Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biologia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os professores de ciências naturais se deparam com grandes dificuldades no ensino de jovens dos 3º e 4º ciclos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais debatem as metodologias que podem ser empregadas para uma melhoria no nível de ensino. Assinale a alternativa correta em relação a esse parâmetro abordado:
As teorias científicas, por sua complexidade e alto nível de abstração não são passíveis de comunicação direta aos alunos de ensino fundamental, portanto torna-se necessária a retirada desse conteúdo programático, pois os alunos não são capazes de construir suas competências.
São inúmeras as pesquisas buscando contribuir para o ensino que investigaram como crianças e jovens pensam sobre os diferentes conteúdos e elaboram idéias científicas. Como solução apresentada nessas pesquisas está a mobilização de conhecimentos adquiridos pela vivência e pela cultura do jovem relacionando aos conteúdos de aprendizagem ministrados na escola, trazendo o conteúdo social do aluno a realidade da aprendizagem escolar
Torna-se, de fato, difícil para os estudantes apreenderem o conhecimento científico que, muitas vezes, discorda das observações cotidianas e do senso comum; por isso o professor só deve trabalhar em sala de aula conceitos que sejam compatíveis com a realidade do aluno, situar o aluno neste confronto é necessário para o total entendimento do assunto.
A abordagem dos conhecimentos por meio de definições e classificações que devem ser memorizadas pelo estudante não contraria as principais concepções de aprendizagem humana, pois essa é a maneira pela qual o arcabouço teórico das Ciências foi construído, devendo ser ensinadas sob esta abordagem
Buscando superar a abordagem fragmentada das Ciências Naturais, diferentes propostas têm sugerido o trabalho com temas que dão ênfase aos conteúdos que permitem uma abordagem puramente subjetiva das disciplinas científicas, desde que não se trabalhe a interdisciplinaridade,
Genótipo é o conjunto particular de genes que o indivíduo possui, e ambiente é toda circunstância não-genética que afeta o seu valor fenotípico. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.
O genótipo pode ser alterado tanto por modificações fenotípicas como por mudanças no ambiente.
Genótipo é o conjunto particular de genes que o indivíduo possui, e ambiente é toda circunstância não-genética que afeta o seu valor fenotípico. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.
Fatores ambientais podem fazer com que dois indivíduos com genótipos diferentes possam apresentar o mesmo fenótipo.
Abaixo, tem-se um fragmento de uma das composições de Caetano Veloso.
"Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em verde novo,
Em folha, em graça, em vida, em força, em luz."
A partir da leitura do fragmento, pode-se afirmar que:
todos os dias, pode-se ver de novo a graça da natureza (do "verde").
a folha traz a luz do sol para si a fim de traduzi-la em novas folhas
As plantas obtêm sua maior parte do nitrogênio no solo, sob a forma de amônia ou nitrato. Outra parte é obtida por fixação, mediada por bactérias tais como:
Nitrosomonas e Azotobacter;
Azotobacter e Rhizobium;
Azotobacter e Nitrosococcus;
Rhizobium e Nitrobacter;
Nitrobacter e Rhizobium.
Em relação aos vários grupos de plantas, é correto afirmar que
palmeiras, musgos e leguminosas são plantas vasculares que se reproduzem sexualmente por meio de sementes.
pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas apresentam tubo polínico importante aquisição que possibilitou a independência da água para a fecundação.
as espécies de Pteridófitas apresentam diferentes formas, tamanhos e cores e podem ser componentes do fitoplancton.
nas Briófitas o caule costuma ser subterrâneo e as folhas formadas por folíolos com esporos na superfície inferior.
monocotiledôneas apresentam flores trímeras, pólen uniaperturado, um cotilédone, venação foliar paralelinérvia e crescimento secundário raro.
No ensino de Ciências predomina o aspecto intelectual dos conteúdos e das atividades tradicionais, ocorrendo acentuada preocupação com o ler e o responder questões ao lado da memorização de informações científicas ensinadas pelo professor. A afirmação que apoia esta crítica é:
As atividades devem evitar os aspectos afetivos da interação dos alunos entre si, com conteúdos científicos e com seu ambiente.
As atividades devem pressupor operações de pensamento e ter, como ponto de partida, um problema significativo a ser discutido.
O aspecto metodológico em que alunos permanecem calados e o professor ensina o que o aluno deve aprender foi praticamente abandonado.
A metodologia própria da Ciência deixa para outras áreas as habilidades de registro e de comunicação oral.
Os estudos de meio têm se mostrado ineficazes para ampliar as informações científicas e integrar os alunos ao meio ambiente.
As plantas com flores se tornaram dominantes no mundo inteiro entre 80 a 90 milhões de anos atrás. As possíveis razões para esse sucesso incluem todas as adaptações exceto
resistência à seca e ao frio.
produção de sementes em cones ou estróbilos.
evolução da deciduidade.
enorme diversidade química incluindo formas de defesas contra doenças e herbívoros.
evolução de mecanismos especializados de polinização e dispersão.
Muitas vezes conceitos não são aprendidos pelos alunos ou o aprendizado fica muito aquém do esperado, apesar de o professor ter boa formação acadêmica, preparar a aula com esmero, explicar corretamente o conteúdo e o assunto ser interessante.
Para contornar o problema foram apresentadas as seguintes sugestões:
I. Levar os alunos a refletirem sobre suas experiências em relação ao assunto.
II. Utilizar metodologias diferenciadas para apresentar o conteúdo.
III. Levar em conta os diferentes comportamentos e formas de pensar dos alunos.
É correto o que se sugere em
I apenas.
II apenas.
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
Indique qual dos seguintes grupos de organismos pertence ao mesmo nível taxonômico.
Fungi, Monera e Chlorophyta.
Insecta, Mammalia e Mollusca.
Apis, Homo e Drosofila.
Lepidoptera, Primata e Bryophyta.
Leguminosae, Formicinae e Sphyngoidea.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...