Questões sobre Programação Orientada a Objetos

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No que se refere à programação orientada a objetos, julgue os itens que se seguem.

Ao se utilizar o encapsulamento, não é necessário saber como ele funciona internamente, apenas como transmite os seus atributos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Hypervisor, ou Monitor de Máquina Virtual (Virtual Machine Monitor – VMM), é uma camada de software entre

  • A.

    o sistema operacional e a máquina virtual.

  • B.

    o sistema operacional e o aplicativo.

  • C.

    o hardware e o sistema operacional.

  • D.

    o aplicativo e o hardware.

  • E.

    o hardware e a máquina virtual.

A Virtualização pode ser classifi cada em três tipos na arquitetura x86:

  • A.

    Virtualização total, Paravirtualização, Virtualização assistida pelo hardware.

  • B.

    Virtualização abrangente, Metavirtualização, Virtualização assistida pelo software.

  • C.

    Virtualização assistida pelo sistema operacional, Metavirtualização, Virtualização assistida pelo hardware.

  • D.

    Virtualização total, hipervirtualização, Virtualização de translação binária.

  • E.

    Virtualização assistida pelo sistema operacional, hipervirtualização, Virtualização assistida pela máquina virtual.

  • A.

    11 e 2.

  • B.

    false e 67.

  • C.

    2 e 66.66.

  • D.

    1 e 1.

  • E.

    2 e false.

O editor Eclipse possui uma interface de instalação de novos pacotes que torna esta tarefa um processo simples e eficiente. Em sua versão Indigo, por uma das opções presentes no menu é possível abrir uma tela na qual será inserida a página que contém os pacotes a serem instalados e na qual o usuário poderá escolher qual deseja instalar. Essa opção, chamada de “Install New Software ...” está presente no menu

  • A.

    Window.

  • B.

    Help.

  • C.

    Edit.

  • D.

    File.

  • E.

    Refactor.

Na programação orientada a objetos, há dois mecanismos possíveis para criar relacionamentos entres classes: a composição e a herança. Em um programa orientado a objetos, suponha que entre duas classes X e Y exista um relacionamento de herança no qual X é subclasse de Y. Suponha também que Y seja uma subclasse de uma classe abstrata denominada Z. Por fim, suponha que existam apenas métodos públicos ou privados, tanto em Y quanto em Z.

Para alterar esse programa de tal forma que ele permaneça o mesmo, do ponto de vista funcional para os clientes da interface pública da classe X, e que o relacionamento de herança entre X e Y seja substituído pelo de composição, um passo necessário no caso geral é definir um atributo do tipo

  • A.

    X na classe Y

  • B.

    X na classe Z

  • C.

    Y na classe X

  • D.

    Y na classe Z

  • E.

    Z na classe X

Orientado a objeto é igual a

  • A.

    classifi cação + polimorfi smo + codifi cação.

  • B. classifi cação + entidade + relacionamento.
  • C.

    classifi cação + herança + comunicação.

  • D.

    modelagem + herança + processo.

  • E.

    atributo + herança + generalização.

Em Modelagem Orientada a objetos, objetos podem ser:

  • A.

    Entidades externas. Coisas. Ocorrências ou eventos. Papéis. Unidades organizacionais. Lugares. Estruturas.

  • B.

    Entidades internas. Coisas. Chaves de ocorrências. Papéis. Unidades organizacionais. Especialidades de estruturas.

  • C.

    Atividades externas. Capacidades. Ocorrências ou eventos. Posições. Unidades organizacionais. Lugares. Unidades de entidades.

  • D.

    Entidades externas. Coisas. Ocorrências ou eventos. Pastas. Unidades de recursos. Objetivos. Estruturas.

  • E.

    Entidades de referência. Situações. Ocorrências ou eventos. Papéis. Diretrizes organizacionais. Lugares. Objetos inominados.

São perspectivas importantes de modelagem em um projeto orientado a objetos:

  • A.

    Estrutural. De priorização. De implementação.

  • B.

    Essencial. De composição. De prototipação.

  • C.

    De entidades. De especificação. De relacionamento.

  • D.

    De compartimentação. De indução. De segmentação.

  • E.

    Essencial. De especificação. De implementação.

Em uma hierarquia de generalização/especialização (gen/esp) compartilhada,

  • A.

    uma entidade de ocorrência genérica pode apontar para várias entidades nas folhas da árvore de gen/ esp.

  • B.

    uma chave de entidade genérica pode permitir acesso a várias entidades nas pastas da árvore de gen/esp.

  • C.

    uma ocorrência de entidade sem identifi cador de atributos pode representar várias entidades nas folhas isoladas da árvore de gen/esp.

  • D.

    uma ocorrência de entidade sem atributos pode justifi car a inexistência de folhas na árvore de gen/ esp.

  • E.

    uma ocorrência de entidade genérica pode aparecer em várias entidades nas folhas da árvore de gen/esp.

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