Questões sobre Programação Orientada a Objetos

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Em se tratando de conceitos referentes à Orientação a Objetos, a definição “permite que referências de tipos de classes mais abstratas representem o comportamento das classes concretas que referenciam” refere-se a:

  • A. abstração.
  • B. encapsulamento.
  • C. herança.
  • D. compartilhamento.
  • E. polimorfismo.

Sobre os conceitos de orientação a objetos, considere:

I. Classe encapsula dados para descrever o conteúdo de alguma entidade do mundo real.

II. Objetos são instâncias de uma classe que herdam os atributos e as operações da classe.

III. Superclasse é uma especialização de um conjunto de classes relacionadas a ela.

IV. Operações, métodos ou serviços fornecem representações dos comportamentos de uma classe.

Está completo e correto o que consta em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, II e IV, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    II e IV, apenas.

O aumento da produtividade de desenvolvimento e a capacidade de compartilhar o conhecimento adquirido, representa uma vantagem no uso de projetos orientados a objeto, porque

  • A.

    um objeto pode ser chamado por objetos de classe diferente da sua.

  • B.

    os objetos podem ser potencialmente reutilizáveis.

  • C.

    as classes podem ser concretas ou abstratas.

  • D.

    todo método pode ser derivado naturalmente das operações de sua classe.

  • E.

    o encapsulamento impossibilita equívocos de código.

Sabendo-se que os padrões de projeto podem ser classificados considerando-se o critério de escopo, qual, dentre os padrões de projeto abaixo, possui escopo de classe?

  • A.

    Adapter

  • B.

    Decorator

  • C.

    Mediator

  • D.

    Proxy

  • E.

    Observer

Acerca da programação orientada a objetos, assinale a opção correta.

  • A.

    A coesão propicia que modificações na estrutura interna de um objeto e a implementação de suas operações não causem distúrbios nos programas externos que invoquem essas operações.

  • B.

    Abstração é o processo de extração de detalhes de objetos, de modo a separar um ou mais elementos de uma totalidade de elementos, com o objetivo de facilitar a sua compreensão.

  • C.

    Objetos agrupam classes com características comuns e podem ser construídos a partir de outros objetos, utilizando-se o conceito de herança.

  • D.

    Pacotes são instâncias de objetos, obtidos por meio do processo de envio de mensagens na instanciação.

  • E.

    A conexão entre classes e objetos é definida como encapsulamento.

Tendo em vista que, na UML (Unified Modeling Language), a utilização de diversos diagramas possibilita descobrir falhas não detectadas em diagramas gerados anteriormente, diminuindo a possibilidade da ocorrência de erros durante a fase de desenvolvimento do software, julgue os itens a seguir.

O diagrama de sequência baseia-se no diagrama de caso de uso e no diagrama de classes. O diagrama de sequência é considerado uma excelente forma de validar o diagrama de classes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que, na UML (Unified Modeling Language), a utilização de diversos diagramas possibilita descobrir falhas não detectadas em diagramas gerados anteriormente, diminuindo a possibilidade da ocorrência de erros durante a fase de desenvolvimento do software, julgue os itens a seguir.

O diagrama de comunicação concentra-se em como os objetos estão vinculados e quais mensagens trocam entre si durante o processo. Esse diagrama está associado ao diagrama de classe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que, na UML (Unified Modeling Language), a utilização de diversos diagramas possibilita descobrir falhas não detectadas em diagramas gerados anteriormente, diminuindo a possibilidade da ocorrência de erros durante a fase de desenvolvimento do software, julgue os itens a seguir.

O diagrama de estrutura composta é similar ao denominado diagrama de classes, porém este último apresenta uma visão estática da estrutura de classes, enquanto o primeiro tenta expressar arquiteturas de tempo de execução.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, a respeito de programação orientada a objetos.

A herança representa uma generalização, dessa forma, por meio de herança é feito o compartilhamento de atributos e operações entre classes, com base em um relacionamento hierárquico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, a respeito de programação orientada a objetos.

Quando vários objetos, identificados com atributos e operações semelhantes, são agrupados em uma classe, ocorre o processo de especialização. Por outro lado, quando um objeto constituise em uma classe de objetos, da qual podem ser derivados outros objetos, ocorre a generalização.

  • C. Certo
  • E. Errado
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