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Considere as afirmações abaixo:
I. A aplicação da palavra usuário àqueles que os serviços de informação são direcionados significa apoiar uma ideia de passividade por parte do público, ou seja, entender que aquele que busca uma unidade de informação qualquer, o faz apenas porque não tem outra alternativa e que, por esse motivo, deve adaptar-se ao sistema da melhor forma possível.
II. A utilização de grupos de foco para obtenção de maior conhecimento sobre os clientes das unidades de informação é uma das alternativas disponíveis para responder à grande limitação das técnicas de observação direta, ou seja, a de se limitarem apenas à observação do comportamento dos clientes quando estes estão em interação direta com o serviço de informação, normalmente no próprio recinto físico onde ela ocorre.
III. Todos os estudos de usuários podem ser enquadrados no âmbito das preocupações com o marketing ou com a gestão da qualidade dos serviços de informação.
Ocorre que
apenas as afirmações I e III estão corretas; os grupos de foco não respondem à limitação das técnicas de observação direta, pois também dependem de observação do comportamento dos clientes quando estes estão em interação direta com o serviço de informação.
apenas I e II estão corretas; alguns estudos de usuários foram realizados bem antes que os jargões do marketing e das teorias da qualidade pontificassem no panorama da área.
apenas II e III estão corretas; a palavra usuário é apenas um sinônimo da palavra cliente.
as afirmações I, II e III estão corretas.
as afirmações I, II e III estão incorretas.
Segundo Nice Menezes de Figueiredo,
a grande maioria, talvez de 90% a 95%, das consultas de referência é de "pronto atendimento" ou do tipo "bater e fugir" e que pode ser respondida em dez minutos ou menos.
poucos usuários desejam dos bibliotecários apenas orientação e resposta a consultas fatuais.
o serviço de referência cumpre seu objetivo, de forma mais completa, quando é proporcionado a um especialista.
no curso da evolução do serviço de referência, na medida em que as bibliotecas e as informações tornaram-se mais especializadas, a técnica de "bater e fugir" passou a ser muito mais utilizada.
cada vez mais, os sistemas automatizados funcionam como substitutos dos bibliotecários de referência, cumprindo suas funções de maneira rápida e eficiente.
O grau de eficácia de um sistema de informação é determinado
pelo volume de recursos empregados.
pelo grau de satisfação do usuário.
pela quantidade de materiais processados.
pelo custo para realização dos serviços.
pelo número de pedidos atendidos.
A construção de tesauros envolve dois aspectos básicos: a seleção do vocabulário e o estabelecimento de relações entre os termos. Em geral, o primeiro é baseado em dois princípios:
I. garantia literária a identificação e reunião dos termos devem basear-se na literatura da área, incluindo fontes primárias e secundárias.
II. endosso do usuário os termos que irão integrar o vocabulário devem ser confirmados por aqueles que irão usar o sistema.
É correto afirmar que
ambos os itens estão corretos; os termos do tesauro devem estar de acordo com os usados na tarefa de recuperação da informação.
ambos os itens estão incorretos; no I, o vocabulário deve ser extraído apenas das fontes primárias e no II, o princípio é garantia do usuário.
ambos os itens estão incorretos; o processo de seleção do vocabulário é baseado nos métodos dedutivo e indutivo.
o item I está incorreto; é a definição dos termos selecionados que deve ser baseada nas principais fontes do domínio do tesauro.
o item II está incorreto; é o levantamento dos termos do vocabulário que deve ser feito junto à comunidade usuária do sistema.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
relação de equivalência.
relação associativa.
termos sincategoremáticos.
termos homônimos.
relação metonímica.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Em relação às linguagens documentárias, pode-se afirmar que
na elaboração de linguagens documentárias, a forma verbal dos termos deve prevalecer em relação a outras formas gramaticais.
são exemplos de linguagens documentárias verbais a Classificação Decimal de Dewey e a Classificação Decimal Universal.
as linguagens documentárias pré-coordenadas são aquelas em que o relacionamento entre os termos se dá no momento da busca da informação.
são instrumentos que exercem a função de ponte entre a linguagem do sistema e a dos usuários.
nas linguagens documentárias, o qualificador constitui uma unidade separada do termo, sendo identificado por parênteses.
Considere:
As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Quando aparecerem em notas de rodapé, serão alinhadas, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas.
Segundo a NBR 6023, a orientação acima está
incorreta: a orientação se refere às notas explicativas.
parcialmente correta, pois as referências podem ser justificadas nas duas margens.
parcialmente incorreta, pois é facultativa a decisão de deixar espaço entre as referências nas notas de rodapé, visando melhor visualização.
totalmente correta.
incorreta, pois a norma brasileira veta a inclusão de referências em notas de rodapé.
As normas NBR 6029 e NBR 10520 fixam, respectivamente,
os princípios gerais para apresentação dos elementos que constituem o livro ou folheto e os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros).
as condições exigíveis para uniformizar as abreviaturas de títulos de periódicos e publicações seriadas e os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros).
as condições exigíveis para uniformizar as abreviaturas de títulos de periódicos e publicações seriadas e as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.
os princípios gerais para apresentação dos elementos que constituem o livro ou folheto e as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.
os princípios gerais para apresentação dos elementos que constituem o livro ou folheto e as condições exigíveis para uniformizar as abreviaturas de títulos de periódicos e publicações seriadas.
Os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos FRBR definem uma série de entidades de interesse para os usuários que utilizam catálogos e bibliografias, por exemplo, as entidades que representam os diferentes interesses dos usuários nos produtos do trabalho intelectual ou artístico são
intenção, objetivo, produção e forma.
conceito, objeto, evento e lugar.
criação, realização, materialização e exemplar.
obra, expressão, manifestação e item.
texto, documento, suporte e unidade.
Segundo a NBR 14724, epígrafe é a
apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho.
folha que contém os elementos essenciais à aprovação do trabalho.
lista das folhas e linhas em que ocorrem erros, seguidos das devidas correções.
parte da capa do trabalho que reúne as margens internas das folhas, sejam elas costuradas, grampeadas, coladas ou mantidas juntas de outra maneira.
folha em que o autor apresenta uma citação, seguida da indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.
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