Questões sobre ITIL

Lista completa de Questões sobre ITIL para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, a respeito da ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

O estágio desenho de serviço, na versão 3 do ITIL, abrange, entre outros, os seguintes processos de gerenciamento: de capacidade; de disponibilidade; e de segurança da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo o ITIL, o controle dos riscos de fracasso e rompimento do objetivo principal do Gerenciamento de Serviços, que é garantir que os serviços de TI estejam alinhados com as necessidades de negócio, é realizado no estágio

  • A.

    Service Strategy.

  • B.

    Service Design.

  • C.

    Service Operation.

  • D.

    Service Transition.

  • E.

    Continual Service Improvement.

As arquiteturas e os padrões para gerenciamento de serviços, segundo o ITIL, são definidos no estágio

  • A.

    Continual Service Improvement.

  • B.

    Service Operation.

  • C.

    Service Strategy.

  • D.

    Service Transition.

  • E.

    Service Design.

Um processo de gerenciamento de serviços do ITIL que é realizado no estágio Service Strategy denomina-se

  • A.

    Request Fulfilment.

  • B.

    Service Measurement.

  • C.

    Knowledge Management.

  • D.

    Service Portfolio Management.

  • E.

    Service Catalogue Management.

Retornar um item de configuração ou um serviço de TI à condição normal de funcionamento se trata, no ciclo de vida do Gerenciamento de Incidentes do ITIL, do objetivo da etapa

  • A.

    detect.

  • B.

    diagnose.

  • C.

    recover.

  • D.

    restore.

  • E.

    repair.

NÃO é um processo chave da etapa Estratégia de Serviço (SS − Service Strategy) do ITIL v.3:

  • A.

    Strategy generation.

  • B.

    Finantial management.

  • C.

    Service portfolio management.

  • D.

    Demand management.

  • E.

    Knowledge management.

Com relação ao ITIL, considere:

I. O Gerenciamento da Capacidade é o processo responsável por garantir que a organização esteja ciente da tecnologia nova ou modificada. Dentre as técnicas por ele utilizadas encontra-se a de Dimensionamento de Aplicações.

 II. O Gerenciamento da Disponibilidade é responsável por conhecer a confiabilidade dos componentes para executar uma função necessária sob determinadas condições e durante certo período de tempo, pela facilidade com que a manutenção dos componentes do serviço pode ser executada e pela negociação dos níveis de disponibilidade com os clientes.

 III. No Planejamento da Continuidade dos Serviços em TI, a severidade de um desastre depende do impacto sobre os clientes no negócio.

 IV. A característica da estratégia ITIL é que a um departamento é dada a responsabilidade sobre os processos de Suporte a Serviços e da Entrega de Serviços, de forma que os recursos alocados possam ser utilizados da forma mais eficiente possível.

 É correto o que consta em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    I e III, apenas.

No ITIL, quando um cliente reclama que os níveis de serviço estão abaixo dos acordados na ANS, aparentemente, devido à quantidade de incidentes de hardware relatados, o responsável por garantir que a causa seja investigada é o Gerente de

  • A.

    Incidentes.

  • B.

    Problemas.

  • C.

    Nível de Serviço.

  • D.

    Disponibilidade.

  • E.

    Mudanças.

Por apresentar defeitos recorrentes, uma placa de rede de uma estação de trabalho foi substituída por outra de um fabricante diferente. O processo ITIL, responsável pelo registro da nova placa de rede nessa estação, é o gerenciamento de

  • A. problemas.
  • B. mudanças.
  • C. estoque.
  • D. incidentes.
  • E. configuração.

Quanto ao gerenciamento de projetos e ao ITIL, julgue os itens que se seguem. Entre as diversas estratégias de fornecimento de serviços, a de modalidade business process outsourcing apresenta como vantagens economias de escala e aquisição de especialistas externos. Como desvantagens, há o risco de solvência dos fornecedores e maior controle direto das atividades.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...