Questões sobre Geral

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Os professores de ciências naturais se deparam com grandes dificuldades no ensino de jovens dos 3º e 4º ciclos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais debatem as metodologias que podem ser empregadas para uma melhoria no nível de ensino. Assinale a alternativa correta em relação a esse parâmetro abordado:

  • A.

    As teorias científicas, por sua complexidade e alto nível de abstração não são passíveis de comunicação direta aos alunos de ensino fundamental, portanto torna-se necessária a retirada desse conteúdo programático, pois os alunos não são capazes de construir suas competências.

  • B.

    São inúmeras as pesquisas buscando contribuir para o ensino que investigaram como crianças e jovens pensam sobre os diferentes conteúdos e elaboram idéias científicas. Como solução apresentada nessas pesquisas está a mobilização de conhecimentos adquiridos pela vivência e pela cultura do jovem relacionando aos conteúdos de aprendizagem ministrados na escola, trazendo o conteúdo social do aluno a realidade da aprendizagem escolar

  • C.

    Torna-se, de fato, difícil para os estudantes apreenderem o conhecimento científico que, muitas vezes, discorda das observações cotidianas e do senso comum; por isso o professor só deve trabalhar em sala de aula conceitos que sejam compatíveis com a realidade do aluno, situar o aluno neste confronto é necessário para o total entendimento do assunto.

  • D.

    A abordagem dos conhecimentos por meio de definições e classificações que devem ser memorizadas pelo estudante não contraria as principais concepções de aprendizagem humana, pois essa é a maneira pela qual o arcabouço teórico das Ciências foi construído, devendo ser ensinadas sob esta abordagem

  • E.

    Buscando superar a abordagem fragmentada das Ciências Naturais, diferentes propostas têm sugerido o trabalho com temas que dão ênfase aos conteúdos que permitem uma abordagem puramente subjetiva das disciplinas científicas, desde que não se trabalhe a interdisciplinaridade,

Genótipo é o conjunto particular de genes que o indivíduo possui, e ambiente é toda circunstância não-genética que afeta o seu valor fenotípico. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

O genótipo pode ser alterado tanto por modificações fenotípicas como por mudanças no ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Genótipo é o conjunto particular de genes que o indivíduo possui, e ambiente é toda circunstância não-genética que afeta o seu valor fenotípico. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

Fatores ambientais podem fazer com que dois indivíduos com genótipos diferentes possam apresentar o mesmo fenótipo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Abaixo, tem-se um fragmento de uma das composições de Caetano Veloso.

"Luz do sol

Que a folha traga e traduz

Em verde novo,

Em folha, em graça, em vida, em força, em luz."

 A partir da leitura do fragmento, pode-se afirmar que:

  • A.

    todos os dias, pode-se ver de novo a graça da natureza (do "verde").

  • B.

    a folha traz a luz do sol para si a fim de traduzi-la em novas folhas

  • C. a luz do sol é a fonte de toda vida
  • D. o texto fala da fotossíntese
  • E. a luz do sol é fonte de energia gratuita.

As plantas obtêm sua maior parte do nitrogênio no solo, sob a forma de amônia ou nitrato. Outra parte é obtida por fixação, mediada por bactérias tais como:

  • A.

    Nitrosomonas e Azotobacter;

  • B.

    Azotobacter e Rhizobium;

  • C.

    Azotobacter e Nitrosococcus;

  • D.

    Rhizobium e Nitrobacter;

  • E.

    Nitrobacter e Rhizobium.

Em relação aos vários grupos de plantas, é correto afirmar que

  • A.

    palmeiras, musgos e leguminosas são plantas vasculares que se reproduzem sexualmente por meio de sementes.

  • B.

    pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas apresentam tubo polínico importante aquisição que possibilitou a independência da água para a fecundação.

  • C.

    as espécies de Pteridófitas apresentam diferentes formas, tamanhos e cores e podem ser componentes do fitoplancton.

  • D.

    nas Briófitas o caule costuma ser subterrâneo e as folhas formadas por folíolos com esporos na superfície inferior.

  • E.

    monocotiledôneas apresentam flores trímeras, pólen uniaperturado, um cotilédone, venação foliar paralelinérvia e crescimento secundário raro.

No ensino de Ciências predomina o aspecto intelectual dos conteúdos e das atividades tradicionais, ocorrendo acentuada preocupação com o ler e o responder questões ao lado da memorização de informações científicas ensinadas pelo professor. A afirmação que apoia esta crítica é:

  • A.

    As atividades devem evitar os aspectos afetivos da interação dos alunos entre si, com conteúdos científicos e com seu ambiente.

  • B.

    As atividades devem pressupor operações de pensamento e ter, como ponto de partida, um problema significativo a ser discutido.

  • C.

    O aspecto metodológico em que alunos permanecem calados e o professor ensina o que o aluno deve aprender foi praticamente abandonado.

  • D.

    A metodologia própria da Ciência deixa para outras áreas as habilidades de registro e de comunicação oral.

  • E.

    Os estudos de meio têm se mostrado ineficazes para ampliar as informações científicas e integrar os alunos ao meio ambiente.

As plantas com flores se tornaram dominantes no mundo inteiro entre 80 a 90 milhões de anos atrás. As possíveis razões para esse sucesso incluem todas as adaptações exceto

  • A.

    resistência à seca e ao frio.

  • B.

    produção de sementes em cones ou estróbilos.

  • C.

    evolução da deciduidade.

  • D.

    enorme diversidade química incluindo formas de defesas contra doenças e herbívoros.

  • E.

    evolução de mecanismos especializados de polinização e dispersão.

Muitas vezes conceitos não são aprendidos pelos alunos ou o aprendizado fica muito aquém do esperado, apesar de o professor ter boa formação acadêmica, preparar a aula com esmero, explicar corretamente o conteúdo e o assunto ser interessante.

Para contornar o problema foram apresentadas as seguintes sugestões:

I. Levar os alunos a refletirem sobre suas experiências em relação ao assunto.

II. Utilizar metodologias diferenciadas para apresentar o conteúdo.

III. Levar em conta os diferentes comportamentos e formas de pensar dos alunos.

É correto o que se sugere em

  • A.

    I apenas.

  • B.

    II apenas.

  • C.

    I e II apenas.

  • D.

    II e III apenas.

  • E.

    I, II e III.

Indique qual dos seguintes grupos de organismos pertence ao mesmo nível taxonômico.

  • A.

    Fungi, Monera e Chlorophyta.

  • B.

    Insecta, Mammalia e Mollusca.

  • C.

    Apis, Homo e Drosofila.

  • D.

    Lepidoptera, Primata e Bryophyta.

  • E.

    Leguminosae, Formicinae e Sphyngoidea.

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