Questões de Ciência da Computação do ano 2012

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Em conformidade com a ITIL 2011, julgue os itens a seguir, acerca do gerenciamento de serviços de TI.

No desenho do serviço, é correto adotar uma recuperação gradativa para a continuidade dos serviços, casos em que se usam instalações fixas dedicadas com sistemas de computadores e softwares preconfigurados prontos para executarem os serviços de TI.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em conformidade com a ITIL 2011, julgue os itens a seguir, acerca do gerenciamento de serviços de TI.

Seguindo-se os processos da estratégia do serviço, tem-se a garantia de que os requisitos da estratégia de serviço são efetivamente realizados, com a utilização do controle dos riscos de falhas e de rupturas do serviço.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em conformidade com a ITIL 2011, julgue os itens a seguir, acerca do gerenciamento de serviços de TI.

A estratégia do serviço inclui o processo de gerenciamento de estratégia para os serviços de TI, que é responsável pelo desenvolvimento e pela manutenção das estratégias de negócio e de TI.

  • C. Certo
  • E. Errado

À luz dos fundamentos de CMMI e ITIL, julgue os itens seguintes.

No ITIL v3, o processo de gerenciamento financeiro de serviços de tecnologia da informação (TI) está relacionado à fase de desenho de serviço, e o processo de gerenciamento de continuidade de serviços de TI está relacionado com a fase de estratégia de serviço.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    Projeto de Serviços (Service Design) e Operação de Serviços (Service Operation).

  • B.

    Estratégia de Serviços (Service Strategy) e Melhoria Contínua de Serviços (Continual Service Improvement).

  • C.

    Projeto de Serviços (Service Design) e Transição de Serviços (Service Transition).

  • D.

    Transição de Serviços (Service Transition) e Operação de Serviços (Service Operation).

  • E.

    Estratégia de Serviços (Service Strategy) e Transição de Serviços (Service Transition).

No ITIL, versão 3, são descritos 5 estágios (cada um representado por uma publicação). Em um desses estágios, existem os processos Medida de Serviços (Service Measurement) e Relatórios de Serviços (Service Reporting). O estágio em que esses dois processos estão presentes é

  • A.

    a Melhoria Contínua de Serviços (Continual Service Improvement).

  • B.

    a Transição de Serviços (Service Transition).

  • C.

    a Estratégia de Serviços (Service Strategy).

  • D.

    o Projeto de Serviços (Service Design).

  • E.

    a Operação de Serviços (Service Operation).

São processos da publicação Estratégia de Serviços da ITIL V3:

  • A.

    Gerenciamento da Capacidade, Gerenciamento de Portfólio de Serviços, Gerenciamento de Fornecedor.

  • B.

    Gerenciamento de Problema, Gerenciamento do Catálogo de Serviços, Gerenciamento da Demanda.

  • C.

    Gerenciamento de Eventos, Gerenciamento do Catálogo de Serviços, Gerenciamento de Fornecedor.

  • D.

    Gerenciamento Financeiro de TI, Gerenciamento de Portfólio de Serviços, Gerenciamento da Demanda.

  • E.

    Gerenciamento Financeiro de TI, Gerenciamento de Portfólio de Serviços, Gerenciamento de Fornecedor.

A finalidade do processo de gerenciamento da demanda da estratégia de serviços constante do ITIL versão 3 é

  • A.

    assegurar o tratamento sistemático e padronizado de todas as mudanças ocorridas no ambiente operacional.

  • B.

    gerenciar os fornecedores e os contratos necessários ao cumprimento dos serviços prestados.

  • C.

    gerenciar, de forma síncrona, os ciclos de produção e de consumo dos serviços.

  • D.

    assegurar o cumprimento eficaz, dentro do custo previsto, das demandas evolutivas do negócio.

  • E.

    compreender o entendimento e a documentação dos requisitos dos usuários e dos negócios, assegurando a rastreabilidade das mudanças em cada requisito.

O gerenciamento de portfólio, o gerenciamento de demanda e o gerenciamento financeiro de TI são processos descritos na publicação do ITIL versão 3 denominada

  • A.

    operações de serviço.

  • B.

    melhoria de serviço contínua.

  • C.

    desenho de serviço.

  • D.

    estratégia de serviço.

  • E.

    transição de serviço.

É INCORRETO afirmar que no ITIL 3

  • A.

    o gerenciamento de eventos e gerenciamento de incidentes são tópicos incluídos em transição do serviço.

  • B.

    são oferecidos e enfatizados conceitos como integração da TI ao negócio, foco no conceito de Ciclo de Vida de Serviço e mensuração do valor do negócio.

  • C.

    o ciclo de vida do serviço inclui o estágio Transição de Serviço, cujo objetivo é deixar o serviço, após recebê-lo do estágio de Desenho do Serviço, em plena operação no ambiente de produção.

  • D.

    o livro Estratégia do Serviço fornece o direcionamento de como desenhar, desenvolver e implementar o Gerenciamento de Serviço não apenas pela sua capacidade organizacional, mas como um Ativo Estratégico.

  • E.

    estratégia do Serviço é o estágio do ciclo de vida de serviço que define os quatro Ps da estratégia (Perspectiva, Posição, Plano e Padrão).

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