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No cruzamento entre dois indivíduos heterozigotos Aa, espera-se obter:
Apenas indivíduos Aa.
Indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente.
Indivíduos AA e aa, na proporção de 1:1, respectivamente.
Indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente.
Apenas indivíduos AA.
Leia atentamente o trecho a seguir.
A mãe natureza ocultou um pequeno segredo torpe no genoma. Cada gene é bem mais complicado do que precisa ser, é dividido em muitos parágrafos diferentes (chamados exons) e entre eles há longos trechos (chamados introns) repetitivos e absurdos de significado totalmente irrelevante, alguns dos quais contêm genes verdadeiros de um tipo completamente diferente (e sinistro).
(RIDLEY. M; Genoma: a autobiografia de uma espécie em 23 capítulos, 2001)
O trecho acima refere-se ao:
mecanismo de splicing do RNA que acontece no interior do núcleo, fenômeno que consiste na remoção de partes do pré-RNA eucarioto.
controle operador-repressor que induz à transcrição nos procariontes.
fenômeno da transformação que ocorre na natureza em determinadas espécies de bactérias.
empacotamento do DNA por proteínas nucleares que podem fazer com que aquele fique inacessível para a RNA polimerase, inibindo a transcrição.
DNA que pode se mover de um lugar para outro no genoma. Tais sequências são chamadas de elementos transponíveis (transposons).
Durante sua pesquisa com uma determinada espécie vegetal arbórea, um botânico observou que a altura das plantas na fase adulta variou de 15 m a 18 m. O especialista também constatou que a variação era 0,5 em 0,5 m de uma planta para a outra. Sabendo-se que trata de um caso de poligenia, calcule a proporção fenotípica esperada do cruzamento de duas plantas heterozigotas para este caráter e marque a alternativa correta.
1 : 3 : 9 : 3 : 1
1 : 4 : 6 : 9 : 6 : 4 : 1
1 : 4 : 9 : 15 : 9 : 4 : 1
1 : 6 : 15 : 20 : 15 : 6 : 1
1 : 6 : 20 : 30 : 20 : 6 : 1
A figura a seguir mostra o cariótipo de uma criança com uma síndrome caracterizada por implantação baixa das orelhas, mandíbula pequena, dedos fechados e superpostos, malformações cardíacas e várias deformidades do crânio, face e pés. Geralmente, ocorrem fendas labiais e palatina. A morte em geral ocorre aos 3 ou 4 meses de idade, mas pode ser protelada até quase 2 anos. Observe atentamente o cariótipo a seguir e responda.
Escolha a alternativa que apresenta a síndrome citada acima.
Síndrome de Down.
Síndrome de Turner.
Síndrome de Prader Willi.
Síndrome de Patau.
Síndrome de Edwards.
Biologia - Genética - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Assinale a alternativa que poderia ser usada com o objetivo de obtenção da sequência completa do genoma humano:
sequenciar todos os tipos de cromossomos de um indivíduo do sexo masculino;
sequenciar todos os tipos de cromossomos de um indivíduo do sexo feminino;
sequenciar metade dos tipos de cromossomos de um indivíduo do sexo feminino;
sequenciar metade dos tipos de cromossomos de um indivíduo do sexo masculino;
sequenciar os cromossomos autossômicos de um indivíduo de qualquer sexo.
Biologia - Genética - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Um homem encontra um amigo de infância, é informado de que o amigo tem dois filhos e de indaga:
(I) Qual a probabilidade de que os dois filhos sejam do sexo masculino?
Posteriormente, durante a conversa, informado de que um dos filhos do amigo é um menino, ele se pergunta:
(II) Qual a probabilidade de que o outro filho também seja um menino?
As respostas são:
(I) 1/4; (II) 1/3;
(I) 1/2; (II) 1/3;
(I) 1/2; (II) 1/4;
(I) 1/4; (II) 1/4;
(I) 1/3; (II) 1/4.
Biologia - Genética - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
deriva gênica;
mutação gênica;
mutação cromossomial;
seleção natural;
cruzamento preferencial.
Biologia - Genética - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
I autossômica recessiva; II autossômica dominante; III ligada ao Y; IV dominante ligada ao X;
I dominante ligada ao X; II autossômica dominante; III ligada ao Y; IV autossômica recessiva;
I ligada ao Y; II autossômica dominante; III dominante ligada ao X; IV autossômica recessiva;
I dominante ligada ao X; II autossômica recessiva; III ligada ao Y; IV autossômica recessiva;
I dominante ligada ao X; II autossômica recessiva; III autossômica dominante; IV ligada ao Y.
Biologia - Genética - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
I,
II,
III,
IV,
V.
Os experimentos de Mendel permitiram o estabelecimento das leis fundamentais da hereditariedade. Por exemplo, estudando o cruzamento entre plantas de ervilha que produziam sementes amarelas com plantas de ervilha que produziam sementes verdes, Mendel observou que, na primeira geração, denominada F1, todas as plantas produziam sementes amarelas. O cruzamento entre as plantas da geração F1 gerou descendentes, denominados F2, que apresentavam sementes amarelas e verdes na proporção de 3:1. Tais observações permitiram identificar que os genes ocorrem aos pares, sendo denominados alelos, cada qual localizado em um dos cromossomos homólogos. Cada alelo pode conferir características distintas ao organismo, e um alelo dominante pode suprimir a expressão do outro recessivo. Quando os alelos conferem a mesma característica ao organismo, são denominados homozigotos; quando conferem características diferentes, são denominados heterozigotos.
A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.
O alelo que confere cor verde às sementes de ervilha dessa experiência de Mendel é de natureza dominante.
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