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Uma das áreas de processo do domínio DS (Entrega e Suporte), no modelo COBIT, é
Definir a Arquitetura da Informação.
Monitorar o Processo.
Comunicar a Direção e as Metas Gerenciais.
Desenvolver e Manter Procedimentos.
Identificar e Alocar Custos.
Seu escopo abrange o uso de informação e tecnologia e como isso pode ser usado para que a empresa atinja seus objetivos de negócios e metas. No COBIT, tal escopo pertence, conceitualmente, ao domínio de
entrega e suporte.
monitoramento e avaliação.
gerenciamento de capacidade.
aquisição e implementação.
planejamento e organização.
São, conceitualmente, objetivos de alto nível dos domínios COBIT de entrega e suporte e de aquisição e implementação, respectivamente,
a identificação de soluções automatizadas e o gerenciamento da qualidade.
a definição da arquitetura da informação e a garantia de serviço contínuo.
o gerenciamento da performance e da capacidade e o gerenciamento de mudanças.
a identificação e alocação de recursos e o monitoramento de processos.
o gerenciamento de problemas e o gerenciamento de investimentos em TI.
O COBIT apoia o alcance da governança de TI por meio de um framework que garante que a TI esteja alinhada ao negócio. Considerando o COBIT e a governança de TI, julgue os próximos itens.
O gerenciamento de recursos trata do gerenciamento apropriado de recursos críticos de TI, os quais são processos, pessoas, aplicações, infraestrutura e informação.
O COBIT apoia o alcance da governança de TI por meio de um framework que garante que a TI esteja alinhada ao negócio. Considerando o COBIT e a governança de TI, julgue os próximos itens.
Constituem métricas que apoiam diretamente o alcance do objetivo de controle sobre processos de TI: o percentual de papéis da organização de TI com posição e responsabilidades documentadas; e a quantidade de unidades organizacionais não apoiadas pela organização de TI, mas que deveriam sê-lo, conforme apresenta a estratégia organizacional. Tal objetivo de controle pertence ao domínio de planejamento e organização do COBIT.
O COBIT apoia o alcance da governança de TI por meio de um framework que garante que a TI esteja alinhada ao negócio. Considerando o COBIT e a governança de TI, julgue os próximos itens.
A medição do turnover do pessoal de TI bem como a percentagem de pessoas de TI certificadas conforme as necessidades do negócio constituem métricas que apoiam diretamente o alcance de objetivos de controle sobre processos de TI pertencentes ao domínio de aquisição e entrega.
O domínio Entrega e Suporte do COBIT contém, entre outros, o processo de TI denominado
Adquirir e manter arquitetura tecnológica.
Gerenciar mudanças.
Gerenciar instalações.
Gerenciar o investimento em TI.
Determinar a direção tecnológica.
Os objetivos de controle detalhados do COBIT estão diretamente associados
aos domínios de governança.
aos processos de TI.
às atividades de TI.
aos recursos de TI.
aos critérios de informação.
O processo Gerenciamento de Configurações está definido no COBIT dentro do domínio
Monitoração & Avaliação.
Verificação & Controle.
Aquisição & Implementação.
Planejamento & Organização.
Entrega & Suporte.
Com referência ao ITIL, versão 3, e ao COBIT, julgue os itens que se seguem.
A governança de TI é caracterizada por ter e manter uma estrutura de relações e processos que dirige e controla uma organização, envolvendo mecanismos de tecnologia da informação, de tal forma que propicie à organização atingir seu objetivo estratégico e adicionar valor ao negócio. O COBIT é um framework utilizado para organizar e gerenciar a visão de TI voltada para o negócio.
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