Lista completa de Questões sobre Serviço de referencia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Serviço de referencia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Acerca dos serviços de referência e marketing em bibliotecas e centros de documentação, julgue os itens a seguir. No âmbito da biblioteca digital, pode-se conceituar o vocábulo metadados como padrões presentes no instrumental de software para criação de objetos digitais, que identificam, de forma descritiva, cada entidade informacional digna de significado presente nos documentos, como, por exemplo, parágrafos, títulos, tabelas e gráficos.
Biblioteconomia - Serviço de referencia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Acerca dos serviços de referência e marketing em bibliotecas e centros de documentação, julgue os itens a seguir. A desvantagem verificada na interoperabilidade entre bibliotecas digitais está na impossibilidade de um usuário realizar buscas de recursos informacionais heterogêneos, armazenados em diferentes servidores de uma rede.
Biblioteconomia - Serviço de referencia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Acerca dos serviços de referência e marketing em bibliotecas e centros de documentação, julgue os itens a seguir. A existência de unidade de gerenciamento do conhecimento, que inclui um sistema inteligente ou um especialista para ajudar na recuperação de informação mais relevante, é premissa da biblioteca digital.
Biblioteconomia - Serviço de referencia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Acerca dos serviços de referência e marketing em bibliotecas e centros de documentação, julgue os itens a seguir. O levantamento do perfil de interesse dos usuários descrição detalhada da qualificação, especialidade, necessidades e interesses dos usuários, bem como a análise e tradução desses perfis é uma etapa inerente ao serviço de referência de uma biblioteca.
Analise as duas afirmações abaixo, relativas ao Serviço de Referência.
I. As tendências futuras realmente apontam para o serviço de referência e informação on-line sugerindo cada vez mais a utilização de recursos tecnológicos para a disseminação de informações a bases de dados computadorizadas, que já estão ocasionando o cancelamento de assinaturas de periódico, substituídas por base de dados on-line, pagas conforme a frequência e o uso, e a implementação de vídeo texto e tele texto, o oferecimento de disseminação seletiva da informação on-line.
II. A proporção crescente das fontes de informação tradicionais do bibliotecário de referência que se apresentam na forma de base de dados informatizadas, ao lado de inúmeras ferramentas novíssimas, disponíveis para buscas numa variedade de novas formas, representa um progresso do serviço de referência.
É correto afirmar que
Nas bases de dados de referências, o usuário encontrará
Ao organizar um serviço de referência virtual assíncrono, a biblioteca deve dispor de
No Serviço de Referência de uma biblioteca especializada, o bibliotecário precisa continuamente avaliar os produtos e serviços informacionais oferecidos diante das demandas apresentadas, assim como considerar a possibilidade de criar outros. Para que essas iniciativas alcancem resultados que, realmente, causem impacto sobre o Serviço de Referência, o bibliotecário precisará desenvolver uma rotina de estudo de:
O serviço de referência digital usa as tecnologias da comunicação para oferecer serviços de referência para usuários a qualquer hora e em qualquer lugar. Por exemplo, a referência digital síncrona é realizada por meio de
No caso de referência bibliográfica de Constituições e suas emendas,
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...