação seletiva de informação e atendimento ao usuário. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
Existem diferenças substanciais e variedade entre os serviços que podem ser oferecidos pelo setor de referência. A orientação ao usuário inclui as seguintes atividades: questões simples e complexas de referência e serviço referencial para outras fontes de informação, incluindo pessoas e acesso às bases de dados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...