Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Considere a figura abaixo.

Os vocabulários controlados são estruturados de acordo com diferentes relações que se estabelecem entre os termos. Quanto mais complexos os vocabulários, mais relações e mecanismos de controle apresentam. Os tipos de vocabulário menos e mais complexos são, respectivamente,

  • A.

    classificações bibliográficas e lexicologias.

  • B.

    listas de assuntos e tesauros.

  • C.

    anéis de sinônimos e taxonomias.

  • D.

    linguagens naturais e ontologias.

  • E.

    categorias de conceitos e metalinguagens.

O processo de indexação, basicamente, compreende dois estágios: a análise de assunto e a tradução. O primeiro estágio é subdividido em outras três etapas:

  • A.

    exame lógico dos conceitos contidos no texto, determinação dos assuntos principais e conversão desses assuntos em uma linguagem documentária.

  • B.

    leitura extensiva do documento, sumarização dos assuntos relevantes ali abordados e estabelecimento dos termos ou descritores para indexação.

  • C.

    compreensão do conteúdo do texto, identificação dos conceitos que representam esse conteúdo e seleção dos conceitos válidos para recuperação.

  • D.

    abordagem sistemática do documento, escolha dos conceitos essenciais que compõem o seu conteúdo e substituição dos conceitos por termos de indexação.

  • E.

    extração dos assuntos do texto, síntese dos assuntos em conceitos de um vocabulário controlado e inserção dos termos autorizados no índice ou na base.

Observe a estrutura da Classificação Decimal de Dewey:

De acordo com o exemplo, a notação para "liberdades civis das crianças" é

  • A.

    323.352 – respeitando o princípio de hierarquia do sistema.

  • B.

    323.083 – aplicando a subdivisão padrão para crianças ao número base.

  • C.

    323.352083 – aplicando a subdivisão padrão para crianças ao número indicado pela tabela.

  • D.

    323 323.352 – seguindo a síntese dos números de duas classes principais.

  • E.

    323 – acompanhando as instruções da tabela.

Em relação à indexação, considere:

I. Durante a indexação, os assuntos são extraídos do documento por meio de um processo de análise em que é realizada a compreensão do texto como um todo, bem como a identificação de conceitos.

II. Os tesauros são sistemas de linguagem documentária cuja estrutura se baseia em categorias sintáticas de descritores.

III. Quanto mais específicos os termos de indexação, menor será o número de documentos recuperados.

IV. Nos tesauros, os termos utilizados junto aos descritores com o objetivo de esclarecer ou limitar o seu significado, diferenciando-os de termos homônimos, mostram a relação de equivalência entre descritores.

V. A NBR 12676/1992 normaliza a prática do exame de documentos, da determinação de seus assuntos e da seleção de termos de indexação.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e V.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, III e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II, IV e V.

De acordo com a Classificação Decimal Universal, o assunto Jurisprudência no Direito do Trabalho é classificado em 349.2(094.9), uma notação

  • A.

    formada por dois números puros combinados por símbolo apropriado.

  • B.

    retirada da subclasse do direito e acrescida do número para ponto de vista.

  • C.

    simples extraída da classe principal, seguindo a subdivisão hierárquica.

  • D.

    criada por síntese a partir da tabela principal e do auxiliar de forma.

  • E.

    composta seguindo o princípio da relação entre assuntos distintos.

Considere as seguintes afirmativas relativas à Classificação Decimal Universal (CDU):

I. A Ordem de Citação ou de Classificação define a sintaxe ou a disposição em que os elementos são combinados para formar um número composto, de maneira que os de maior importância precedam os demais.

II. A Ordem de Arquivamento ou Vertical determina o arranjo das fichas nos catálogos, bem como dos livros nas estantes, procedendo do mais geral para o mais específico.

Ocorre que

  • A.

    ambas estão incompletas; a primeira tem como base a estrutura enumerativa e a segunda é usada em associação à notação de autor.

  • B.

    ambas estão corretas; a primeira é aplicada de maneira flexível, enquanto a segunda é rígida e compulsória.

  • C.

    a primeira está incorreta; a disposição não respeita o grau de importância dos elementos, mas a ordem hierárquica do esquema.

  • D.

    a segunda está incorreta; o arranjo de fichas e de livros segue, na verdade, do elemento mais específico para o mais geral.

  • E.

    ambas estão incorretas; as definições simplesmente estão trocadas.

Em relação à Classificação Decimal de Dewey (CDD), considere:

I. Uma classificação bibliográfica como a CDD pode alcançar graus de excelência na acomodação das obras de um acervo; contudo, notações de alta especificidade caracterizam uma interface pouco amigável para o usuário.

II. A notação da CDD é simples, facilmente memorizável e de uso universal; baseia-se em algarismos arábicos e não admite o uso de letras e símbolos.

III. A inteligência da CDD está na escolha de números decimais para as suas categorias; isso permite que o sistema seja, ao mesmo tempo, numérico e infinitamente hierárquico.

IV. Na notação da CDD, usa-se um ponto depois do terceiro algarismo; essa é a única pontuação permitida pelo sistema.

V. Na CDD, em geral, as obras são classificadas por assunto, com extensões para relações entre assuntos, local, época ou tipo do material, produzindo números de classificação de no mínimo um dígito, mas de tamanho máximo indeterminado.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    II, IV e V.

  • B.

    I, II e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I, III e V.

Pesquisando em uma biblioteca que utiliza a Classificação Decimal de Dewey, um usuário interessado em "vestuário" encontrou diferentes obras sobre o assunto em lugares distintos da coleção. Por exemplo, uma obra sobre a influência psicológica do vestuário estava classificada em 155.95, enquanto uma outra sobre vestuário como parte dos costumes encontrava-se em 391 e uma terceira que relacionava vestuário e design de moda como arte foi localizada em 746.92. Essa situação ocorreu porque a

  • A.

    classificação do acervo segue as tendências das áreas de estudo, que a cada época enfocam distintos aspectos de um assunto.

  • B.

    biblioteca em questão utilizou diferentes edições da CDD, que sofreu muitas alterações em suas tabelas ao longo dos anos.

  • C.

    CDD é organizada por disciplinas e não por assuntos; assim, um assunto pode aparecer em mais de uma classe.

  • D.

    falta de uma política de classificação para orientar as decisões dos bibliotecários ocasionou uma sucessão de equívocos.

  • E.

    estrutura do sistema oferece uma série de números que juntos representam um assunto para o qual não existe notação específica.

O Webdewey é uma versão online do sistema de Classificação Decimal de Dewey que oferece acesso ilimitado a uma série de recursos, incluindo:

I. banco de dados contendo a CDD 23 completa;

II. índice relativo com termos não disponíveis na versão impressa;

III. blog do Dewey, uma fonte interativa de notícias e dicas sobre classificação;

IV. cabeçalhos de assuntos da Biblioteca do Congresso com os números de classificação da Dewey;

V. atualizações periódicas do sistema.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    I, III e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    I, IV e V.

Em relação à Classificação Decimal Universal, considere:

I. O sinal de relação : (dois pontos) indica uma relação geral, coordenada e recíproca, na qual A:B tem o mesmo valor.

II. O sinal de coordenação + (mais) liga dois ou mais números separados (não consecutivos) para indicar um assunto composto para o qual não existe um número simples.

Ocorre que

  • A.

    ambas estão corretas; esses sinais permitem a composição de números, atingindo um grau maior de especificidade e de recuperação de assuntos.

  • B.

    a primeira está incorreta; os elementos relacionados não apresentam o mesmo valor, mas indicam uma relação hierárquica entre si.

  • C.

    a segunda está incorreta; o sinal de coordenação é usado para ligar números de classificação que são consecutivos nas tabelas.

  • D.

    ambas estão incorretas; as definições estão simplesmente erradas.

  • E.

    ambas estão incompletas; o primeiro sinal tem uso expressamente restringido pelo sistema e o segundo pode ser empregado de maneira independente.

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