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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as figuras I, II e III, que apresentam, respectivamente, diagramas de classe, de seqüência e de utilização (deployment), todos em UML, julgue os itens seguintes.
A representação gráfica de um diagrama de seqüências da UML é baseada em
I. uma dimensão horizontal que representa as mensagens trocadas no decorrer de um tempo de vida.
II. uma dimensão vertical que representa os objetos participantes das interações.
III. mensagens que correspondem a chamadas de serviços ou de operações dos objetos.
IV. objetos representados por retângulos alinhados no topo do diagrama, dos quais partem as linhas de vida destes objetos.
Está correto o que consta em
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
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Abaixo, apresenta-se um diagrama UML obtido a partir da engenharia reversa de um código do projeto Foxes and Rabbits. O código implementa um simulador gráfico de ecossistema, no qual coelhos (da classe Rabbit) e raposas (da classe Fox) são animais (da classe Animal) que competem pela sobrevivência ocupando posições da classe (Location) em um espaço físico (da classe Field).
Julgue os itens seguintes, acerca das informações apresentadas e de conceitos de desenvolvimento de sistemas e de linguagens de programação.
Todas as classes apresentadas no diagrama herdam diretamente da classe Object.
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Acerca da análise de sistemas, julgue os itens a seguir.
A UML auxilia o desenvolvedor de sistemas a fazer a representação das classes em um sistema de informação, bem como seus devidos relacionamentos e métodos.
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Acerca da engenharia de
No modelo seqüencial linear, os produtos do projeto são entregues somente após a validação do produto.
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Considerando as figuras I, II e III, que apresentam, respectivamente, diagramas de classe, de seqüência e de utilização (deployment), todos em UML, julgue os itens seguintes.
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A partir das informações apresentadas nas figuras de I a V, julgue os itens de 82 a 87, relativos a conceitos de desenvolvimento de sistemas e linguagens de programação.
Caso o usuário invoque o menu pop-up sobre a instância de nome fox1, será permitido que ele invoque métodos de nome reset, getAge, getLocation, isAlive, setAge, equals, hashCode, toString e wait.
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Acerca da análise de sistemas, julgue os itens a seguir.
O polimorfismo é importante na orientação a objetos porque evita a manipulação de forma dinâmica sobre o funcionamento de determinado objeto.
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Acerca da engenharia de
O desenvolvimento com base em componentes é uma abordagem típica da programação estruturada e tem foco na produção de bibliotecas de
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Considerando as figuras I, II e III, que apresentam, respectivamente, diagramas de classe, de seqüência e de utilização (deployment), todos em UML, julgue os itens seguintes.
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