Questões sobre Recursos e serviços de informação

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Acerca dos serviços de referência, julgue os itens a seguir.

Uma vez que o uso crescente de tecnologias de informação e comunicação propiciou a diversificação de serviços de referência em bibliotecas, a importância da dimensão humana tem diminuído na mediação de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos serviços de referência, julgue os itens a seguir.

O modelo cooperativo de serviços de referência deve ser adotado quando duas ou mais bibliotecas compartilham recursos tecnológicos e humanos para atender às demandas de seus usuários. No entanto, esse modelo de serviço de referência apresenta dificuldades para prover serviços 24/7 em tempo real.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos serviços de referência, julgue os itens a seguir.

O objetivo de um serviço de referência é atender a necessidades de informação, ensinar o processo de pesquisa e promover a independência no uso da biblioteca.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos serviços de referência, julgue os itens a seguir.

A diferença entre serviço de notificação corrente e disseminação seletiva da informação está no tipo de comunicação adotada. O primeiro pressupõe comunicação síncrona enquanto que o segundo requer comunicação assíncrona.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos centros de documentação e serviços de informação, julgue os itens subsequentes.

Em geral, a entrevista de referência deve ser exaustiva proporcionalmente às necessidades informacionais dos usuários dos centros de documentação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos centros de documentação e serviços de informação, julgue os itens subsequentes.

Os serviços informacionais, em centros de documentação, têm como finalidade precípua apoiar os bibliotecários no cumprimento da sua rotina de tarefas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa cujas informações concluem CORRETAMENTE a principal função da avaliação é

  • A. resumir criticamente por especialistas com análise crítica de um documento, também chamado resenha, quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denominada de recensão ou avaliação.
  • B. informar ao usuário finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao documento original.
  • C. o resumo que indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos, e não dispensa a consulta ao original.
  • D. determinar a palavra-chave representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado, descritores autorizados em tesauros ou cabeçalhos de assunto.
  • E. produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente, para servir de subsídio ao planejamento tanto na fase de elaboração do plano, quanto na fase de implementação das ações.

Ferramenta para acesso à informação que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da questão e das atividades de orientação para a aquisição de competências, em ambientes que possuam interesses e características de aprendizado em bibliotecas, centros de informação, escolas, centros de inteligência em organizações, entre outros, através de

  • A. inclusão de dados.
  • B. digitalização de dados.
  • C. letramento informacional.
  • D. integralização pessoal.
  • E. apoio institucional.

Marketing da informação é um processo que pode contribuir para a garantia do futuro das unidades de informação.

Nesse sentido, o marketing da informação é visto como atividade

  • A.

    mantenedora da unidade de informação

  • B.

    corporativa de criação e inovação

  • C.

    de estímulo à utilização de serviços e produtos de informação

  • D.

    de melhoria da imagem das unidades de informação e dos bibliotecários

  • E.

    de ajustamento de produtos e serviços às necessidades dos usuários

Agregar valor a produtos e a serviços de informação significa diferenciá-los para que se tornem mais atraentes aos olhos dos consumidores. A diferença entre eles pode ser estabelecida em termos de qualidade, durabilidade e preço, entre outros itens.

Dentre as categorias de atividades com valor agregado, encontra-se uma que se refere à habilidade do serviço oferecido ser compatível com as necessidades do usuário em seu ambiente de trabalho.

Essa categoria é a

  • A.

    qualidade

  • B.

    adaptabilidade

  • C.

    facilidade de uso

  • D.

    economia de tempo

  • E.

    economia de custo

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