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Segundo o PMBOK, a governança de projetos oferece um método abrangente e consistente de controle e garantia de sucesso do projeto, considerando duas restrições que devem ser observadas.
Uma das restrições é que a abordagem da governança do projeto deve ser descrita no plano de gerenciamento do projeto. A outra é queem projetos com várias fases, pode ocorrer mais de uma relação entre elas durante o ciclo de vida do projeto. A governança do projeto deve se restringir às fases isoladas, deixando o tratamento das relações com a equipe de gerenciamento do projeto.
da mesma maneira que o gerenciamento do projeto, a governança do projeto deve dividir um projeto em duas fases onde uma equipe diferente pode escolher gerenciar todo o trabalho como uma única fase.
a organização da governança do projeto deve estabelecer políticas que padronizam todos os projetos, enquanto a equipe de gerenciamento é encarregada de escolher as políticas mais apropriadas para seu projeto específico.
a governança do projeto deve se adequar ao contexto mais amplo do programa ou da organização patrocinadora.
a equipe de governança do projeto precisa identificar as partes interessadas, tanto internas quanto externas, a fim de determinar os requisitos e as expectativas em relação ao projeto de todas as partes envolvidas.
Com relação ao ciclo de vida do produto, segundo o PMBOK, considere:
I. Geralmente o ciclo de vida de um projeto está contido em um ou mais ciclos de vida do produto. O ciclo de vida do produto consiste em fases do produto, geralmente sequenciais e não sobrepostas, determinadas pela necessidade de produção e controle da organização, sendo que a última fase do ciclo de vida de um produto é a entrega para o cliente final.
II. Vários aspectos do ciclo de vida do produto prestam-se à execução como projetos, por exemplo, a realização de um estudo de viabilidade, a condução de pesquisas de mercado, a execução de campanhas publicitárias, a instalação de um produto, realização de dinâmicas de grupo e de avaliações de produtos em mercados de teste. Em cada um destes exemplos, o ciclo de vida do projeto difere do ciclo de vida do produto.
III. Quando a saída do projeto está relacionada a um produto, existem muitas relações possíveis. Por exemplo, o desenvolvimento de um novo produto pode ser um projeto em si. Ao mesmo tempo, um produto existente pode se beneficiar de um projeto para o acréscimo de novas funções ou características.
Está correto o que se afirma em
II e III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
De acordo com o estabelecido no PMBOK, NÃO é uma fase do ciclo de vida de um projeto
o início.
o encerramento.
a organização e preparação.
a execução.
a integração.
A identificação das partes interessadas (stakeholders) em um projeto é classificada na área de conhecimento do PMBOK denominada gerenciamento
dos custos do projeto.
de aquisições do projeto.
de escopo do projeto.
das comunicações do projeto.
de recursos humanos do projeto.
O projeto PMBOK-Project Management Body of Knowledge, organizado pelo PMI-Project Management Institute, afirma que o processo de gerenciamento da qualidade é subdivido em três subprocessos complementares que se constituem nos três pilares da qualidade de software. Quais são esses pilares?
Garantia da rastreabilidade, planejamento do processo de software, garantia da qualidade
Garantia do processo de software, garantia da rastreabilidade, qualidade do processo
Planejamento da qualidade, garantia da qualidade, controle da qualidade
Planejamento do processo, garantia do processo, qualidade do processo
Planejamento da rastreabilidade, garantia da qualidade, controle do processo
Atenção: As questões de números 29 a 31 referem-se ao Gerenciamento de projetos − PMBOK 4a edição.
A subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis é feita no processo
sequenciar as atividades.
criar o escopo.
definir o escopo.
criar a EAP.
decompor as atividades.
Segundo o PMBOK 4a edição, o gerenciamento de projetos é a(o)
execução contínua de atividades que produzem o mesmo produto ou que fornecem um serviço repetitivo.
aplicação do conhecimento, ferramentas, habilidades e técnicas às atividades do projeto a fim de atender a seus requisitos.
esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
gerenciamento de um grupo de projetos relacionados de forma coordenada para obtenção de benefícios e controles que não estariam disponíveis caso eles fossem gerenciados separadamente.
gerenciamento de programas ou de outros trabalhos agrupados.
Sejam os parâmetros a seguir.
Valor Agregado do trabalho de uma atividade terminada: R$ 40.000,00
Custo real do trabalho para a execução de uma atividade terminada: R$ 50.000,00
De acordo com o PMBOK, qual é o índice de desempenho de custos e a análise do respectivo índice para esses parâmetros?
0,8 - análise desfavorável
0,8 - análise favorável
1,25 - análise favorável
1,25 - análise desfavorável
1,25 - análise indiferente
Segundo o PMBOK 4a Edição, o gerenciamento das comunicações do projeto
define os processos e as atividades que integram os diversos elementos do gerenciamento de projetos.
descreve os processos relativos à garantia de que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e apenas o trabalho necessário, para que seja terminado com sucesso.
descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa, determinação do orçamento e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do orçamento aprovado.
descreve os processos envolvidos no planejamento, monitoramento, controle e na garantia de que o projeto satisfará os requisitos de qualidade especificados.
identifica os processos relativos a geração, coleta, disseminação, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e apropriada.
De acordo com o PMBOK 4ª Edição, o gerenciamento de integração do projeto define os processos e as atividades que integram os diversos elementos do gerenciamento de projetos. Dentre esses processos, inclui-se
escrever os sistemas de TI.
monitorar os escritório de projetos.
realizar o controle integrado de mudanças.
contratar ou mobilizar a equipe do projeto.
gerenciar as expectativas das partes interessadas.
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