Questões sobre Serviço de referencia

Lista completa de Questões sobre Serviço de referencia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A oferta de serviços de referência tem sido facilitada em razão da disponibilidade de tecnologias de informação. Assinale a opção em que são apresentadas as ferramentas apropriadas aos serviços de referência.

  • A. DSpace / RSS / Gnuteca / SEER
  • B. Facebook / Twitter / DSpace / WhatsApp
  • C. Skype / DSpace / RSS / Gnuteca
  • D. RSS / chatterbots / SEER / correio eletrônico
  • E. correio eletrônico / Skype / RSS / chatterbots

Acerca do processo de referência, assinale a opção correta.

  • A. Questão negociada corresponde à questão inicial do usuário que foi redefinida ou reformulada.
  • B. Problema, necessidade de informação, questão inicial, questão negociada, estratégia de busca, processo de busca, obtenção, resposta, solução e avaliação representam, o processo de referência.
  • C. Processo de referência refere-se à assistência efetivamente prestada ao usuário que necessita de informação.
  • D. A interação entre bibliotecário e usuário, no que se refere ao processo de referência, deve ocorrer presencialmente, não podendo ser realizada por meio de um computador.
  • E. O processo de referência inicia-se quando o usuário entra na biblioteca e se dirige ao serviço de referência.

No âmbito do serviço de referência, os dicionários prosódicos ou ortoépicos, que oferecem a pronúncia das palavras, são considerados dicionários:

  • A. gerais;
  • B. especializados;
  • C. técnicos;
  • D. funcionais;
  • E. especiais.

Na implantação de um serviço de referência virtual, os aspectos técnicos que requerem a criação de uma seção específica do serviço no sítio da instituição, com a construção de páginas HTML ou XML e vínculos de hipertexto, dizem respeito à(ao):

  • A. acessibilidade do serviço em linha para o público;
  • B. modo de contato;
  • C. conectividade;
  • D. hospedagem do sistema.
  • E. segurança do intercâmbio e dos dados.

Na prática do serviço de referência, segundo o modelo de Taylor (1962), o nível de necessidade de informação em que o usuário consegue apresentar uma hipótese, mas não sabe como encontrar uma resposta, é o:

  • A. visceral;
  • B. consciente;
  • C. negociado;
  • D. formalizado;
  • E. cognitivo.

Considerando a busca por critérios de seleção destinados ao julgamento dos materiais a serem selecionados para compor o acervo de uma biblioteca, assinale a alternativa que apresenta o critério relativo aos aspectos adicionais do documento.

  • A. Cobertura/tratamento.
  • B. Contribuição potencial.
  • C. Relevância/interesse.
  • D. Idioma.
  • E. Estilo.

Atenção: Para responder às questões de números 21 e 22, considere a NBR 6023. Considere a referência bibliográfica abaixo:

REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939-.Trimestral. Absorveu Boletim Geográfico do IBGE. Índice acumulado, 1939-1983. ISSN 0034-723X.

É considerado elemento essencial,

  • A. Trimestral.
  • B. IBGE.
  • C. Absorveu Boletim Geográfico do IBGE.
  • D. Índice acumulado, 1939-1983.
  • E. ISSN 0034-723X.

No que concerne a serviços de referência e a estudos de usuários, julgue os itens a seguir. Deve-se considerar, na pesquisa de usuários, que a satisfação ou a insatisfação proveniente dos usos da informação suscita novas necessidades informacionais, bem como novos comportamentos dos usuários.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a serviços de referência e a estudos de usuários, julgue os itens a seguir. Elementos como sociabilidade, cultura, normas organizacionais e recursos, assim como mudanças tecnológicas e relação de forças, não podem ser excluídos do processo de pesquisa de usuário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um serviço de referência de qualidade se apoia, sobretudo, em

  • A. ambientes amigáveis e profissionalmente confiáveis.
  • B. fontes de informação atualizadas.
  • C. compreensão das características psicológicas dos usuários.
  • D. uma política de comunicação clara e objetiva.
  • E. qualidades profissionais, humanas e sociais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...