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Um usuário procura o bibliotecário de referência de sua instituição com uma necessidade de informação. Depois de identificar, juntamente com o usuário, o problema de pesquisa, o bibliotecário
recuperar todos os itens existentes no sistema.
encontrar documentos úteis.
fornecer todas as referências relevantes existentes.
informar os itens que não interessam ao usuário.
evitar documentos inúteis.
As fontes formais legislativas são representadas pelas normas superiores, tais como leis, decretos, acordos etc., e inferiores, tais como circulares, resoluções etc. O ...... é um ato de natureza legislativa, baixado e elaborado pelo poder Executivo. A ...... é uma decisão tomada por autoridade pública, impondo uma ordem ou medida. A ...... é uma norma com força de lei, baixada pelo Presidente da República sem o aval do Legislativo.
Os termos que preenchem corretamente as lacunas do texto sãoregulamento − sanção − lei complementar.
código − circular − emenda constitucional.
projeto de lei − deliberação − lei ordinária
acórdão − portaria − lei delegada.
decreto-lei − resolução − medida provisória.
os dois itens estão corretos, pois relatam fielmente aspectos da aplicação do marketing em unidades de informação.
apenas o item I está correto, uma vez que o setor de informação tem sido, nos últimos anos, especialmente privilegiado em termos de captação de recursos em instituições sem fins lucrativos.
apenas o item II está correto, pois o marketing não costuma ser associado a práticas de propaganda enganosa.
os dois itens estão incorretos, porque o marketing da informação tem sido amplamente aplicado em unidades de informação.
os dois itens estão incompletos, uma vez que o escopo do marketing, em sua aplicação a unidades de informação, é muito mais amplo do que neles está proposto.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Os estudos de organização e métodos relacionam-se aos processos de melhoria contínua de uma biblioteca, pois evitam o desperdício e aumentam a produtividade. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Um sistema de informação é um conjunto de funções e componentes que interagem para um objetivo comum. As funções gerenciais ou administrativas são responsáveis pela ativação de todas as funções e pelo direcionamento e ajuste dos objetivos e metas do sistema.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Profissionais com vasto conhecimento dominam e traduzem várias línguas, manuseia com propriedade várias fontes de informação, é hábil em tomar decisões. Podemos assim denominar o profissional que trabalha em uma biblioteca no setor de:
Setor de Catalogação.
Setor de Classificação.
Setor de Referência.
Setor de Circulação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Em relação à avaliação de serviços de informação, analise as afirmativas abaixo:
1. A avaliação não ocorre no vazio, mas como parte do processo do planejamento e da tomada de decisões.
2. A função fundamental da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que está inserida e a seu ambiente, para servir de subsídio ao planejamento, tanto na fase de elaboração do plano, programa ou projeto, quanto na fase de implementação das ações.
3. É uma ocorrência isolada, não precisa estar inserida num processo contínuo por meio do qual serviços, programas e projetos são examinados e avaliados, a fim de garantir o cumprimento de objetivos e metas.
4. No final do processo, permite comparar resultados esperados e conseguidos, conhecer o nível de satisfação do público-alvo e os efeitos do planejamento na unidade de informação, na organização e no ambiente.
5. A literatura aponta dois métodos para avaliar um serviço de informação: o subjetivo e o objetivo. Os estudos subjetivos são baseados em critérios e procedimentos específicos e, principalmente, quantificáveis.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que apresenta o nome do serviço de intermediação entre os recursos informacionais disponíveis na Internet e os usuários.
Tem como objetivo prestar assistência ao usuário no direcionamento de questões às fontes de informações web e/ou a outras fontes. Pode ser gerenciado automaticamente, com aplicativos específicos ou com assistência de especialistas.
TOUTAIN, 2006
Serviço de referência digital
Serviço de orientação bibliográfica
Serviço de acesso a bases de dados
Serviço de informação tecnológica
Serviço de resposta rápida
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise a definição abaixo:
É um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.
Assinale a alternativa a que se refere a definição apresentada:
Marketing
Planejamento
Gestão da qualidade
Gestão de pessoas
Custos
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere ao marketing aplicado às bibliotecas, tarefas como administrar crises mediante a criação de um banco de dados com reclamações, preparar relatórios anuais, trabalhar com editores, responder a perguntas jornalísticas, comparecer diante de comissões governamentais e gerir eventos sociais e científicos são atividades de
promoção de vendas.
marketing direto.
marketing interativo.
relações públicas.
propaganda.
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