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Sobre a importância das atividades experimentais no ensino de Ciências, fizeram-se as seguintes afirmações:
I. Permitem comprovar ou completar os assuntos desenvolvidos nas aulas teóricas.
II. Permitem que os alunos desenvolveram a habilidade de formular hipóteses com base em observações experimentais.
III. Preparam os alunos para serem futuros cientistas, desde que o laboratório seja bem equipado.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
De acordo com a sistemática filogenética, podemos dizer que a afirmação incorreta em relação à classificação dos vertebrados é
todos os Tetrapoda possuem embriões apresentando membrana amniótica.
todos os Myxinoidea (feiticeiras) e Petromyzontoidea (lampreias) carecem de mandíbulas.
todos os peixes Elasmobranchii (tubarões e arraias) e Holocephali (quimeras) possuem esqueleto cartilaginoso.
todos os animais conhecidos popularmente como anfíbios (salamandras, rãs e cecílias) e répteis (serpentes) são considerados Tetrapoda.
todos os mamíferos possuem pêlos, maxila inferior formada pelo osso dentário, glândulas mamárias e desenvolvimento da endotermia.
As diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estabelecem que
cada sistema de ensino definirá os conteúdos básicos, a estrutura e a duração dos cursos de EJA.
a base curricular nacional comum deve ser subjugada à parte diversificada das propostas curriculares regionais.
deve ser garantida a independência de propostas curriculares regionais visando a relação entre a vida cidadã e as áreas do conhecimento.
há diferenças entre os conteúdos propostos para o Ensino Fundamental e aqueles propostos para EJA.
as escolas complementarão a base curricular nacional comum ao introduzir projetos e atividades do interesse de suas comunidades.
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, e assinale a opção correta.
1 – 2 – 4 – 6 – 5 – 7 – 3
5 – 3 – 2 – 7 – 6 – 4 – 1
4 – 6 – 3 – 5 – 1 – 2 – 7
3 – 6 – 4 – 1 – 5 – 7 – 2
6 – 4 – 7 – 5 – 1 – 2 – 3
Ler e escrever é um compromisso também da área de ciências naturais porque a escola deve
propiciar a construção do mundo das ciências, distinto do mundo cotidiano e da linguagem coloquial.
possibilitar a ampliação da leitura de mundo, formando leitores capazes de compreender a linguagem da ciência.
reforçar o caráter verdadeiro e neutro dos conceitos cristalizados pela linguagem científica de natureza complexa.
enriquecer o vocabulário dos alunos com palavras da ciência para que eles respeitem sua verdade e sua linguagem.
pressupor que o significado social dado a um conceito é único e independente das conexões semânticas estabelecidas.
Em relação à biogeografia é falso dizer que
longos períodos de isolamento levaram à produção de formas únicas de vida em muitas regiões da terra.
regiões biogeográficas correspondem às massas de terras isoladas há muitos milhões de anos pelo deslocamento continental.
os deslocamentos continentais ocorreram até o final do cretáceo há 70 milhões de anos.
as grandes regiões amplamente aceitas são Neártica, Paleártica, Etiopiana, Oriental, Australiana e Neotropical.
condições ambientais semelhantes dentro de cada região levaram à evolução de soluções semelhantes.
O Pantanal mato-grossense é um exemplo de ecossistema rico. A ação do homem, porém, pode destruir essa característica. Por exemplo, atualmente já se nota um significativo aumento do número de piranhas, conseqüência da caça indiscriminada de
garças
jaburus
jacarés.
capivaras
araras-azuis.
"Nos últimos vinte anos, através de pesquisa, tem-se legitimado e provado que os alunos não chegam em branco a cada nova situação de aprendizagem escolar, mas que possuem esquemas de conhecimentos prévios".
(Laura Fumagalli, In Didática das Ciências Naturais - cap. 1, pág. 22)
Segundo o texto
as concepções espontâneas constituem representações da realidade sem coerência e são abandonadas ao serem confrontadas com os conceitos adquiridos na escola.
os conhecimentos prévios constituem representações da realidade e neles articulam-se apenas os conhecimentos construídos espontaneamente na prática extra-escolar.
as concepções espontâneas são persistentes por mais que as atividades escolares de aprendizagem procurem modificá-las.
os conhecimentos prévios constituem representações da realidade e neles articulam-se tanto conceitos construídos no meio escolar como outros, construídos espontaneamente na prática extra-escolar cotidiana.
os conhecimentos prévios constituem sistemas de interpretação e de leitura a partir dos quais as crianças conferem pouco significado às situações de aprendizagem escolar; por isso é desnecessário estruturar o ensino considerando as concepções espontâneas.
Thomas Kuhn, em sua obra A estrutura das Revoluções Científicas, argumenta que a produção do conhecimento científico ocorre segundo paradigmas (padrões) compartilhados por comunidades de pesquisadores. Quando tais paradigmas já não dão conta da solução dos problemas, estabelece-se uma crise e os pesquisadores buscam outros paradigmas que possam solucioná-los. Kuhn sustenta que a comunidade passa a compartilhar o novo padrão, ocorrendo o que ele denomina "revolução científica", cuja característica mais marcante é a mudança na visão de mundo do cientista. O caráter cumulativo da ciência seria, então, uma característica apenas dos períodos de "ciência normal", isto é, quando a ciência evolui por acréscimo de novos conhecimentos, mediante a solução de problemas. De acordo com as argumentações de Kuhn, um exemplo de ciência normal seriam os conhecimentos adquiridos desde
a descoberta da célula até a formulação da teoria celular.
a lei da gravitação universal de Newton até a teoria da relatividade de Einstein.
o modelo geocêntrico do universo até o modelo heliocêntrico.
a teoria da evolução das espécies de Lamarck até a teoria da evolução de Darwin.
a teoria da abiogênese (geração espontânea) até a teoria da biogênese.
Os educadores Paulo Freire e George Snyders, em muitas de suas obras, defendem práticas educativas baseadas na abordagem temática. Nessa abordagem, a conceituação científica
fica subordinada ao senso comum.
fica subordinada ao tema.
desconsidera os conhecimentos prévios do aluno.
é abolida da programação.
define a seleção dos conteúdos.
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