Questões sobre Serviço de referencia

Lista completa de Questões sobre Serviço de referencia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação aos serviços de referência, julgue os itens subsequentes. Em uma biblioteca, as atividades dos programas de desenvolvimento de competência informacional relacionam-se ao serviço de referência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos serviços de referência, julgue os itens subsequentes. Os bibliotecários responsáveis pelos serviços de notificação corrente devem conhecer as necessidades de informação e os perfis de interesse dos usuários da biblioteca.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos serviços de referência, julgue os itens subsequentes. O RSS (rich site summary) facilita a obtenção e reunião de informação proveniente de diversos sítios em um único ambiente. Dadas suas funcionalidades, o RSS é uma ferramenta útil para a elaboração e a oferta de serviço de disseminação seletiva da informação on-line.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos serviços de referência, julgue os itens subsequentes. A disseminação seletiva da informação refere-se à canalização de novos itens de informação vindos de quaisquer fontes para aqueles pontos em que a probabilidade de utilização, em conexão com o interesse corrente do usuário, seja alta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos serviços de referência, julgue os itens subsequentes. O processo de referência inicia-se no momento em que o usuário formula a sua consulta ao bibliotecário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise os dois agrupamentos abaixo, que se referem aos passos do processo de referência e suas características.

I. Necessidade de informação.

II. Questão inicial.

III. Estratégia de busca.

IV. Resposta.

a. Realizada em dois momentos.

b. Refere-se à busca de informações, por parte do usuário, quando este faz perguntas de forma compreensível para obter êxito em suas respostas.

c. Em alguns momentos vaga e imprecisa.

d. Caso a busca tenha sido feita de maneira correta, o resultado coincidirá com a solução do problema.

A ordenação correta das funções administrativas e suas características é

  • A. Ib; IIc; IIId; IVa.
  • B. Ia; IId; IIIb; IVc.
  • C. Ic; IIb; IIIa; IVd.
  • D. Ib; IIa; IIIc; IVd.
  • E. Id; IIc; IIIa; IVb.

Ao verificar que um usuário tinha dificuldade para recuperar informações no sistema de busca da biblioteca, o bibliotecário estabeleceu com ele uma relação de confiança, obteve as informações de que dispunha, analisou a questão apresentada, estabeleceu estratégias de busca, ampliou as possibilidades de pesquisa, validou os resultados obtidos e capacitou o usuário para interagir com o sistema com autonomia. A sequência dessas etapas define:

  • A. a pesquisa de referência;
  • B. a entrevista de referência;
  • C. o serviço de referência;
  • D. a política de referência;
  • E. o processo de referência.

Uma vantagem do serviço de referência à distância ou virtual em relação ao serviço de referência presencial, conferida pelo uso de correio eletrônico, é:

  • A. a semelhança com a interação ao vivo entre bibliotecário e usuário, típica do serviço presencial;
  • B. o acesso livre, em formato eletrônico, aos recursos que sejam assinados pelo serviço de referência;
  • C. a possibilidade de respostas mais completas, em face do maior tempo para refleti-las e elaborá-las;
  • D. a publicação de respostas em linha, alcançando um maior número de usuários com a mesma questão;
  • E. a prevalência do sistema para questões de ordem prática, que não envolvam pesquisas exaustivas.

No que concerne à prática do serviço de referência, assinale a opção correta.

  • A. Por definição, as coleções de referência tem uso restrito, devendo ser consultadas apenas em um espaço reservado da biblioteca.
  • B. Em bibliotecas, a denominação serviço de circulação pode ser utilizada como sinônimo para serviço de referência.
  • C. No âmbito do serviço de referência, o formato físico do material bibliográfico e a facilidade em acessar fisicamente o material determinam o grau de satisfação dos usuários.
  • D. A qualidade dos serviços de referência em uma biblioteca é afetada pelo leiaute da área de consulta dos usuários.
  • E. O verdadeiro objeto do serviço de referência é solucionar o problema do consulente.

No que se refere aos serviços de referência, assinale a opção correta.

  • A. A adoção de tecnologias na prestação de produtos e serviços de informação aos usuários contribui para a dispensa de intermediação na busca e no atendimento às necessidades de informação.
  • B. Os serviços de referência digital síncronos utilizam correio eletrônico, fóruns e listas de discussão; os serviços de referência digital assíncronos utilizam salas de bate-papo, videoconferência ou telefone.
  • C. Além de mediar a interação entre usuário e fontes de informação, o serviço de referência, nas bibliotecas especializadas, elabora e revisa referências bibliográficas de documentos produzidos pelos usuários da biblioteca.
  • D. O processo de referência é linear e abrange a totalidade das etapas realizadas pelo bibliotecário de referência ao responder as questões que lhe são apresentadas.
  • E. Os serviços de alerta informam os usuários acerca da inserção de documentos impressos no acervo e os serviços de disseminação seletiva objetivam informar acerca da inclusão de documentos eletrônicos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...