Questões sobre Engenharia de Software

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Na linguagem de modelagem unificada (UML), existem diagramas que descrevem situações do ponto de vista dinâmico ou comportamental, e diagramas que descrevem situações do ponto de vista estático. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Os diagramas de classes, os de componentes, os de caso de uso e os de instalação são exemplos de diagramas comportamentais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da linguagem de modelagem unificada (UML), julgue os próximos itens.

Um dos principais diagramas utilizado na UML é o de fluxo de dados (DFD).

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à engenharia de software, julgue os itens a seguir.

O modelo espiral é um modelo evolucionário de processo de software que combina a prototipagem com o modelo em cascata. Contudo, a incerteza em relação ao número de ciclos necessários para construir o projeto, leva tal abordagem a empregar o modelo de métodos formais para viabilizá-lo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima apresenta um modelo de ciclo de vida de desenvolvimento de aplicações, composto por fases e atividades. Julgue os itens que se seguem acerca das informações apresentadas na figura e dos conceitos de desenvolvimento de aplicações e sistemas.

A análise de necessidades do negócio, apresentada na fase de gerenciamento, está mais relacionada a atividades de validação que às atividades de verificação do produto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à engenharia de requisitos, julgue os itens que se seguem.

O grau de importância de um requisito de software pode ajudar os desenvolvedores a tomarem decisões de projeto e dedicarem esforços apropriados em diferentes partes do produto de software.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da linguagem de modelagem unificada (UML), julgue os próximos itens.

No diagrama de caso de uso, é comum a utilização de atores para representar entidades do mundo real e suas respectivas ações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à engenharia de software, julgue os itens a seguir.

A extreme programming (XP) é um método de desenvolvimento ágil. Nele, os requisitos são expressos como cenários implementados diretamente como uma série de tarefas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com respeito à compilação de um código fonte, assinale o correto.

  • A. Não é necessário analisar lexicamente programas escritos em linguagens interpretadas.
  • B. Compiladores para PHP, Perl e Python não existem por se tratarem de linguagens interpretadas.
  • C. Na análise sintática, os tokens do programa, como números, variáveis, pontuação e comentários, são identificados pelo compilador.
  • D. Na fase de análise semântica, é feito um teste de compatibilidade de tipos em todas as expressões aritméticas e lógicas utilizadas por um programa.

Com relação à engenharia de requisitos, julgue os itens que se seguem.

A técnica para projeto, teste e refinamento de interfaces de usuário, chamada paper prototyping, pode ser usada para melhorar a especificação de requisitos não-funcionais de usabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da linguagem de modelagem unificada (UML), julgue os próximos itens.

Entre os vários diagramas da UML, o menos funcional, porque não se integra com sistemas de gerência, é o diagrama de seqüência.

  • C. Certo
  • E. Errado
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