Questões sobre Recursos e serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um usuário procura o bibliotecário de referência de sua instituição com uma necessidade de informação. Depois de identificar, juntamente com o usuário, o problema de pesquisa, o bibliotecário

  • A. negocia a questão, transformando a linguagem natural em linguagem documental.
  • B. elabora a estratégia de busca, escolhendo as fontes e definindo os termos apropriados.
  • C. realiza a busca, consultando fontes e recursos informacionais disponíveis locais ou remotamente.
  • D. analisa o problema, determinando o assunto e o tipo de informação necessária.
  • E. determina a real necessidade de informação do usuário, renegociando a questão.

  • A.

    recuperar todos os itens existentes no sistema.

  • B.

    encontrar documentos úteis.

  • C.

    fornecer todas as referências relevantes existentes.

  • D.

    informar os itens que não interessam ao usuário.

  • E.

    evitar documentos inúteis.

As fontes formais legislativas são representadas pelas normas superiores, tais como leis, decretos, acordos etc., e inferiores, tais como circulares, resoluções etc. O ...... é um ato de natureza legislativa, baixado e elaborado pelo poder Executivo. A ...... é uma decisão tomada por autoridade pública, impondo uma ordem ou medida. A ...... é uma norma com força de lei, baixada pelo Presidente da República sem o aval do Legislativo.

Os termos que preenchem corretamente as lacunas do texto são

  • A.

    regulamento − sanção − lei complementar.

  • B.

    código − circular − emenda constitucional.

  • C.

    projeto de lei − deliberação − lei ordinária

  • D.

    acórdão − portaria − lei delegada.

  • E.

    decreto-lei − resolução − medida provisória.

  • A.

    os dois itens estão corretos, pois relatam fielmente aspectos da aplicação do marketing em unidades de informação.

  • B.

    apenas o item I está correto, uma vez que o setor de informação tem sido, nos últimos anos, especialmente privilegiado em termos de captação de recursos em instituições sem fins lucrativos.

  • C.

    apenas o item II está correto, pois o marketing não costuma ser associado a práticas de propaganda enganosa.

  • D.

    os dois itens estão incorretos, porque o marketing da informação tem sido amplamente aplicado em unidades de informação.

  • E.

    os dois itens estão incompletos, uma vez que o escopo do marketing, em sua aplicação a unidades de informação, é muito mais amplo do que neles está proposto.

Os estudos de organização e métodos relacionam-se aos processos de melhoria contínua de uma biblioteca, pois evitam o desperdício e aumentam a produtividade. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Um sistema de informação é um conjunto de funções e componentes que interagem para um objetivo comum. As funções gerenciais ou administrativas são responsáveis pela ativação de todas as funções e pelo direcionamento e ajuste dos objetivos e metas do sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado

Profissionais com vasto conhecimento dominam e traduzem várias línguas, manuseia com propriedade várias fontes de informação, é hábil em tomar decisões. Podemos assim denominar o profissional que trabalha em uma biblioteca no setor de:

  • A.

    Setor de Catalogação.

  • B.

    Setor de Classificação.

  • C.

    Setor de Referência.

  • D.

    Setor de Circulação.

Em relação à avaliação de serviços de informação, analise as afirmativas abaixo:

1. A avaliação não ocorre no vazio, mas como parte do processo do planejamento e da tomada de decisões.

2. A função fundamental da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que está inserida e a seu ambiente, para servir de subsídio ao planejamento, tanto na fase de elaboração do plano, programa ou projeto, quanto na fase de implementação das ações.

3. É uma ocorrência isolada, não precisa estar inserida num processo contínuo por meio do qual serviços, programas e projetos são examinados e avaliados, a fim de garantir o cumprimento de objetivos e metas.

4. No final do processo, permite comparar resultados esperados e conseguidos, conhecer o nível de satisfação do público-alvo e os efeitos do planejamento na unidade de informação, na organização e no ambiente.

5. A literatura aponta dois métodos para avaliar um serviço de informação: o subjetivo e o objetivo. Os estudos subjetivos são baseados em critérios e procedimentos específicos e, principalmente, quantificáveis.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

Assinale a alternativa que apresenta o nome do serviço de intermediação entre os recursos informacionais disponíveis na Internet e os usuários.

Tem como objetivo prestar assistência ao usuário no direcionamento de questões às fontes de informações web e/ou a outras fontes. Pode ser gerenciado automaticamente, com aplicativos específicos ou com assistência de especialistas.

TOUTAIN, 2006

  • A.

    Serviço de referência digital

  • B.

    Serviço de orientação bibliográfica

  • C.

    Serviço de acesso a bases de dados

  • D.

    Serviço de informação tecnológica

  • E.

    Serviço de resposta rápida

Analise a definição abaixo:

”É um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.

Assinale a alternativa a que se refere a definição apresentada:

  • A.

    Marketing

  • B.

    Planejamento

  • C.

    Gestão da qualidade

  • D.

    Gestão de pessoas

  • E.

    Custos

No que se refere ao marketing aplicado às bibliotecas, tarefas como administrar crises mediante a criação de um banco de dados com reclamações, preparar relatórios anuais, trabalhar com editores, responder a perguntas jornalísticas, comparecer diante de comissões governamentais e gerir eventos sociais e científicos são atividades de

  • A.

    promoção de vendas.

  • B.

    marketing direto.

  • C.

    marketing interativo.

  • D.

    relações públicas.

  • E.

    propaganda.

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