Lista completa de Questões sobre Engenharia de Software para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos conceitos sobre orientação a objetos, julgue os itens a seguir.
Uma classe abstrata tem apenas métodos abstratos e não pode ser instanciada; um método abstrato tem a sua assinatura especificada, mas o seu corpo não foi implementado. Na linguagem C++, métodos virtuais puros são abstratos; na linguagem Java, as classes e os métodos abstratos são identificados pela palavra abstract.Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a figura acima, que apresenta uma lista de padrões e idiomas de desenho aplicados na construção de aplicações web em três camadas, usando a linguagem Java e a plataforma J2EE, julgue os itens a seguir, referentes a programação por eventos e desenvolvimento J2EE.
Considerando o emprego do padrão MVC, existe uma associação mais forte entre os elementos BusinessDelegate, ScreenView e FrontController, que entre os elementos BusinessObject, ViewHelper e EJBTierController.Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos conceitos sobre orientação a objetos, julgue os itens a seguir.
A herança entre classes possibilita a redefinição de métodos em classes herdeiras. Pode-se definir uma nova implementação de um método na classe herdeira mantendo-se a mesma assinatura que o método tem na superclasse. Um método é dito polimorfo se for definido com a mesma assinatura mais de uma vez em uma hierarquia de classes.Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a figura acima, que apresenta uma lista de padrões e idiomas de desenho aplicados na construção de aplicações web em três camadas, usando a linguagem Java e a plataforma J2EE, julgue os itens a seguir, referentes a programação por eventos e desenvolvimento J2EE.
Os módulos ScreenView e FrontController estão possivelmente mapeados por meio de URL mappings ou URL patterns contidos no arquivo de configuração web.xml do container web.Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando o diagrama de classes UML mostrado, assinale a opção correta.
As classes ProdutoB1 e ProdutoB2 são generalizações da classe ProdutoB.
Se a Classe1 é abstrata, as Classe2 e Classe3 têm que ser abstratas.
No diagrama, as setas sólidas representam dependências e as setas pontilhadas representam associações.
A Classe5 implementa a Interface1 e a Classe6 implementa a Interface2.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos padrões de arquitetura de software, julgue os seguintes itens. O padrão MVC organiza um software em modelo, visão e controle. O modelo encapsula as principais funcionalidades e dados. As visões apresentam os dados aos usuários. Uma visão obtém os dados do modelo via funções disponibilizadas pelo modelo; só há uma visão para um modelo. Usuários interagem via controladoras que traduzem os eventos em solicitações ao modelo ou à visão; podem existir várias controladoras associadas a uma mesma visão.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a figura acima, que apresenta uma lista de padrões e idiomas de desenho aplicados na construção de aplicações web em três camadas, usando a linguagem Java e a plataforma J2EE, julgue os itens a seguir, referentes a programação por eventos e desenvolvimento J2EE.
O módulo Business Delegate não está contido no contêiner EJB.Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda considerando o diagrama de classes UML mostrado, assinale a opção correta.
Nas hierarquias, cada classe derivada herda de mais de uma classe base.
Cada interface é implementada por mais de uma classe.
Uma instância da Classe4 pode ter uma referência para uma instância da classe ProdutoA1.
ProdutoA1 e ProdutoB1 têm uma mesma superclasse.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca de refatoração (refactoring), julgue os seguintes itens. A refatoração modifica a estrutura interna de um software visando facilitar o entendimento e as futuras modificações sem alterar o comportamento apresentado pelo software. Não é uma prática que possa ser aplicada em processos de desenvolvimento ágeis, pois requer a construção de modelos tanto para o projeto de alto nível quanto para o projeto detalhado.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a figura acima, que apresenta uma lista de padrões e idiomas de desenho aplicados na construção de aplicações web em três camadas, usando a linguagem Java e a plataforma J2EE, julgue os itens a seguir, referentes a programação por eventos e desenvolvimento J2EE.
O módulo Business Object bmp é statefull, enquanto SessionFacade é possivelmente stateless.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...