Questões sobre Serviço de referencia

Lista completa de Questões sobre Serviço de referencia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Durante a etapa de análise conceitual, um bibliotecário examinou as seguintes partes de um documento:

I. Título

II. Resumo

III. Sumário

IV. Introdução

V. Ilustrações

VI. Palavras em destaque no texto

VII. Referências bibliográficas

Considerando as práticas e normas da indexação, o bibliotecário está

  • A. correto, embora não seja recomendado indexar por um desses elementos isoladamente.
  • B. correto, contudo é recomendável dar preferência à leitura integral do documento.
  • C. correto, entretanto recomenda-se fazer a indexação com base no título e, se houver, no resumo.
  • D. incorreto, uma vez que a análise dos itens VI e VII não é recomendada pelas normas.
  • E. incorreto, porque não examinou partes importantes recomendadas, como a conclusão.

O serviço de referência pode ser estruturado de acordo com a natureza de suas diferentes atividades em: I. provisão de documentos: circulação, consulta local, empréstimo entre bibliotecas, comutação, preparação de traduções. II. provisão de informações: questões de referência, serviço referencial para outras fontes, acesso a bases de dados. III. provisão de auxílio bibliográfico: localização de material, verificação de referências, levantamentos bibliográficos. IV. serviço de alerta: murais, circulação de periódicos, sumários correntes, DSI. V. orientação ao usuário: cursos de orientação, guia da biblioteca, promoção dos serviços. É correto afirmar que

  • A. o item V está incorreto; a promoção dos serviços é uma função própria da atividade de marketing.
  • B. todos os itens estão incorretos; o serviço de referência é um processo, por isso, não pode ser entendido de maneira fragmentada e estanque.
  • C. o item I está incorreto; a preparação de traduções não faz parte das atribuições de um serviço de referência.
  • D. o item IV está incorreto; a circulação de periódicos é responsabilidade do serviço de provisão de documentos (circulação e empréstimo).
  • E. todos os itens estão corretos; os serviços de provisão de informações constituem o serviço de referência propriamente dito.

O processo de referência se dá em oito passos, em sequência lógica, de etapas decisórias e encadeadas. Um dos passos é marcado por duas decisões técnicas que dizem respeito ao modo de consulta ao acervo e sobre quais de suas partes serão consultadas e em que ordem. Esse passo, cujo sucesso depende do conhecimento e da experiência do bibliotecário, é denominado

  • A. estratégia de busca.
  • B. necessidade de informação.
  • C. processo de busca.
  • D. questão negociada.

Um usuário dirigiu-se ao bibliotecário com a seguinte indagação: “Quantos partidos políticos existem no Brasil?”. O modo como a pergunta foi formulada exige conhecimento das fontes, treinamento e experiência para que o bibliotecário identifique uma fonte fidedigna com a resposta correta. O modo como o usuário apresentou sua demanda de pesquisa caracteriza uma das linhas de acesso ao serviço de referência, denominada acesso

  • A. empírico.
  • B. fatual.
  • C. sistêmico.
  • D. temático.

O processo de referência é usualmente subdividido nos seguintes oito passos sequenciais:

  • A. necessidade de informação; questão inicial; questão negociada; problema; estratégia de busca; processo de busca; solução; planejamento.
  • B. diagnóstico; questão inicial; questão negociada; estratégia de busca; solução; processo de busca; resposta; necessidade de informação.
  • C. questão inicial; questão negociada; problema; necessidade de informação; estratégia de busca; processo de busca; apropriação da informação; difusão.
  • D. necessidade de informação; processo de busca; problema; questão inicial; questão negociada; estratégia de busca; resposta; apropriação da informação.
  • E. problema; necessidade de informação; questão inicial; questão negociada; estratégia de busca; processo de busca; resposta; solução.

Com relação ao serviço de alerta, é correto defini-lo como um serviço

  • A. regular e periódico de recuperação e disseminação de informações bibliográficas recentes.
  • B. de busca e recuperação de informações na totalidade dos registros armazenados na instituição.
  • C. que funciona como um núcleo de pesquisa, onde o conjunto global de registros é submetido a análises e sínteses exaustivas.
  • D. que fornece qualquer tipo de documento integral armazenado no acervo da unidade de informação.
  • E. de atendimento das necessidades coletivas de informação, nos âmbitos público e privado.

Segundo Almeida Júnior (2003), a importância dos estudos de usuários e, atualmente, dos estudos de comunidade, é amplamente apresentada pela literatura. A realização desses estudos deve ser considerada como precedendo a própria organização e estrutura do Serviço de Referência e Informação. A partir desse ponto de vista, os estudos de usuários são instrumentos de

  • A. análise para construção e formação de coleções de referência.
  • B. avaliação dos serviços de produtos da Biblioteca ou Unidade de Informação.
  • C. orientação na definição dos objetivos do Serviço de Referência e Informação.
  • D. investigação da qualidade dos serviços prestados pelo pessoal do Setor de Referência.
  • E. validação do custo/benefício da atuação do Serviço de Referência e Informação.

Considere os dados apresentados nos quadros das questões de nos 26 a 29, tendo como base o padrão formalizado pela NBR 6023/2002, da ABNT.

  • A. NETO, José Benedito Ortiz et al. A Petrobras e a exploração de petróleo offshore no Brasil: um approach evolucionário / José Benedito Ortiz Neto, Armando João Dalla Costa. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Economia, jan./mar. 2007. v. 61, n. 1, p. 95-109. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034- 71402007000100006&script=sci_arttext. Acesso em: 20/01/2010.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E. ORTIZ NETO, José Benedito; DALLA COSTA, Armando João. A Petrobras e a exploração de petróleo offshore no Brasil: um approach evolucionário. RBE, Rio de Janeiro: FGV, jan./mar. 2007, 61 (1): 95-109. Disponível: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71402007000100006&script=sci_arttext. Acesso: 20 jan. 2010. Print version ISSN 0034-7140

Considere os dados apresentados nos quadros das questões de nos 26 a 29, tendo como base o padrão formalizado pela NBR 6023/2002, da ABNT.

  • A. ANAIS do VI Seminário de Química Petrobras. Rio de Janeiro: Petrobras, 2001. 1 disco a laser; 4 3/4 pol.
  • B. ANAIS... In: VI SEMINÁRIO DE QUÍMICA PETROBRAS, 2000. Rio de Janeiro : Petrobras, 2001. 1 disco a laser, para computador.
  • C. SEMINÁRIO de Química Petrobras (6 : 2000). Anais do Seminário de Química Petrobras. Rio de Janeiro, RJ : Petrobras, 2001. 1 CD-ROM.
  • D. SEMINÁRIO DE QUÍMICA PETROBRAS, 6., 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Petrobras, 2001. 1 CD-ROM.
  • E. VI SEMINÁRIO DE QUÍMICA PETROBRAS. Anais... Rio de Janeiro: Petrobras, 2001. 1 CD.

Nas bibliotecas, as atividades do setor de referência possuem uma ampla gama de ações, desde a provisão de documentos e informações, até a busca de dados virtuais. Nos serviços de alerta, são exemplos de atividades informais

  • A.

    circulação, bibliografias, promoção dos serviços.

  • B.

    exposições, murais, circulares.

  • C.

    consulta no local, comutação, sumários correntes.

  • D.

    fornecimento de cópias, preparação de traduções, lista de novos materiais.

  • E.

    cursos de orientação, acesso à base de dados, levantamentos bibliográficos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...