Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Observe as seguintes notações da Classificação Decimal Universal:
331::17 − Trabalho e Ética
331::159.9 − Trabalho e Psicologia
Na sua construção, foi empregado o sinal de
relação, que indica uma ligação recíproca entre os números de um assunto composto.
ordenação, que determina uma ordem para os números que não pode ser alterada.
divisão, que une dois ou mais números separados para indicar um assunto específico.
extensão, que liga números de classes diferentes para formar um assunto abrangente.
coordenação, que mostra que os números de um assunto complexo têm o mesmo valor.
Em relação à web semântica, considere:
I. Trata-se de uma web separada, paralela à atual. Nela, a informação é dada com um significado bem definido, permitindo melhor interação entre os computadores e as pessoas.
II. No seu desenvolvimento, são usados, entre outros recursos, protocolos como o Open Archives Initiative, que possibilitam a interoperabilidade entre provedores, catálogos e indexadores.
III. Usa linguagens de marcação de documentos como a HTML, que estrutura as informações de maneira a descrever conteúdo, significado e apresentação.
IV. As ontologias serão sua língua franca, definindo formalmente as relações entre termos e conceitos e servindo para garantir uma comunicação livre de ambiguidades baseada em conteúdo. Nesse sentido, mantêm semelhanças com os tesauros.
V. No âmbito da recuperação e uso de documentos, os agentes inteligentes, associados aos mecanismos de busca e inferência, executarão o harvesting de informações nos documentos anotados semanticamente, porque serão capazes de compreender seus conteúdos, de modo que a informação seja mais significativamente utilizada pelos usuários.
Está correto o que consta APENAS em
I e IV.
I, III e V.
II, III e IV.
IV e V.
II, III e V.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
No que tange à Classificação Decimal Universal, considere as assertivas:
I. As tabelas auxiliares comuns apresentam-se em duas divisões: os sinais e as subdivisões. Os auxiliares comuns estão listados uma única vez nas tabelas e indicam características repetitivas aplicáveis a todos os assuntos.
II. Os sinais indicam o relacionamento entre números da tabela para formar um conceito composto, por exemplo, a barra tem a função de unir dois ou mais números não consecutivos do sistema para formar um conceito mais específico.
III. Os símbolos associados às subdivisões auxiliares comuns podem ser considerados como indicadores de faceta, por exemplo, as aspas indicam a faceta relativa ao tempo, ao passo que os parênteses zero indicam a faceta de forma.
Ocorre que
todas estão incorretas; os auxiliares comuns têm aplicação restrita, expressam conceitos simples e usam apenas sinais.
a primeira está incorreta; os auxiliares comuns estão listados em várias partes da tabela para serem usados quando indicado.
a terceira está incorreta; os símbolos fazem a ligação entre os números da tabela principal e os das tabelas auxiliares.
todas estão corretas; o uso dessas tabelas permite a construção de números compostos.
a segunda está incorreta; a barra serve para unir números consecutivos da tabela para formar um conceito mais abrangente.
Biblioteconomia - Normas técnicas: tipologia, funções e aplicabilidade - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O controle bibliográfico tem por finalidade a acessibilidade bibliográfica e a acessibilidade física de documentos. É possível concluir, então, que o controle bibliográfico na área jurídica sustenta-se em dois importantes instrumentos. São Eles:
I. a Bibliografia Brasileira de Direito, que garante acessibilidade bibliográfica e
II. a Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional, que oferece acessibilidade física.
O que consta em
I e II está correto; esses instrumentos asseguram a preservação da memória documentária jurídica e a obtenção do documento.
I está incorreto; a Bibliografia Brasileira de Direito apenas identifica os documentos sem garantir a sua acessibilidade bibliográfica.
II está incorreto; a Rede Virtual assegura não apenas o acesso aos documentos, como também a localização dos registros.
I e II está incorreto; a Bibliografia Brasileira de Direito oferece acessibilidade física e a Rede Virtual, a acessibilidade bibliográfica.
I e II está incorreto; a Rede Virtual é depositária legal das publicações brasileiras e a Bibliografia Brasileira de Direito é seu instrumento de divulgação.
Os conceitos alienação e compra e venda apresentam relação de
gênero/espécie, pois têm características idênticas ao conceito geral.
coordenação, pois são subordinados a um mesmo conceito.
equivalência, pois são instâncias individuais de uma mesma categoria.
associação, pois se encontram no mesmo nível hierárquico.
partição, pois denotam ações ou processos de um conceito abrangente.
Mora é um conceito
homógrafo, que representa definições distintas em diferentes domínios.
em cadeia, pois particulariza o aspecto comum de mais de um assunto.
relacional, porque envolve relações ontológicas em redes de conceitos.
poli-hierárquico, já que tem mais de um conceito superordenado.
múltiplo, visto que expressa características de mais de um referente.
Segundo a NBR 14724, índice é a
apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho.
folha onde o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.
enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.
lista das folhas e linhas onde ocorrem erros, seguidas das devidas correções.
lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto.
A NBR 6023 determina que
os casos omissos devem ser resolvidos utilizando-se o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente.
o título e o subtítulo devem ser reproduzidos tal como figuram no documento, separados por ponto e vírgula.
quando o título aparecer em mais de uma língua, registra-se o primeiro. Opcionalmente, registra-se o segundo, separandoo do primeiro pelo sinal de hífen.
quando se referenciam periódicos no todo, o título deve ser sempre o primeiro elemento da referência, devendo figurar em letras minúsculas.
os títulos dos periódicos devem ser abreviados segundo a norma NBR 6034.
Segundo a NBR 6023, uma obra monográfica publicada em 2003 pela Editora Companhia das Letras, da cidade de São Paulo, deverá ter esses dados apresentados da seguinte forma
São Paulo, Companhia das Letras, 2003.
[2003] São Paulo : Companhia das Letras.
São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
São Paulo (2003) Companhia das Letras.
2003 : São Paulo, SP : Editora Companhia das Letras.
Um dos modelos de gestão da qualidade utilizado em ambientes de informação é o baseado em padrões, referente à aplicação das normas da série NBR ISO 9000. Segundo as diretrizes estabelecidas nessa série de normas, a gestão da qualidade baseiase em oito princípios. Assim, tem-se que o princípio
da abordagem factual para tomada de decisão propugna que as decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações.
do foco no cliente vê a organização e seus fornecedores como interdependentes.
da melhoria contínua visa identificar, entender e gerenciar os processos inter-relacionados como um sistema.
da liderança defende que pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização.
da abordagem de processo baseia-se no estabelecimento de unidade de propósito e do rumo da organização por parte de seus líderes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...