Questões sobre Geral

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Sobre a importância das atividades experimentais no ensino de Ciências, fizeram-se as seguintes afirmações:

I. Permitem comprovar ou completar os assuntos desenvolvidos nas aulas teóricas.

II. Permitem que os alunos desenvolveram a habilidade de formular hipóteses com base em observações experimentais.

III. Preparam os alunos para serem futuros cientistas, desde que o laboratório seja bem equipado.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

De acordo com a sistemática filogenética, podemos dizer que a afirmação incorreta em relação à classificação dos vertebrados é

  • A.

    todos os Tetrapoda possuem embriões apresentando membrana amniótica.

  • B.

    todos os Myxinoidea (feiticeiras) e Petromyzontoidea (lampreias) carecem de mandíbulas.

  • C.

    todos os peixes Elasmobranchii (tubarões e arraias) e Holocephali (quimeras) possuem esqueleto cartilaginoso.

  • D.

    todos os animais conhecidos popularmente como anfíbios (salamandras, rãs e cecílias) e répteis (serpentes) são considerados Tetrapoda.

  • E.

    todos os mamíferos possuem pêlos, maxila inferior formada pelo osso dentário, glândulas mamárias e desenvolvimento da endotermia.

As diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estabelecem que

  • A.

    cada sistema de ensino definirá os conteúdos básicos, a estrutura e a duração dos cursos de EJA.

  • B.

    a base curricular nacional comum deve ser subjugada à parte diversificada das propostas curriculares regionais.

  • C.

    deve ser garantida a independência de propostas curriculares regionais visando a relação entre a vida cidadã e as áreas do conhecimento.

  • D.

    há diferenças entre os conteúdos propostos para o Ensino Fundamental e aqueles propostos para EJA.

  • E.

    as escolas complementarão a base curricular nacional comum ao introduzir projetos e atividades do interesse de suas comunidades.

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, e assinale a opção correta.

 

  • A.

    1 – 2 – 4 – 6 – 5 – 7 – 3

  • B.

    5 – 3 – 2 – 7 – 6 – 4 – 1

  • C.

    4 – 6 – 3 – 5 – 1 – 2 – 7

  • D.

    3 – 6 – 4 – 1 – 5 – 7 – 2

  • E.

    6 – 4 – 7 – 5 – 1 – 2 – 3

Ler e escrever é um compromisso também da área de ciências naturais porque a escola deve

  • A.

    propiciar a construção do mundo das ciências, distinto do mundo cotidiano e da linguagem coloquial.

  • B.

    possibilitar a ampliação da leitura de mundo, formando leitores capazes de compreender a linguagem da ciência.

  • C.

    reforçar o caráter verdadeiro e neutro dos conceitos cristalizados pela linguagem científica de natureza complexa.

  • D.

    enriquecer o vocabulário dos alunos com palavras da ciência para que eles respeitem sua verdade e sua linguagem.

  • E.

    pressupor que o significado social dado a um conceito é único e independente das conexões semânticas estabelecidas.

Em relação à biogeografia é falso dizer que

  • A.

    longos períodos de isolamento levaram à produção de formas únicas de vida em muitas regiões da terra.

  • B.

    regiões biogeográficas correspondem às massas de terras isoladas há muitos milhões de anos pelo deslocamento continental.

  • C.

    os deslocamentos continentais ocorreram até o final do cretáceo há 70 milhões de anos.

  • D.

    as grandes regiões amplamente aceitas são Neártica, Paleártica, Etiopiana, Oriental, Australiana e Neotropical.

  • E.

    condições ambientais semelhantes dentro de cada região levaram à evolução de soluções semelhantes.

O Pantanal mato-grossense é um exemplo de ecossistema rico. A ação do homem, porém, pode destruir essa característica. Por exemplo, atualmente já se nota um significativo aumento do número de piranhas, conseqüência da caça indiscriminada de

  • A.

    garças

  • B.

    jaburus

  • C.

    jacarés.

  • D.

    capivaras

  • E.

    araras-azuis.

"Nos últimos vinte anos, através de pesquisa, tem-se legitimado e provado que os alunos não chegam em branco a cada nova situação de aprendizagem escolar, mas que possuem esquemas de conhecimentos prévios".

(Laura Fumagalli, In Didática das Ciências Naturais - cap. 1, pág. 22)

Segundo o texto

  • A.

    as concepções espontâneas constituem representações da realidade sem coerência e são abandonadas ao serem confrontadas com os conceitos adquiridos na escola.

  • B.

    os conhecimentos prévios constituem representações da realidade e neles articulam-se apenas os conhecimentos construídos espontaneamente na prática extra-escolar.

  • C.

    as concepções espontâneas são persistentes por mais que as atividades escolares de aprendizagem procurem modificá-las.

  • D.

    os conhecimentos prévios constituem representações da realidade e neles articulam-se tanto conceitos construídos no meio escolar como outros, construídos espontaneamente na prática extra-escolar cotidiana.

  • E.

    os conhecimentos prévios constituem sistemas de interpretação e de leitura a partir dos quais as crianças conferem pouco significado às situações de aprendizagem escolar; por isso é desnecessário estruturar o ensino considerando as concepções espontâneas.

Thomas Kuhn, em sua obra A estrutura das Revoluções Científicas, argumenta que a produção do conhecimento científico ocorre segundo paradigmas (padrões) compartilhados por comunidades de pesquisadores. Quando tais paradigmas já não dão conta da solução dos problemas, estabelece-se uma crise e os pesquisadores buscam outros paradigmas que possam solucioná-los. Kuhn sustenta que a comunidade passa a compartilhar o novo padrão, ocorrendo o que ele denomina "revolução científica", cuja característica mais marcante é a mudança na visão de mundo do cientista. O caráter cumulativo da ciência seria, então, uma característica apenas dos períodos de "ciência normal", isto é, quando a ciência evolui por acréscimo de novos conhecimentos, mediante a solução de problemas. De acordo com as argumentações de Kuhn, um exemplo de ciência normal seriam os conhecimentos adquiridos desde

  • A.

    a descoberta da célula até a formulação da teoria celular.

  • B.

    a lei da gravitação universal de Newton até a teoria da relatividade de Einstein.

  • C.

    o modelo geocêntrico do universo até o modelo heliocêntrico.

  • D.

    a teoria da evolução das espécies de Lamarck até a teoria da evolução de Darwin.

  • E.

    a teoria da abiogênese (geração espontânea) até a teoria da biogênese.

Os educadores Paulo Freire e George Snyders, em muitas de suas obras, defendem práticas educativas baseadas na abordagem temática. Nessa abordagem, a conceituação científica

  • A.

    fica subordinada ao senso comum.

  • B.

    fica subordinada ao tema.

  • C.

    desconsidera os conhecimentos prévios do aluno.

  • D.

    é abolida da programação.

  • E.

    define a seleção dos conteúdos.

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