Questões de Ciência da Computação do ano 2012

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Para a transição de serviços, segundo o ITIL, o Gerenciamento de Ativos (Asset Management) é

  • A.

    subordinado à gerência de operações e responsável pela compra ou transferência de ativos entre os departamentos.

  • B.

    o serviço responsável por controlar a entrada, saída e utilização dos ativos físicos da organização.

  • C.

    responsável pela compra e manutenção dos ativos após a instalação dos processos, incluindo sistemas, equipamentos e recursos.

  • D.

    o processo responsável pelo controle de estoque de ativos, incluindo sistemas, equipamentos e recursos.

  • E.

    o processo responsável por rastrear e informar o valor e a propriedade de ativos financeiros em todo o seu ciclo de vida.

ITIL é

  • A.

    um framework não proprietário e de domínio público, baseado em exemplos coletados das melhores práticas aplicadas em empresas reais.

  • B.

    uma metodologia proposta pela ISO − International Organization for Standardization que se tornou sinônimo de melhores práticas em gestão de serviços de TI.

  • C.

    um conjunto de regras estáticas que podem ser aplicadas em qualquer organização com o objetivo de regulamentar a governança de TI.

  • D.

    uma teoria consagrada pelas empresas de TI que se originou de pesquisas acadêmicas de renomadas universidades.

  • E.

    um conjunto de normas e métodos que serve de base para o planejamento estratégico de TI, que vem sendo usado com grande sucesso nas organizações empresariais.

Considerando a ITIL, o gerenciamento de

  • A.

    serviços tem por objetivo prover os privilégios necessários para usuários acessarem um serviço ou um grupo deles, enquanto deve prevenir o acesso de usuários não autorizados.

  • B.

    mudanças previne proativamente a ocorrência de incidentes e minimiza o impacto dos incidentes que não podem ser evitados.

  • C.

    problemas é um conjunto especializado de habilidades organizacionais para fornecer valor a clientes na forma de serviços.

  • D.

    acesso é o processo responsável pelo controle do ciclo de vida de todas as mudanças, permitindo que mudanças benéficas sejam feitas com o mínimo de interrupção aos serviços de TI.

  • E.

    incidentes objetiva restaurar um serviço ao normal, além de minimizar o impacto adverso nas operações de negócio quando uma interrupção não planejada de um serviço de TI (incidente) ocorre.

A definição ponto único de contato entre o provedor de serviço e os usuários. Tipicamente gerencia incidentes, requisições de serviço e também a comunicação com os usuários, considerando a ITIL, se refere à

  • A.

    Gerência de serviços.

  • B.

    Gerência de incidentes.

  • C.

    Central de atendimento ao cliente.

  • D.

    Central de serviços.

  • E.

    Gerência de TI.

A monitoração das ocorrências na infraestrutura de TI, analisando-as e determinando ações corretivas para garantir o andamento normal, na fase de Operação de Serviços do ITIL, é o principal objetivo do processo de gerenciamento de

  • A.

    acesso.

  • B.

    eventos.

  • C.

    problemas.

  • D.

    desempenho das aquisições.

  • E.

    modos e efeitos de falha.

Resolver os problemas da maneira mais rápida possível, diminuindo o impacto nos negócios, na fase de Operação de Serviço é o objetivo principal, segundo o ITIL 3, do gerenciamento

  • A.

    de incidentes.

  • B.

    de problemas.

  • C.

    de eventos.

  • D.

    técnico.

  • E.

    de aplicação.

Faz parte da fase de Desenho do ciclo de vida dos serviços, segundo a ITIL 3, o processo de gerenciamento

  • A.

    do conhecimento.

  • B.

    de acesso.

  • C.

    da mudança.

  • D.

    da demanda.

  • E.

    da capacidade.

No ITIL, “restaurar o serviço normal o mais rápido possível com o mínimo de interrupção, minimizando os impactos negativos nas áreas de negócio” é a definição da missão do gerenciamento de

  • A.

    problema.

  • B.

    incidente.

  • C.

    mudança.

  • D.

    evento.

  • E.

    acesso.

No ITIL, o método de contornar um incidente a partir de uma reparação temporária denomina-se

  • A.

    incidente.

  • B.

    requisição de serviço.

  • C.

    problema.

  • D.

    erro conhecido.

  • E.

    solução de contorno.

No ITIL, o processo que NÃO pertence à Operação do Serviço é

  • A.

    gerenciamento de incidente.

  • B.

    gerenciamento de problemas.

  • C.

    gerenciamento de eventos.

  • D.

    cumprimento de serviço.

  • E.

    gerenciamento de mudança.

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