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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do ciclo de desenvolvimento de sistemas, julgue os seguintes itens.
O modelo de desenvolvimento evolucionário pode-se basear no desenvolvimento de uma versão inicial que é refinada em várias versões até chegar ao sistema adequado ou em protótipos descartáveis que são construídos visando a compreensão dos requisitos. Atividades relacionadas a especificação, desenvolvimento e validação são intercaladas, em vez de separadas em fases. Esse modelo pode produzir sistemas mal-estruturados devido às mudanças contínuas.
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Acerca do ciclo de desenvolvimento de sistemas, julgue os seguintes itens.
No modelo de desenvolvimento iterativo, um ciclo de vida pode ser dividido em fases e estas em iterações, que produzem incrementos. Uma das características desse modelo é o fato de a especificação ser desenvolvida em conjunto com o software. Tipicamente, não há uma especificação completa do sistema até o incremento final ser especificado.
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Acerca da elaboração de website, julgue os itens a seguir.
Para atender as recomendações de boas práticas de acessibilidade e navegabilidade do governo, é necessário considerar a ISO 17799 na elaboração de websites.
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Acerca da engenharia de
O modelo em espiral é um modelo de processos de software que reúne a natureza iterativa da prototipação com os aspectos sistemáticos e controlados do modelo seqüencial linear.
No diagrama de casos de uso da UML, o relacionamento de generalização acontece entre
atores, somente.
casos de uso, somente.
casos de uso e entre atores.
casos de uso e atores, somente.
casos de uso incluídos e estendidos, somente.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Abaixo, apresenta-se um diagrama UML obtido a partir da engenharia reversa de um código do projeto Foxes and Rabbits. O código implementa um simulador gráfico de ecossistema, no qual coelhos (da classe Rabbit) e raposas (da classe Fox) são animais (da classe Animal) que competem pela sobrevivência ocupando posições da classe (Location) em um espaço físico (da classe Field).
Julgue os itens seguintes, acerca das informações apresentadas e de conceitos de desenvolvimento de sistemas e de linguagens de programação.
As classes Field, Rabbit e Fox possuem, cada uma, um gerador de números pseudo-aleatórios, que é referenciado por uma variável de instância declarada em cada classe.
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Acerca da engenharia de
O modelo de desenvolvimento por prototipação é caracterizado pela ausência de métricas de controle, dada a natureza experimental do desenvolvimento e do produto obtido.
Uma propriedade, atributo ou operação representada no diagrama de classes da UML, que poderá ser vista e usada apenas pela classe na qual foi declarada, bem como pelas suas classes descendentes, deve ser definida com visibilidade descrita por meio da palavra-chave
package.
public.
private.
protected.
local.
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Abaixo, apresenta-se um diagrama UML obtido a partir da engenharia reversa de um código do projeto Foxes and Rabbits. O código implementa um simulador gráfico de ecossistema, no qual coelhos (da classe Rabbit) e raposas (da classe Fox) são animais (da classe Animal) que competem pela sobrevivência ocupando posições da classe (Location) em um espaço físico (da classe Field).
Julgue os itens seguintes, acerca das informações apresentadas e de conceitos de desenvolvimento de sistemas e de linguagens de programação.
A classe Location encapsula as variáveis de instância row e col, e permite que as mesmas sejam alteradas de forma controlada por qualquer cliente dessa classe.
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Acerca da engenharia de
No modelo de desenvolvimento incremental, embora haja defasagem entre os períodos de desenvolvimento de cada incremento, os incrementos são desenvolvidos em paralelo.
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