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Os experimentos de Mendel permitiram o estabelecimento das leis fundamentais da hereditariedade. Por exemplo, estudando o cruzamento entre plantas de ervilha que produziam sementes amarelas com plantas de ervilha que produziam sementes verdes, Mendel observou que, na primeira geração, denominada F1, todas as plantas produziam sementes amarelas. O cruzamento entre as plantas da geração F1 gerou descendentes, denominados F2, que apresentavam sementes amarelas e verdes na proporção de 3:1. Tais observações permitiram identificar que os genes ocorrem aos pares, sendo denominados alelos, cada qual localizado em um dos cromossomos homólogos. Cada alelo pode conferir características distintas ao organismo, e um alelo dominante pode suprimir a expressão do outro recessivo. Quando os alelos conferem a mesma característica ao organismo, são denominados homozigotos; quando conferem características diferentes, são denominados heterozigotos.
A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.
O aparecimento da cor verde na geração F2 produzida por Mendel implica o cruzamento de indivíduos heterozigotos da geração F1.
Os experimentos de Mendel permitiram o estabelecimento das leis fundamentais da hereditariedade. Por exemplo, estudando o cruzamento entre plantas de ervilha que produziam sementes amarelas com plantas de ervilha que produziam sementes verdes, Mendel observou que, na primeira geração, denominada F1, todas as plantas produziam sementes amarelas. O cruzamento entre as plantas da geração F1 gerou descendentes, denominados F2, que apresentavam sementes amarelas e verdes na proporção de 3:1. Tais observações permitiram identificar que os genes ocorrem aos pares, sendo denominados alelos, cada qual localizado em um dos cromossomos homólogos. Cada alelo pode conferir características distintas ao organismo, e um alelo dominante pode suprimir a expressão do outro recessivo. Quando os alelos conferem a mesma característica ao organismo, são denominados homozigotos; quando conferem características diferentes, são denominados heterozigotos.
A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Caso fossem realizados cruzamentos entre os indivíduos da geração F2 desse experimento, a geração F3 resultante produziria sementes predominantemente de cor verde.
Com relação à origem e à evolução da vida, julgue os itens que se seguem.
Na construção da árvore da vida, uma forma de diagnosticar o parentesco dos seres vivos é pela análise genômica do RNA ribossômico.
Com relação à origem e à evolução da vida, julgue os itens que se seguem.
Todos os filos genéticos arquiteturas corporais existentes hoje surgiram no holoceno.
Acerca das teorias propostas por Lamarck e Darwin, julgue os itens subsequentes.
Darwin negou-se a aceitar hipóteses auxiliares adotadas de naturalistas que o precederam, como Lamarck, tais como a ação do meio ambiente como causa das variações; o uso e desuso das partes e dos órgãos do organismo, que atuaria independentemente da seleção natural; e também a hereditariedade dos caracteres adquiridos.
autossômico dominante
autossômico recessivo
com herança ligada ao X
com herança poligênica
com codominância de alelos
baixa variabilidade genética; evento ambiental causador de efeito gargalo de garrafa; expansão da população, porém, com grande variabilidade genética
grande população e variabilidade genética; evento ambiental causador de efeito gargalo de garrafa; expansão da população, porém, com reduzida variabilidade genética
grande população e variabilidade genética; evento ambiental causador de especiação simpátrica; expansão da população, porém, com reduzida variabilidade genética
baixa variabilidade genética; evento de entrada de indivíduos de outra população; expansão da população, porém,com baixa variabilidade genética
variabilidade genética mediana; evento ambiental causador de efeito fundador; expansão da população, porém, com grande variabilidade genética
Sobre essas conclusões, analise as assertivas abaixo. As heranças patrilineares são principalmente européias, enquanto que as heranças matrilineares são provenientes principalmente do conjunto de indivíduos de origem africana e indígena.
PORQUE
Esses achados corroboram os dados históricos de que muitos colonizadores portugueses chegaram ao Brasil e tiveram filhos com as índias e, mais tarde, com as negras. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
Na reportagem, a frase o responsável seria um gene presente nas mulheres da região pode ser considerada
correta, pois o gene está presente no cromossomo X, exclusivo das mulheres.
correta, pois o gene está presente no DNA mitocondrial de herança materna.
incorreta, uma vez que o DNA das crianças é de origem paterna.
incorreta, pois, na espécie humana, não há cromossomo exclusivamente feminino.
correta, pois na espécie humana o cromossomo Y é exclusivamente feminino.
No texto acima, as palavras em negrito poderiam ser substituídas, respectivamente, pelos conceitos de
genes, alelos, genótipos, fatores ambientais, fenótipos.
genótipos, alelos, genes, fenótipos, fatores ambientais.
alelos, genes, fenótipos, genótipos, fatores ambientais.
genes, genótipos, fatores ambientais, alelos, fenótipos.
alelos, fenótipos, genes, genótipos, fatores ambientais.
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